• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Educação Infantil

Imagem com crianças brincando em brincadeira com elástico.

A Educação Infantil vai do nascimento aos 6 anos de idade. Esse período, conhecido como primeira infância, é um momento chave na construção da identidade de cada criança e no seu processo de aprendizagem.

Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação possui cinco tipos de unidades que realizam atendimento na Educação Infantil:

  • Centros de Educação Infantil (CEIs), para crianças de zero a 3 anos e 11 meses;
  • Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), que atendem crianças de 4 a 5 anos e 11 meses;
  • Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEIs), que recebem crianças de zero a 5 anos e 11 meses;
  • Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs), que integram os Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) e trabalham com crianças de zero a 5 anos e 11 meses;
  • Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), que cuidam de crianças de 4 a 14 anos.

É possível pesquisar a unidade municipal de Educação Infantil mais próxima do endereço desejado e ter mais informações sobre cada uma delas no serviço Escola Aberta (plataforma Escola Aberta).

Para conhecer as diretrizes do trabalho pedagógico desenvolvido nessas escolas, consulte o Currrículo da Cidade – Educação Infantil (acessar o Currículo da Cidade – Educação Infantil) e o Currículo Integrador da Infância Paulistana (acessar o Currículo Integrador da Infância Paulistana).

O passo a passo para solicitar uma vaga e fazer a matrícula na Educação Infantil está detalhado na Carta de Serviços da Prefeitura de São Paulo, disponível no Portal SP 156 (fazer inscrição na educação infantil)


Durante o mês de Julho foi realizada em toda a Cidade , nos diferentes Territórios , Grupos de Estudos sobre o Retorno. No link abaixo tem as datas em que as Diretorias Regionais  se reuniram. Os trabalhos continuam durante o mês de Agosto.

GTS Diretorias Regionais da Cidade de São paulo

Experiencias Literárias 

Aqui no Portal , no botão currículo, dentro do Infâncias em Foco  foi publicado o Informativo Experiências Literárias 3. O material está bem interessante e com ótimas dicas. Em Maio e Junho foram publicados o 1 e o 2 e em Agosto será publicado o Informativo 4. Se ainda não leu de uma passadinha por lá e boa leitura!