Notícias

Mulheres na Educação: Conheça Michelly Francini, formadora de professores e coordenadores da rede

Atuante na rede municipal desde 2009, Michelly Francini Brassaroto do Amaral se inspirou em seus professores para a escolha de sua profissão

Publicado em: 10/03/2021 14h03 | Atualizado em: 11/03/2021
fotografia de mulher em uma mesa de escritório - faz parte da Serie Mulheres Na Educação

Em comemoração ao Mês das Mulheres, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo conversou com algumas profissionais da rede que são exemplos e inspirações para aqueles que estão ao redor. A professora Michelly Francini Brassaroto do Amaral atualmente é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes e vê o trabalho pedagógico qualificado e a articulação da escola com a comunidade como fatores importantíssimos que impactam a vida das crianças e adolescentes.

Nascida em São Paulo, Michelly frequentou uma única escola estadual até se formar no Ensino Médio, a Escola Estadual (EE) Professor Caetano Miele, na zona Leste da capital. “Foram os educadores da Caetano que me inspiraram a ser professora. Trabalharam muito por mim em um período difícil da minha vida. Foi lá que eu fiz meu estágio e ingressei como docente, em 2004”, conta a diretora.

Após atuar como professora de Ciências na rede estadual, ingressou na rede municipal de ensino em 2009, na EMEF Guimarães Rosa e em 2013, foi convidada a integrar a equipe da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera para formação de professores. “A rede municipal abriu muitas portas para mim. Foi o reconhecimento que tiveram pelo meu trabalho que me levou a vários outros desafios. Sou muito grata pelas oportunidades”, disse Michelly.

Através da equipe de formação, Michelly foi convidada a compor o Núcleo de Avaliação de SME e passou a fazer parte do Grupo de Estudos de Avaliação Educacional (Gepave) da Universidade de São Paulo (USP), e por meio dele, foi convidada a compor a equipe que assessorou o desenvolvimento e a implantação das avaliações nacionais em Moçambique.

Durante sua carreira na rede municipal, a educadora também deu aulas nas EMEFs Presidente João Pinheiro, Cecília Meireles e Brigadeiro Correia de Melo. Na direção da EMEF Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes desde 2019, Michelly vê o trabalho como mais uma forma de formar e acolher pessoas.

“Eu escolhi ser professora e fui muito feliz com essa escolha. Agora tento trazer para minha gestão a experiência que tive como aluna e professora para criar um ambiente acolhedor, que faça a diferença na vida dos profissionais e alunos”, afirma.

Série Mulheres na Educação – Durante o mês de março, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo exibe em seus canais de comunicação a série dedicada às mulheres. São matérias com diferentes personagens femininas que estão em nossas escolas e que contam um pouco da sua trajetória na Rede paulistana. Conheça histórias de outras mulheres.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440