Notícias

Escolas municipais de SP utilizam tecnologia para eleger seus grêmios estudantis em meio à pandemia

Nesta quinta-feira (24), EMEF Henrique Souza Filho fará sua votação em um processo híbrido; até agosto 100% das escolas terão seus grêmios constituídos

Publicado em: 24/06/2021 13h05 | Atualizado em: 24/06/2021
Imagem da tela de Assembleia virtual de Grêmios Estudantis

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, com auxílio de ferramentas virtuais, só neste ano, 130 escolas da rede passaram pelo processo de inscrição de chapas, campanha eleitoral, eleições, apuração e posse das diretorias, compostas exclusivamente por estudantes. Eles contribuem para a construção de escolas mais democráticas.

A meta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo é que, até início de agosto, 100% das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMEFs e EMEFMs), Escolas de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBSs) e os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs) estejam com seus grêmios estudantis constituídos.

Com o processo eleitoral ainda em curso, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Henrique Souza Filho – Henfil estão a todo vapor cumprindo cada etapa para a escolha de seus representantes. A escola fica na região do bairro Cidade Tiradentes, zona leste da capital, e tem duas chapas concorrendo à Diretoria Gremista, a “Tamo Juntos” e a “Geração Consciente”.

Estudantes reunidos em pátio de escola assistem por um tela a reunião virtual de Grêmios Estudantis na EMEF Henfil

Todo o processo tem acontecido de forma híbrida, utilizando os meios digitais e também com algumas ações presenciais. No dia 15 de junho as chapas divulgaram seus vídeos de campanha eleitoral (vídeo chapa 1 e vídeo chapa 2) e no dia 22 as propostas foram debatidas por meio de uma plenária virtual. Estudantes que não optaram pelo ensino remoto puderam assistir e participar da transmissão na escola.

O processo de votação virtual está em andamento até as 12 horas desta quinta-feira (24), com posse prevista para o mesmo dia. O professor Bruno Ferreira, que auxilia as ações do grêmio na unidade educacional, é quem fará a apuração dos votos com auxílio dos estudantes fiscais.

Ações do Grêmio na EMEF Henrique Souza Filho – Henfil em 2020

Em 2020, durante o período em que as aulas estavam restritas ao ensino remoto, os estudantes gremistas da EMEF Henfil organizaram diversas ações para auxiliar os colegas de outras turmas a manterem uma rotina de estudos durante a pandemia. Entre as atividades ocorreram palestras virtuais com psicólogos para tratar de temas como ansiedade e depressão e, também, uma conversa sobre superação com uma cientista oriunda de escola pública que viveu na comunidade onde a escola está inserida. Show de talentos, oficina de animação stop-motion e um festival de cinema usando os aprendizados em animação também foram organizados.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Reunião de Planejamento 2022.

Gestores das 13 DREs participam de reunião de planejamento na SME

Publicado em: 26/01/2022 1h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

1 2 3 1.212