Notícias

II Concurso Cultural Jogo da Onça inicia para estudantes e professores da Secretaria Municipal de Educação

Participações são online e visam a divulgação da prática do jogo

Publicado em: 03/05/2021 18h21 | Atualizado em: 03/05/2021
fotografia de crianças jogando Jogo Da Onça

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), inicia nesta segunda-feira (03) o II Concurso Cultural Jogo da Onça. O concurso visa estimular a prática do jogo através da confecção de tabuleiros e de vídeos ensinando a jogar. A participação é pelas redes sociais utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP e marcando a  @educaprefsp  nas publicações.

O concurso  é dividido em 4 categorias:
1. Foto, para estudantes;
2. Foto, para professores, servidores e ex-alunos;
3. Vídeo Ensinaí, para estudantes;
4. Vídeo Ensinaí, para professores, servidores e ex-alunos.

Construção do jogo pode ser publicada nas redes sociais até 28 de maio, a premiação para os mais criativos será divulgada no dia 11 de junho. As plataformas utilizadas são o Facebook e Instagram. A ação deve ser registrada através de fotos e vídeos, utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP  e marcando @educaprefsp para divulgação nas redes sociais.

A ideia é que uma construção de tabuleiro com peças do Jogo da Onça utilizando materiais alternativos, possibilitando a prática do jogo com outros membros da família

Como fazer a divulgação
Nas categorias Fotos, os participantes devem confeccionar um tabuleiro e peças com materiais diversos, registrar com fotos e postá-la (de forma pública) nas Redes Sociais, marcando as redes sociais de SME (Facebook ou Instagram) e utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP  junto com  NOME COMPLETO, ESCOLA e SÉRIE do(a) autor(a) do trabalho.

No Ensinaí os participantes devem gravar vídeos de no máximo 1 minuto de duração, ensinando as regras do Jogo da Onça. Esse vídeo deve ser postado (de forma pública) nas Redes Sociais, marcando as redes sociais de SME (Facebook ou Instagram) e utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP  junto com  NOME COMPLETO, ESCOLA e SÉRIE do(a) autor(a) do trabalho.

Os 10 estudantes mais criativos e os 3 servidores ou ex-alunos receberão medalhas após o término do concurso. O resultado será divulgado nas Redes Sociais da SME.

Sobre o Jogo da Onça – É um jogo de origem indígena brasileiro jogado no chão, com o tabuleiro e usando pedras como peças: uma peça representa a onça e as 14 outras (iguais entre si) representam os cachorros. Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.

Jogos de Tabuleiro na Rede Municipal de Ensino – Além do Jogo da Onça, quem tem origem na América, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra professor e alunos em uma escadaria durante aula aberta. Ao fundo, um muro grafitado com palavras e cores

Professor da Rede Municipal é finalista em prêmio internacional de Educação

Publicado em: 20/10/2021 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora em momento de aula com estudantes que estão sentadas em suas cadeias. Ao fundo, tem uma lousa verde onde se-lê

SME abre processo seletivo para professores do CIEJA 2022

Publicado em: 20/10/2021 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul claro no quadrante esquerdo na parte superior segue o texto
Foto de um trem de brinquedo de madeira. A primeira e a última parte são vagões ao centro, uma parte é a letra A em vermelho, outra a letra E em verde e outra a letra L em amarelo é

Academias Estudantis de Letras realizam mostra cultural online

Publicado em: 20/10/2021 8h00 - em Academia Estudantil de Letras

Imagem de um braço e uma mão segurando uma vacina para aplicar.

SME participa da Campanha Municipal de Multivacinação

Publicado em: 19/10/2021 2h42 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.199