Notícias

Educação prepara série de eventos online para homenagear mulheres em março

Transmissões ao vivo no site e no canal da Secretaria Municipal da Educação (SME) marcam o mês das mulheres

Publicado em: 05/03/2021 14h55 | Atualizado em: 05/03/2021
Fotografia de 4 mulheres com fisionomias diversas. logomarca Março Mulher - ProgramaçãoMarço Mulher Geral

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), terá vasta programação em homenagem às mulheres, durante todo o mês de março. Os eventos ligados à educação serão todos remotos e estão sendo organizados pela divisão de Cultura da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), ligada à SME.

A abertura acontecerá no dia 8 de março. Dia Internacional da Mulher, com um show remoto exclusivo da cantora Graça Cunha. Protagonista da banda do programa “Altas Horas” há 10 anos, Graça já foi indicada ao Grammy Latino e promete mostrar ao público um repertório com sucessos de Elis Regina, Daniela Mercury, Marisa Monte, Beth Carvalho e Clara Nunes, embalados pelo balanço do samba rock.  O evento será às 20h, com transmissão no site da SME e em seu canal Youtube.

No dia 15 de março acontece o lançamento do livro digital “O Que Tenho a Dizer Para as Mulheres de São Paulo”, com fotografias e depoimentos de mães de alunos de cada um dos 45 CEUs (Centros Educacionais Unificados) da rede municipal de ensino. A publicação foi produzida pelos coordenadores dos Núcleos de Ação Cultural da COCEU.

Além disso, o “Março Mulher” também inclui um ciclo de palestras com alguns dos temas mais relevantes sobre a questão feminina no mundo contemporâneo. No dia 12, às 17h, o tema do debate será “A Mulher no Espaço Educacional Brasileiro”, com a mestre em Direito, Larissa Tomazoni.

Já no dia 19 de março, também às 17h, será a vez da palestra “Mulheres na Música Brasileira: Pioneirismo e Vanguarda”, ministrada pela advogada e cantora Fernanda Sabbagh. Por fim, encerrando o ciclo no dia 26, o tema será “Mulheres e Literatura: Invisibilidades e Estratégias”, tendo como palestrantes a advogada Desiree Salgado e a psicóloga Carla François.

O encerramento da programação será marcado pelo lançamento do documentário “Eu Mulher”, produzido pela divisão de Cultura da COCEU, no dia 31. O filme aborda a realidade feminina a partir de depoimentos de sete mulheres envolvidas com educação em São Paulo: uma educadora, uma prestadora de serviços da Secretaria, uma aluna, uma auxiliar técnica de Educação, uma gestora, uma servidora aposentada e uma mãe de aluno.

Os núcleos de ação cultural dos CEUs desenvolveram ainda uma ampla programação de lives em homenagem ao mês das mulheres. Além disso, todos os materiais dos eventos estarão disponíveis no Facebook da SME e nas redes sociais dos CEUs.

[ Acesse a programação do Março Mulher ]

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante do Imprensa Jovem opera equipamentos de rádio.
Imagem mostra estudantes da EMEF Marechal representando a Prefeitura de SP em Torneio no Clube Paulistano em 2019

Projeto que ensina xadrez completa dez anos na EMEF Marechal

Publicado em: 14/06/2021 2h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem possui quatro quadrantes cada um com um tabuleiro de Jogo da Onça diferente.

Saem os premiados do II Concurso do Jogo da Onça 2021

Publicado em: 11/06/2021 8h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de duas meninas sentadas lado a lado com um livro sobre suas pernas. Elas estão em uma área externa com árvores ao fundo, sentadas sobre um brinquedo de madeira e olham para o livro. Na parte superior centralizada, o texto: Sala de Leitura: vivências, saberes e práticas
Imagem mostra a silhueta de uma cabeça e o cérebro, ambos em tons de azul, ao redor vários símbolos coloridos que se conectam ao cérebro.
1 2 3 1.166