Avaliação

Indicadores de Qualidade da Educação Paulistana

O processo de Autoavaliação Institucional Participativa acontece em todas as unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Ele envolve os profissionais que trabalham nelas, familiares e responsáveis pelas crianças, pessoas em geral da comunidade, profissionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) e, quando são escolas administradas por organizações parceiras, também representantes dessas entidades.

Este processo participativo contribui para cada vez mais aproximar e construir vínculos entre as famílias e as Unidades Escolares, além de ser ferramenta fundamental para a efetivação de uma gestão democrática e o aprimoramento do Projeto Politico Pedagógico. Ele se baseia nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, diretrizes e critérios construídos de forma participativa. Saiba mais aqui.

Acesse a publicação Indicadores de Qualidade da Educação Paulistana.

Desvendando os relatórios

O Grupo de Estudos sobre os relatórios possui o objetivo de levantar os conteúdos registrados nos relatórios coletivos e individuais de acompanhamento pedagógico das crianças de Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo.

MELE (Avaliação externa de contexto)

O objetivo do “Relatório de Observação de Aspectos Essenciais da Sala de Aula”, o MELE (Measuring Early Learning Environment – Medindo Ambiente de Aprendizagem Inicial) é obter um retrato objetivo da qualidade do ambiente e das experiências vivenciados pelas crianças na Educação Infantil durante o dia de observação. Em 2019, foram aplicadas avaliações-piloto em 65 EMEIs e em 65 CEIs (diretas e parceiras).

A iniciativa nasce de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo constitui um grupo de trabalho formado com representantes da Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto e com a professora Marisa Vasconcelos Ferreira, para realizar análise de adaptação e validação do instrumento de avaliação externo de ambientes e processos pedagógicos na Educação Infantil.