Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove I Congresso de Educação Esportiva

Prorrogado, até o dia 10 de julho, o período de inscrição para submissão de trabalhos

Publicado em: 01/07/2019 12h51 | Atualizado em: 30/11/2020

congressoeducacaoesportiva_740x430.jpg

Para valorizar e compartilhar experiências inspiradoras dos educadores das escolas municipais em iniciação esportiva, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Programa Impulsiona organizam a primeira edição do Congresso de Educação Esportiva. O evento acontecerá no CEU Meninos nos dias 09 e 10 de agosto.

O tema da edição é “O esporte e seu potencial transformador: princípios, intencionalidades e boas práticas”. A programação inclui palestras com nomes relevantes na área da Educação e Esporte como Viviane Mosé, Katia Rubio, Rodrigo Mendes e Larissa Galatti, Juliana Cabral, Magic Paula e Tiago Paçoca e exposição oral.

Professores da rede municipal estão convidados a submeterem trabalhos que se relacionem com, ao menos, uma das cinco temáticas abaixo. Os trabalhos devem ser apresentados em resumos de 500 caracteres, no período de 12/06 a 10/07.

Tema 1 – A importância Social do Esporte

Dados divulgados recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (2019) apontam para o aumento da desigualdade de renda no Brasil. Em consequência disso, desencadeia-se a ampliação da vulnerabilidade social e de outros fatores relacionados a esse cenário.

Estudos da ONU e de diversas entidades da sociedade civil, como o Instituto Península, indicam o potencial do esporte como fenômeno para o desenvolvimento humano, que inclui muitas facetas, ampliando sua reflexão além dos aspectos motores, compreendendo as dimensões biopsicossociais, como o desenvolvimento cognitivo, emocional, físico, constituindo o desenvolvimento integral, a melhora da aprendizagem, a redução de índices de violência e a superação de outros desafios da sociedade contemporânea.

Convidamos trabalhos que abram espaço para a reflexão acerca da importância do nosso papel, enquanto profissionais da Educação, do Esporte e, especialmente, da Educação Esportiva, diante do momento atual do país e das nossas perspectivas para o futuro.

De que modo a sua prática profissional contribui para a transformação da sociedade por meio do esporte?

Inscreva seu trabalho relacionado ao tema: forms.gle/w9L7DMvqQ7YvVyD58

Tema 2 – Boas práticas para Inclusão

A Educação Esportiva pode ser importante aliada na busca por mais inclusão e equidade na nossa sociedade. Se todos têm os mesmos direitos, como garantir que estes sejam assegurados? Como garantir que possamos conviver livremente com as diferenças, vivenciarmos a cidadania plena e decidirmos, não com base em obstáculos, mas em possibilidades, os caminhos que queremos seguir?

Convidamos trabalhos que promovam a Educação Esportiva de forma inclusiva, na mais ampla acepção da palavra. De que modo a sua prática profissional contribui para construção de uma sociedade mais inclusiva por meio do esporte?

Inscreva seu trabalho relacionado ao tema: forms.gle/w9L7DMvqQ7YvVyD58

Tema 3 – O Esporte como fenômeno de empoderamento e inclusão de jovens

A escola tem o importante papel de promover o protagonismo juvenil entre os alunos. O professor tem o potencial de despertar a liderança nos estudantes para que estes possam pensar e agir de forma independente.

Convidamos trabalhos que utilizem o esporte para incentivar o empoderamento e o protagonismo de jovens na sociedade.

Inscreva seu trabalho relacionado ao tema: forms.gle/w9L7DMvqQ7YvVyD58

Tema 4 – Participação Feminina no Esporte

Na busca pela igualdade de gêneros, infelizmente, segundo o relatório “Movimento é Vida” do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a prática de exercícios físicos por mulheres no Brasil é 40% inferior ao de homens. Para piorar, esta diferença aumenta ainda mais quando associada às questões de renda. Quanto mais baixa a renda, maior é a diferença de prática esportiva por gênero.

Sendo assim, implementar estratégias que assegurem a prática esportiva por mulheres nos equipamentos públicos, esportivos e educacionais trata-se de uma questão urgente de equidade. Convidamos trabalhos que auxiliam na construção de uma nova realidade esportiva feminina com vistas a uma sociedade igualitária e justa.

De que modo a sua prática profissional contribui para o empoderamento e protagonismo feminino na sociedade por meio do esporte?

Inscreva seu trabalho relacionado ao tema: forms.gle/w9L7DMvqQ7YvVyD58

Tema 5 – Jogos e brincadeiras

Brincar, dentro do universo infantil, é uma necessidade básica que influencia diretamente o desenvolvimento pleno da criança em todas as suas dimensões.

Mas como promover o lúdico em uma sociedade onde os celulares e computadores dominam e temos cada vez menos interação social? Precisamos utilizar os espaços públicos como equipamentos privilegiados para o desenvolvimento de ações que estimulem à imaginação, o jogo, as brincadeiras, o lúdico e o simbólico como elementos fundamentais para nossa existência.

Convidamos trabalhos que contribuam para a ludicidade e interação social por meio de Jogos e Brincadeiras ou por meio do esporte.

Inscreva seu trabalho relacionado ao tema: forms.gle/w9L7DMvqQ7YvVyD58

Congresso de Educação Esportiva
O Esporte e seu potencial transformador: Princípios, Intencionalidades e Boas Práticas.
Dias: 09 e 10 de agosto
Horário: 8h às 17h
Local: CEU Meninos
R. Barbinos, 111. São João Clímaco – São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212