Notícias

CEU Parelheiros recebe o 2° Polo da FTM Expandida com aulas de dança e música

No dia 9 de setembro ocorreu a inauguração de um novo Polo da Fundação Theatro Municipal Expandida no CEU, contando com apresentações musicais e de dança

Publicado em: 09/09/2025 15h55 | Atualizado em: 11/09/2025

Whatsapp Image 2025 09 09 At 15.28.16

O CEU Parelheiros tem a honra de receber o 2º Polo da Fundação Theatro Municipal Expandida, cuja inauguração ocorreu nesta terça-feira (09/09). O evento contou com apresentações de Balé Clássico, Danças Brasileiras, Trompete, Violino, Violão e Flauta Doce. As apresentações foram realizadas pela Escola de Dança de São Paulo (EDASP) e pela Escola Municipal de Música (EMM) da Fundação Theatro Municipal, as quais serão estendidas ao CEU. As apresentações da inauguração contaram também com participação de estudantes do primeiro Polo da FTM Expandida, que se localiza no CEU Três Pontes e foi piloto do projeto.

A FTM Expandida é um projeto da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMW), através da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU). O projeto visa estender a atuação da Escola de Dança de São Paulo (EDASP) e da Escola Municipal de Música (EMM) da Fundação Theatro Municipal para regiões descentralizadas da cidade de São Paulo, com o intuito de ampliar a possibilidade de acesso às vivências artísticas formativas de qualidade.

O novo polo CEU Parelheiros irá oferecer cursos gratuitos de Balé Clássico, Danças Brasileiras, Trompete, Violino, Violão e Flauta Doce para estudantes de 6 a 14 anos, matriculados em escolas da DRE Capela do Socorro da Rede Municipal de Ensino. As aulas serão presenciais e totalmente gratuitas, sendo que no momento serão oferecidas 200 vagas. Destas, 100 serão destinadas para as aulas de música e 100 para as aulas de dança.

Após a inauguração de dois Polos nos extremos das zonas leste e zona sul, estão previstos para 2026 a inauguração de novos Polos no CEU Uirapuru e no CEU Paulistano, desta forma atendendo todas as regiões do município de São Paulo.

Confira mais notícias sobre a educação municipal aqui.

Confira mais registros da inauguração:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643