Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados - COCEU
A Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) é o departamento na Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo planejamento e execução dos programas e ações nos CEUs da cidade de São Paulo. Além disso, a COCEU também tem a tarefa de desenvolver ações de educação, cultura, esporte e lazer como forma de aumentar a qualidade social da educação como:
- Ações de formação continuada dos profissionais que atuam nos CEUs;
- Ações voltadas à gestão democrática no Sistema Municipal de Ensino, como os Grêmios Estudantis e Conselhos de Escola;
- Programas e ações voltados à saúde escolar;
- Conectar e fortalecer a rede de proteção social em atenção aos educandos em situação de vulnerabilidade.
COCEU é composta pelas seguintes divisões e núcleo:
Divisão de Cultura – DIAC
Divisão que formula e implementa os programas e projetos de cidadania cultural e as ações culturais realizadas nos Centros Educacionais Unificados – CEUs e nos Centros de Educação e Cultura Indígena – CECIs, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Além disso, a DIAC é responsável pela promoção das ações que ampliem a divulgação e valorização das linguagens culturais periféricas.
Divisão de Esporte, Corpo e Movimento – DIESP
A Divisão formula, implementa, acompanha e avalia programas e projetos relacionados a movimento humano, esporte, dança, ginástica, jogos e brincadeiras. As ações de formação e desenvolvimento da cultura esportiva são realizadas para estudantes, profissionais da SME e comunidade dos CEUs.
Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais – DIGP
A Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais atua em parceria com outros setores da Secretaria Municipal de Educação, outras Secretarias e Instituições da Sociedade com o objetivo de melhorar o aprendizado relacionado à educação em direitos humanos, democracia participativa, cidadania, promoção da saúde e bem-estar físico, mental e social, buscando o desenvolvimento sustentável e da cultura de paz e não violência.
⇒ Conheça um pouco mais do trabalho realizado pela DIGP
Programa Jogos de Tabuleiro
O Programa Jogos de Tabuleiro oferece atividades para os estudantes com quatro dos mais praticados jogos do mundo: Xadrez, Mancala Awelé, Go e Jogo da Onça. Com os jogos, os educadores podem trabalhar diversas questões pedagógicas, culturais e sociais, além de oferecer uma prática lúdica aos estudantes.
O programa oferece anualmente diversas formações aos educadores, que, após sua conclusão, atuam com os estudantes através de projetos que fazem parte da Política de Educação Integral adotada pela Rede Municipal de Ensino.
⇒ Conheça um pouco mais do trabalho realizado, assim como as atividades oferecidas
Universidade dos CEUs – UniCEUs
A Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU), instituída na Cidade de São Paulo em 2016, consiste em uma rede composta por 47 Polos de Apoio Presencial (46 CEUs e a EMEF Gilberto Dupas, na Zona Norte). Tem como um dos seus principais objetivos a ampliação e apoio à oferta de cursos de qualidade e gratuitos nas diferentes áreas de conhecimento, de modo a ampliar o acesso ao Ensino Superior.
Essa oferta de cursos é feita por Instituições de Ensino Superior (IES) que celebram acordos de parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo e também por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( CAPES), desde 2013, hoje com atuação em 32 dos 47 polos do Município.
⇒ Acesse a página da Universidade dos CEUs
Educomunicação
O Núcleo de Educomunicação tem como principal objetivo ações formativas que visam incorporar das linguagens da comunicação e de ações pedagógicas fundamentadas pela Educomunicação, bem como incentivar o protagonismo infanto-juvenil, promover a apropriação crítica da mídia e de suas linguagens, além de garantir o exercício do direito à informação e à liberdade de expressão.
⇒ Acesse a página da Educomunicação
Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP)
O Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP) é uma escola de idiomas gratuita da Município de São Paulo Seu objetivo é fomentar o plurilinguismo como princípio importante para assegurar a diversidade linguística em todo o território paulistano. É sua função criar condições para oferta, ensino e aprendizagem de línguas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino de maneira a promover a integração entre as diferentes culturas.
⇒ Acesse a página do CELP
Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral – COCEU
Coordenador: Aparecido Sutero da Silva Júnior
Endereço : Rua Líbero Badaró, 425 - 5º andar - Centro Histórico CEP 01009-000
Fone: 011 3111-8615