400 jovens moradores de Cidade Tiradentes, Guaianases e Lajeado realizam evento que debaterá feminicídio e homofobia

O 3º encontro “Vozes Estudantis em Movimento” terá duração de 9 horas e contará com mesa de debates e oficinas

Publicado em: 08/08/2019 12h42 | Atualizado em: 30/11/2020

terceiroencontroVEMprincipal_740x430.jpg
                        Arte criada pela estudante Kimberly Vieira Pereira, da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello

Na sexta-feira (9), das 8h às 17h, acontece no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, na região da Cidade Tiradentes, a 3ª edição do “Vozes Estudantis em Movimento” (VEM). A programação do encontro foi toda elaborada pelos estudantes das escolas municipais da região em discussões realizadas previamente com apoio da equipe da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases.

O tema para essa edição é “Adolescer: Ser, escolher e decidir” e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. Entre os objetivos está estimular a construção de Grêmios estudantis autônomos e reflexivos, promovendo o protagonismo juvenil nos espaços democráticos das Unidades Escolares, formados por Grêmios, Assembleias, Projetos e Colegiados (Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres).

Cerca de 400 pessoas são esperadas para o encontro, entre estudantes, professores e educadores integrantes de Grêmios estudantis, Assembleias Estudantis, Comissões de Mediação de Conflitos e equipes da Imprensa Jovem de 34 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da DRE Guaianases.

Cada comunidade escolar elegeu sete representantes para participar do encontro, são estudantes chamados “delegados eleitos”, além de outros sete educomunicadores juvenis da Imprensa Jovem para fazer a cobertura jornalística do evento.

Haverá apresentações culturais, debates, plenária, oficinas e workshops, além da premiação dos logotipos selecionados para representar o evento, criados pelas estudantes, Emilly dos Santos Ribeiro, da EMEF Alexandre de Gusmão e Kimberly Vieira Pereira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Oswaldo Aranha B. de Melo.

terceiroencontroVEM_740x430.jpg
                                       Arte criada pela estudante Emily dos Santos Ribeiro, da EMEF Alexandre de Gusmão

Confira programação

8h – Credenciamento.

9h – Pocket show : Grupo Engrenagem Urbana.

09h50 – Abertura oficial: Lucimeire Cabral de Santana – Diretora Regional de Educação.

10h – Mesa redonda: Carla Ruiz, Michele Fernandes, Giovana de Oliveira, Gui, Kawany Geovanna e Erick Nkeechi.

11h – Momento da conversa – Plenária.

12h – Almoço e Apresentações culturais:

• EMEF João Ribeiro de Barros;
  • EMEF Professor Luiz Roberto Mega.

13h – Oficinas e Workshops

• “Graffiti” com Tody One;
  • Libras com Tati Milanez;
  • Educomunicação com Carlos Lima;
  • Álcool e drogas com Dr. Renan;
  • Jongo com Renato Dos Santos;
  • Turbantes com Jêniffer de Paula;
  • Origami com Bruno Lima;
  • Defesa pessoal feminina com Alcides Uchôa;
  • Dança contemporânea com Mariana Inglês;
  • Esporte e inclusão com Fernando de Toledo;
  • Sou adolescente, e agora? Com a Psicóloga Priscila Figueiredo;
  • Hip Hop com Gustavo Bianchi.

15h – Apresentação Cultural: EMEF Helina Coutinho Lourenço Alves – Prof .

15h30 – Premiação dos Logotipos do “VEM”:

• Emilly dos Santos Ribeiro – EMEF Alexandre de Gusmão;
  • Kimberly Vieira Pereira – EMEFEM Oswaldo Aranha B. de Melo.

16h – Plenária e Avaliação