• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Educação Escolar Indígena

Três meninas guarani em fila, de camisa vermelha, cantando.

Existem no município de São Paulo três Centros de Educação e Cultura Indígena (CECI), nas aldeias Tekoa Pyau (Jaraguá), Krukutu e Tenonde Porã (Parelheiros). Eles forem instituídos pelo Decreto 44.389/2004, como resposta da Prefeitura à demanda de lideranças Guarani da cidade de São Paulo pelo fortalecimento e valorização de sua cultura.

O projeto arquitetônico dos CECIs foi elaborado juntamente com as lideranças indígenas Guarani, respeitando as condições sócio-paisagísticas-culturais de cada aldeia. Em cada CECI há um Centro de Educação Infantil Indígena, salas de aula, biblioteca, sala de informática, rádio comunitária e Centro Cultural Indígena, todos integrados.

Nos CECIs, o calendário escolar, a organização e os horários são diferenciados, específicos, elaborados pela comunidade Guarani. De acordo com a cultura, a passagem do tempo é baseada nos ciclos da natureza e nos ensinamentos tradicionais dos mais velhos – sábios da aldeia. Há respeito aos processos próprios de aprendizagem, às especificidades da educação escolar indígena, ao mesmo tempo que favorece o acesso dos educadores e das crianças às informações e conhecimento técnico-científico da sociedade não-indígena. Para saber mais, baixe e leia o Projeto Político Pedagógico dos CECIs.

Sobre os Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs)

Os Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs) atendem crianças de 0 a 5 anos e onze meses, em agrupamentos mistos, isto é, crianças de diferentes idades. O espaço não segrega a criança do convívio social; os irmãos mais velhos acompanham os mais novos e os bebês são acompanhados por suas mães.

A Educação Escolar Infantil Indígena não se restringe a quatro paredes, mas é entendida de forma ampla, fazendo com que a teoria possa ser vivenciada, construída e transformada. Na sociedade Guarani o conhecimento é socializado na aldeia, sendo sua aplicação desenvolvida na prática, no dia a dia para fortalecimento e valorização da comunidade.

Mapa com localização dos CECIs.

Endereço dos CECIs:

CECI Jaraguá
R. Comendador José de Matos, 386 – V. Clarice – Jaraguá
Fone: 3902-3682

CECI Tenondé Porã
Estrada João Lang, 153 – Barragem – Parelheiros
Fone: 5977-3689

CECI Krukutu
Estrada do Curucutu, s/nº – Parelheiros
Fone: 5978-4325