Notícias

Estudantes da rede municipal participam da 2ª Semana de Literatura no CEU Cantos do Amanhecer

Foram três dias de ocupação literária estabelecendo contato com artistas conceituados para dialogar sobre processos de criação

Publicado em: 30/09/2019 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020

2semanaliterariaprincipal_740x430.jpg
Peça comédia do trabalho, da Companhia do Latão, adaptada por estudantes dos 9ºs anos com ajuda da Professora Leila

De 24 a 26 de setembro, a equipe escolar do Centro Educacional Unificado (CEU), Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cantos do Amanhecer, localizado no Jardim Eledy, Zona Sul de São Paulo, promoveu a 2ª Semana de Literatura.

Uma das principais motivações da Semana de Literatura é propiciar aos estudantes o direito a estabelecer contato com artistas conceituados para dialogar sobre processos de criação artística.

Durante os três dias de ocupação literária, a equipe escolar organizou atividades diversificadas para que os estudantes tivessem a possibilidade de conversar com alguns convidados, ampliando suas habilidades e competências comunicativas.

As ações aconteceram em diferentes espaços : sala multimídia, pátio, corredores, biblioteca, teatro, com objetivo de ampliar o gosto pela leitura por meio de sarau, encenações teatrais, palestras, contações de histórias, encontros, oficinas com escritores e exposições de trabalhos autorais dos estudantes.

Aproximadamente 1.600 estudantes participaram de 24 atividades propostas por 15 artistas, entre eles: Allan da Rosa e Carol Peixoto, a escritora Zainne, os poetas Márcio Batista e Nicoly Soares, os rappers Jairo Periafricania e Cocão a Voz, as contadoras de histórias, Kátia Cristina de Freitas, Elaine, Simone Xavier e Sandra, coletivos de contos ritmados como NZINGA, além de contar com os artistas visuais, Camilo Solano, do HQ, e Linoca Souza, que, dentre os seus trabalhos, ilustra a coluna semanal de Djamila Ribeiro no Jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a Comissão Organizadora da Semana de Literatura do CEU Cantos do Amanhecer, uma das grandes motivações para realizar essa ação literária é garantir que as atividades levem os estudantes não apenas à fruição, mas a possível admiração dos convidados e de seus trabalhos, entendendo que pessoas comuns também podem fazer arte – e como em vários relatos dos convidados das duas edições – transformar, caso seja o sonho, talentos em profissão.

Veja as fotos:

2semanaliteraria3_740x430.jpg

15 convidados envolvidos em 24 atividades, para todos os estudantes da unidade escolar.

2semanaliteraria_740x430.jpg

Nicoly Soares durante performance com estudantes falando sobre processos de criação poética.

2semanaliteraria2_740x430.jpg
Kátia Cristina de Freitas (educadora da rede) durante sua fala sobre Mitos de povos distantes para estudantes dos anos iniciais. Ela também apresentou à escola, Luiz Gonzaga: contado e cantado para estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212