Autoavaliação Institucional Participativa da Educação Infantil

parte da capa do livro Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana com uma foto de crianças em roda e outra foto de bebês brincando

O processo de Autoavaliação Institucional Participativa acontece em todas as unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Ele envolve os profissionais que trabalham nelas, familiares e responsáveis pelas crianças, pessoas em geral da comunidade, profissionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) e, quando são escolas administradas por organizações parceiras, também representantes dessas entidades.

Este processo participativo contribui para cada vez mais aproximar e construir vínculos entre as famílias e as Unidades Escolares, além de ser ferramenta fundamental para a efetivação de uma gestão democrática e o aprimoramento do Projeto Politico Pedagógico. Ele se baseia nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, diretrizes e critérios construídos de forma participativa (baixe aqui os Indicadores).

Outro documento importante para saber mais sobre a Autoavaliação Institucional Participativa é sua Carta de Princípios (baixe aqui a Carta). Ela carta apresenta os 10 princípios que orientam as autoavaliações institucionais participativas nas unidades diretas e parceiras da Rede Municipal de Educação de São Paulo:

1. A autoavaliação visa à melhoria da qualidade social da Educação Infantil.
  2. Na autoavaliação, a participação não é algo dado, mas construído.
  3. A autoavaliação é um processo de reflexão coletiva.
  4. A autoavaliação é indissociável do ofício da e do profissional da Educação Infantil.
  5. A autoavaliação está alinhada ao princípio da gestão democrática.
  6. A autoavaliação é um meio e não um fim em si mesma.
  7. A autoavaliação leva à consolidação de uma cultura da avaliação participativa.
  8. A autoavaliação não deve conduzir a comparações, classificações, premiações ou punições.
  9. A autoavaliação supõe a corresponsabilidade.
  10. A autoavaliação constitui um importante mecanismo de acompanhamento/participação social na Educação Pública Municipal.