Notícias

Projeto CEU Amigo do Coração conscientiza comunidade sobre importância do autocuidado

Com foco no período de distanciamento social ação trabalha com três pilares: atividades físicas, alimentação saudável e cuidado com as emoções

Publicado em: 07/07/2020 15h10 | Atualizado em: 30/11/2020

Fachada do prédio de um CEU com o texto Ceu Amigo Do PeitoDurante o período de quarentena decorrente da pandemia da Covid-19, dois Centros Educacionais Unificados (CEU) da zona leste de São Paulo estão desenvolvendo ações de cuidado com a saúde em suas comunidades. O projeto “CEU Amigo do Coração” visa conscientizar usuários e equipes dos CEUs sobre a importância do autocuidado a partir de três pilares: atividades físicas, alimentação saudável e cuidado com as emoções.

A iniciativa consiste em proporcionar remotamente conhecimento e atividades para alunos, familiares, educadores e equipes dos CEUs Aricanduva, situado no Jardim Santa Terezinha, e no Azul da Cor do Mar, na Cidade A.E. Carvalho. O projeto é promovido pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Instituto Tellus.

O programa CEU Amigo do Coração foi iniciado em junho, tem foco nas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) e fatores de risco, suas atividades buscam a prevenção e o combate a partir da mudança de hábitos cotidianos. O primeiro passo para iniciar as ações foi uma pesquisa que envolveu 836 usuários das unidades com o auxílio de 26 Embaixadores do Coração, que são alunos, educadores e gestores que atuam voluntariamente como agentes de mudança no CEU.

A pesquisa constatou que durante o período de quarentena 66% dos entrevistados declararam ter diminuído a prática de atividade física, 30% disseram ter aumentado o consumo de frutas, verduras e legumes. Sobre as questões emocionais neste período, 47% disseram sentir mais fome/apetite, 38% declaram ter aumentado a sensação de cansaço e 37% dizem ter sensação de desânimo ou angústia.

Tendo como base os dados coletados na pesquisa, as unidades propõem periodicamente conteúdos informativos e atividades, sempre feitas remotamente. Os usuários já puderam participar de duas sessões sobre “Mindfulness” – exercícios e técnicas de concentração para alcançar a atenção plena do próprio corpo. Prática pode levar o indivíduo a ter mais criatividade, saúde, satisfação pessoal e profissional, além da sensação de felicidade e relaxamento. Nos próximos dias serão lançados pelas redes sociais dos Embaixadores e dos CEUs desafios de Atividade Física e de Alimentação Saudável.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
1 2 3 1.284