Educação Infantil

Img 20190821 153715221 Hdr

A Educação Infantil vai do nascimento aos 6 anos de idade. Esse período, conhecido como primeira infância, é um momento chave na construção da identidade de cada criança e no seu processo de aprendizagem.

Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação possui cinco tipos de unidades que realizam atendimento na Educação Infantil:

  • Centros de Educação Infantil (CEIs), para crianças de zero a 3 anos e 11 meses;
  • Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), que atendem crianças de 4 a 5 anos e 11 meses;
  • Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEIs), que recebem crianças de zero a 5 anos e 11 meses;
  • Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs), que integram os Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) e trabalham com crianças de zero a 5 anos e 11 meses;
  • Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), que cuidam de crianças de 4 a 14 anos.

É possível pesquisar a unidade municipal de Educação Infantil mais próxima do endereço desejado e ter mais informações sobre cada uma delas no serviço Escola Aberta (plataforma Escola Aberta).

Para conhecer as diretrizes do trabalho pedagógico desenvolvido nessas escolas, consulte o Currículo da Cidade – Educação Infantil (acessar o Currículo da Cidade – Educação Infantil) e o Currículo Integrador da Infância Paulistana (acessar o Currículo Integrador da Infância Paulistana).

O passo a passo para solicitar uma vaga e fazer a matrícula na Educação Infantil está detalhado na Carta de Serviços da Prefeitura de São Paulo, disponível no Portal SP 156 (fazer inscrição na educação infantil) 

 

Para saber mais sobre ações de formação, acompanhamento e articulação, acesse o documento Plano de Ação COPED 2023

Orientações para planejamento, registro e acompanhamento indicados para o ano de 2023, acesse o documento ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA 2023