Educação Infantil

VII Jornada Pedagógica

As Jornadas Pedagógicas acontecem desde 2019, em dois momentos ao ano– uma em cada semestre, e envolvem todos os profissionais dos Centros de Educação Infantil (diretos e parceiros) e das Escolas Municipais de Educação Infantil que fazem parte da Rede Municipal de São Paulo.

A Jornada Pedagógica vem se consolidando como um momento muito importante para a Rede Municipal de Educação de São Paulo. Como estratégia de trabalho coletivo, busca olhar as escolhas feitas pelas equipes, os caminhos percorridos, as conquistas e os desafios nas construções diárias, propondo reflexão e sinalização de questões a qualificar.

Esse ano, a Jornada Pedagógica vem com a proposta de discussão acerca do registro e da documentação pedagógica nas Unidades Educacionais. Neste sentido, cabe planejamento cuidadoso para que todas/os as/os professoras/es e demais educadoras/es das unidades tenham participação e deem visibilidade aos processos vividos nos Territórios.

A VII Jornada Pedagógica que ocorrerá no dia 1º de julho de 2022 tem como objetivo central discutir a relação entre registro e o cotidiano do trabalho com bebês e crianças, de modo a aproximar aquilo que vivemos com o que declaramos.

Nessa proposta, as Unidades Educacionais foram orientadas a se organizem para construir esse momento coletivamente em seus territórios e, dessa forma compartilhem saberes e fazeres de unidades diferentes com a intenção de que o processo de reflexão seja baseado no diálogo entre as diferentes equipes e suas práticas de registros. Entendemos que as diferentes experiências podem complementar e trazer novas possibilidades de olhar para os planejamentos e práticas. No entanto, caso a articulação entre Unidades seja inviável em alguns territórios, indicamos que se organizam individualmente.

Para apoiar os trabalhos das Unidades, a equipe DIEI preparou uma série de materiais que foram enviados ás Diretorias Regionais e encaminhados às U.Es.:

  • Vídeos e podcasts das assessoras comentando os temas que envolvem registro e documentação pedagógica;
  • Material gráfico como templates para apresentações, peças gráficas e logos;
  •  Indicação de bibliografia e textos digitalizados.

Conheça como foi a Jornada Pedagógica em edições anteriores:

VI Jornada Pedagógica – Novembro de 2021

V Jornada Pedagógica – Junho de 2021

III Jornada Pedagógica  – Junho de 2020

Projeto Brincar

Desde agosto de 2017, professores, gestores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais de Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME) estão inseridos no projeto Brincar. A iniciativa, desenvolvida por meio de um Acordo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação (Coordenadoria Pedagógica – Divisão de Educação Infantil e Divisão de Educação Especial), a Fundação Volkswagen e a Organização Mais Diferenças, visa fortalecer práticas pedagógicas inclusivas e ampliar as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível e inclusiva, utilizando diferentes espaços e materiais disponíveis nas unidades escolares.
Ao longo do ano são organizadas formações para profissionais das Unidades Educacionais, ações de acompanhamento das escolas, oficinas nas DREs, cursos e seminário de compartilhamento de práticas pedagógicas inclusivas.

Acesse Caderno Brincar Nº1  e Caderno Brincar Nº2f

Classes hospitalares

A Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e a Fundação Antônio Prudente – Hospital A.C. Camargo, tem acordado entre si um Termo de Convênio para a manutenção de Classes Hospitalares destinadas aos bebês e às crianças que encontram-se em tratamento de saúde e impossibilitados de frequentar a escola em regime regular de atendimento.

Como contrapartida da cedência de professores da RME, a Fundação Antônio Prudente realiza dois Seminários Anuais de Formação denominados “Classe Hospitalar: atendimento pedagógico aos escolares em tratamento de saúde no contexto hospitalar.”