Educação de Jovens e Adultos – EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma Modalidade da Educação Básica destinada a jovens e adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso e/ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano). Atualmente o perfil da EJA é heterogêneo e composto tanto por jovens que não concluíram o Ensino Fundamental no tempo regular, adultos que buscam maior escolaridade devido às exigências do mundo do trabalho e idosos à procura dos processos de alfabetização, além de migrantes estrangeiros que querem melhorar seu aprendizado da Língua Portuguesa.

Um dos compromissos da Secretaria Municipal de Educação (SME) é a revitalização e reorganização da EJA na cidade de São Paulo, a partir da articulação das cinco formas de atendimento (acesse mais informações sobre cada uma delas):

1. EJA – Regular;
  2. EJA Modular;
  3. MOVA – SP – Movimento de Alfabetização;
  4. CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos;
  5. CMCT – Centro Municipal de Capacitação e Treinamento.

A Secretaria Municipal de Educação oferece a EJA nas Unidades Educacionais e Entidades do MOVA-SP conveniadas com a SME, com formas diversificadas de atendimento que possibilitam aos jovens e adultos a continuidade dos estudos e conclusão do Ensino Fundamental.

É, também, oferecida a possibilidade de qualificação profissional inicial no CMCT – Centro Municipal de Capacitação e Treinamento – em sete cursos diferentes (panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de autos, informática, corte e costura e auxiliar administrativo).