Notícias

II Concurso Cultural Jogo da Onça inicia para estudantes e professores da Secretaria Municipal de Educação

Participações são online e visam a divulgação da prática do jogo

Publicado em: 03/05/2021 18h21 | Atualizado em: 03/05/2021
fotografia de crianças jogando Jogo Da Onça

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), inicia nesta segunda-feira (03) o II Concurso Cultural Jogo da Onça. O concurso visa estimular a prática do jogo através da confecção de tabuleiros e de vídeos ensinando a jogar. A participação é pelas redes sociais utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP e marcando a  @educaprefsp  nas publicações.

O concurso  é dividido em 4 categorias:
1. Foto, para estudantes;
2. Foto, para professores, servidores e ex-alunos;
3. Vídeo Ensinaí, para estudantes;
4. Vídeo Ensinaí, para professores, servidores e ex-alunos.

Construção do jogo pode ser publicada nas redes sociais até 28 de maio, a premiação para os mais criativos será divulgada no dia 11 de junho. As plataformas utilizadas são o Facebook e Instagram. A ação deve ser registrada através de fotos e vídeos, utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP  e marcando @educaprefsp para divulgação nas redes sociais.

A ideia é que uma construção de tabuleiro com peças do Jogo da Onça utilizando materiais alternativos, possibilitando a prática do jogo com outros membros da família

Como fazer a divulgação
Nas categorias Fotos, os participantes devem confeccionar um tabuleiro e peças com materiais diversos, registrar com fotos e postá-la (de forma pública) nas Redes Sociais, marcando as redes sociais de SME (Facebook ou Instagram) e utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP  junto com  NOME COMPLETO, ESCOLA e SÉRIE do(a) autor(a) do trabalho.

No Ensinaí os participantes devem gravar vídeos de no máximo 1 minuto de duração, ensinando as regras do Jogo da Onça. Esse vídeo deve ser postado (de forma pública) nas Redes Sociais, marcando as redes sociais de SME (Facebook ou Instagram) e utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP  junto com  NOME COMPLETO, ESCOLA e SÉRIE do(a) autor(a) do trabalho.

Os 10 estudantes mais criativos e os 3 servidores ou ex-alunos receberão medalhas após o término do concurso. O resultado será divulgado nas Redes Sociais da SME.

Sobre o Jogo da Onça – É um jogo de origem indígena brasileiro jogado no chão, com o tabuleiro e usando pedras como peças: uma peça representa a onça e as 14 outras (iguais entre si) representam os cachorros. Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.

Jogos de Tabuleiro na Rede Municipal de Ensino – Além do Jogo da Onça, quem tem origem na América, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301