Carta de Serviços

Atualizado em

Carta de Serviços ao Usuário está prevista no art. 7º da Lei nº 13.460/2017, sendo um direito do cidadão

  • Art. 7º Os órgãos e entidades abrangidos por esta Lei divulgarão Carta de Serviços ao Usuário.§ 1º A Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar o usuário sobre os serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.

Com a Carta de Serviços o usuário obtém informações dos diversos serviços oferecidos pelo órgão, requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acesso, entre outras.

Conheça os serviços da Secretaria Municipal de Educação presente na Carta de Serviços do Portal de Atendimento SP156.

 

Coordenadoria Pedagógica – COPED

  • Biblioteca Pedagógica Professora Alaíde Bueno Rodrigues – Consultar acervo (consultar acervo)
    Refere-se à consulta ao acervo da Biblioteca Professora Alaíde Bueno Rodrigues, especializada em materiais sobre educação.
  • Memória Técnica Documental – Consultar acervo (Memória Técnica Documental)
    Refere-se à consulta ao arquivo de memória documental, através do qual é possível ter acesso a documentos técnicos e pedagógicos que compõem a história da Secretaria Municipal de Educação (SME).
  • Memorial da Educação Municipal de São Paulo (MEM) – Consultar acervo (Memorial da Educação Municipal de São Paulo – MEM)
    Refere-se à visita ao Memorial da Educação Municipal (MEM) de São Paulo, o qual preserva e difunde artes gráficas, material audiovisual, fotográfico e tridimensional relacionados à história da educação paulistana.
  • Apoio à aprendizagem – Solicitar acompanhamento de Auxiliar de Vida Escolar (AVE) (solicitar acompanhamento de Auxiliar de Vida Escolar)
    Refere-se ao serviço realizado por Auxiliar de Vida Escolar (AVE) com relação a estudantes que necessitam de apoio para alimentação, higiene e locomoção.
  • Apoio à aprendizagem – Solicitar acompanhamento do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) (solicitar acompanhamento do NAAPA)
    Refere-se ao serviço realizado pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), o qual atende às escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) quanto ao desenvolvimento de práticas pedagógicas para bebês, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeducacional.
  • Apoio à aprendizagem – Solicitar acompanhamento para inclusão de estudantes (CEFAI) (solicitar acompanhamento para inclusão de estudantes)
    Refere-se ao serviço realizado pelo Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) para acompanhamento de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotação.
  • Apoio à aprendizagem – Solicitar Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRMs) (Apoio à aprendizagem)
    Refere-se ao atendimento realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) para Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno escolar, de acordo com a necessidade das crianças e adolescentes com deficiência.
  • Matrícula – Fazer inscrição no Centro Municipal de Capacitação e Treinamento – CMCT (matricular no Centro Municipal de Capacitação e Treinamento)
    Refere-se às inscrições para cursos de  qualificação profissional inicial. Os cursos ofertados são de curta duração nas áreas da panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de automóveis, informática, corte e costura e auxiliar administrativo.

Coordenadoria de Gestão e Organização Educacional – COGED

  • Matrícula – Fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos (EJA) (fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos)
    Refere-se à matrícula para jovens e adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso e/ou não concluíram o Ensino Fundamental I (1º ao 9º ano).
  • Matrícula – Fazer inscrição na educação fundamental e/ou média (fazer inscrição na educação fundamental e/ou média)
    Refere-se à matrícula nas Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEFs) e Escolas Municipais de Educação Fundamental e Médio (EMEFMs).
  • Matrícula – Fazer inscrição na educação infantil (fazer inscrição na educação infantil)
    Refere-se à solicitação de vaga na Educação Infantil na Rede Municipal de Educação (RME), tendo em vista crianças de 0 a 4 anos nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e crianças de 4 a 5 anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
  • Matrícula – Pedir transferência de escola (pedir transferência de escola)
    Refere-se à solicitação de transferência de estudantes para outra escola da Rede Municipal de Ensino (RME).
  • Matrícula – Solicitar atendimento na Educação Infantil durante as férias (solicitar atendimento nas férias)
    Refere-se à inscrição de estudantes nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) que oferecem atividades recreativas durante o período de férias – “Recreio nas Férias”.
  • Transporte Escolar Gratuito – Reclamar sobre transporte (reclamar sobre transporte)
    Refere-se ao serviço de reclamações e denúncias sobre questões que envolvem o Transporte Escolar Gratuito (TEG).
  • Transporte Escolar Gratuito – Alterar endereço (alterar endereço do Transporte Escolar)
    Refere-se à alteração de endereço -origem e destino – de estudantes que utilizam o Transporte Escolar Gratuito (TEG).
  • Transporte Escolar Gratuito – Inscrição (inscrever no Transporte Escolar)
    Refere-se ao Programa de Transporte Escolar Municipal Gratuito (TEG), criado para realizar o transporte, de ida e volta, das crianças e adolescentes de suas residências para escolas e instituições parceiras.
  • Autorização para funcionamento de escola infantil particular (solicitar autorização para funcionamento de escola infantil particular)
    Refere-se à autorização de funcionamento das escolas infantis particulares na cidade de São Paulo.
  • Denunciar irregularidades em creches conveniadas (denunciar irregularidades de creches conveniadas)
    Refere-se aos canais de denúncia de irregularidades em creches particulares conveniadas à Prefeitura Municipal de São Paulo.
  • Denunciar má conduta de profissionais da educação (denunciar má conduta de profissionais da educação)
    Refere-se aos canais de denúncia a respeito de má conduta de profissionais da educação quanto ao atendimento ao público, estudantes e famílias.

Coordenadoria de Alimentação Escolar – CODAE

  • Alimentação escolar – Consultar cardápio (consultar cardápio)
    Refere-se à consulta do cardápio, avaliação da alimentação escolar, bem como informações sobre a quantidade de refeições servidas nas escolas.
  • Alimentação escolar – Pedir dieta especial para estudante (pedir dieta especial)
    Refere-se à requisição de dieta especial para estudantes que tenham restrições alimentares por orientação médica.
  • Alimentação escolar – Reclamar sobre alimentação nas unidades (reclamar sobre alimentação)
    Refere-se aos canais de denúncia a respeito da alimentação escolar.
  • Alimentação escolar – Sugerir cardápio (sugerir cardápio)
    Refere-se aos canais de sugestão de alimentos para compor o cardápio das unidades escolares.Alimentação escolar – Sugerir cardápio (sugerir cardápio)
    Refere-se aos canais de sugestão de alimentos para compor o cardápio das unidades escolares.
  • Leve Leite – Cadastro (cadastrar no Leve Leite)
    Refere-se ao cadastro no Programa Leve Leite, o qual distribui fórmula láctea para crianças de 4 meses a 1 ano de idade nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Creches Conveniadas. Para crianças a partir dos 2 anos de idade, o leite em pó integral é entregue na residência pelos Correios, a cada quatro meses. Crianças com deficiência da Rede Municipal de São Paulo (RME), matriculadas até o 5º ano do Ensino Fundamental I,  também podem se cadastrar no Programa Leve Leite.
  • Leve leite – Consultar entrega do leite (consultar entrega do leite)
    Refere-se ao cronograma de entrega domiciliar do Programa Leve Leite.
  • Leve Leite – Denúncia de venda ou desvio de leite (denunciar venda ou desvio de leite)
    Refere-se aos canais de denúncia a respeito de venda e/ou desvio da fórmula láctea e leite em pó integral do Programa Leve Leite.
  • Leve Leite – Reclamação da qualidade do leite (reclamar da qualidade do leite)
    Refere-se aos canais para reclamação a respeito da qualidade da fórmula láctea e do leite em pó integral distribuídos pelo Programa Leve Leite.
  • Leve Leite – Reclamação de não entrega do leite (reclamar da não entrega do leite)
    Refere-se aos canais para reclamação a respeito do não recebimento da fórmula láctea nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Creches Conveniadas ou do leite em pó integral na residência da criança cadastrada no Programa Leve Leite.

Coordenadoria de Contratos de Serviços e Fornecimento – COSERV

  • Material escolar – Receber benefício para comprar o material escolar (receber benefício para compra do material escolar)
    Refere-se ao recebimento do crédito para compra do Kit Material Escolar nas lojas autorizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibilizado para famílias de estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino (RME).
  • Material escolar – Avisar sobre problemas na compra do material escolar (avisar sobre problema na compra do material escolar)
    Refere-se ao registro de problema enfrentado pelas famílias durante a compra de material escolar. Casos que não puderam ser resolvidos pela loja, nem pelo aplicativo DUEPAY.
  • Uniforme Escolar – Avisar sobre problemas na compra dos uniformes (avisar sobre problema na compra do uniforme escolar)
    Refere-se ao registro de problema enfrentado pelas famílias durante a compra do uniforme escolar. Casos que não puderam ser resolvidos pela loja, nem pelo aplicativo DUEPAY.
  • Uniforme escolar – Fazer cadastro para vender o uniforme escolar (cadastro para vender o uniforme escolar)
    Refere-se ao credenciamento de lojas autorizadas para venda de uniforme escolar, conforme diretrizes do Programa Auxílio Uniforme Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME).
  • Uniforme escolar – Receber benefício para comprar o uniforme escolar (receber benefício para comprar uniforme)
    Refere-se ao recebimento de crédito para compra do Uniforme Escolar nas lojas autorizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibilizado para famílias de estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino (RME).

Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados – COCEU

  • CEU – Emprestar livros em bibliotecas (emprestar livros em bibliotecas)
    Refere-se ao empréstimo de livros das bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
  • CEU – Fazer inscrição de crianças e adolescentes para atividades de férias (fazer inscrição de crianças e adolescentes)
    Refere-se às inscrições em atividades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) durante o período de férias escolares.
  • CEU – Fazer inscrição em atividades de extensão de jornada escolar (fazer inscrição em atividades de extensão)
    Refere-se às inscrições em atividades de extensão de jornada escolar nos Centro Educacionais Unificados (CEUs), considerando o horário do contraturno ao que as crianças e adolescentes estão matriculados nas escolas regulares.
  • CEU – Fazer inscrição em cursos UniCEU (fazer inscrição em cursos da UniCEU)
    Refere-se às inscrições em cursos gratuitos de graduação, licenciatura e pós-graduação das Universidades dos Centros Educacionais Unificados (UniCEUs).
  • CEU – Usar piscina (usar piscina)
    Refere-se aos horários de recreação e uso das piscinas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
  • CEU – Usar quadra (usar quadra)
    Refere-se aos horários de recreação e uso das quadras dos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
  • CEU – Consultar Programação (consultar Programação nos CEUs)
    Refere-se à programação de atividades culturais, educacionais, recreativas e esportivas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs).