Notícias

Secretaria Municipal de Educação firma parceria para difundir a educação ambiental e a reciclagem dos plásticos

O projeto Educação Ambiental e Reciclagem de Plásticos envolve a formação de professores e multiplicadores sobre boas práticas

Publicado em: 02/10/2019 16h03 | Atualizado em: 30/11/2020

plastvidaprincipal_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Instituto Plastvida e o Instituto Brasileiro de PVC, desenvolverá formação e ações que possam contribuir para a disseminação do conhecimento sobre os temas de sustentabilidade dos plásticos, consumo consciente, descarte correto e relação com o material pós-consumo.

A ação é estruturada em 03 módulos: Módulo 1 – Curso de Formação dos Educadores; Módulo 2 – Projeto Papa Cartão; Modulo 3 – Projeto Tampinha Legal, com ações previstas em 5 Centros Educacionais Unificados (CEUs), com prazo previsto de 2 anos.

O trabalho visa a conscientização e a transformação de ideias e de comportamentos, por meio de ações de disseminação do conhecimento sobre os temas como sustentabilidade dos plásticos, consumo consciente e descarte adequado do material pós-consumo.

As entidades oferecem o curso “Educação e Sustentabilidade: Os plásticos, reciclagem e os resíduos sólidos”, valorizando o trabalho dos educadores dos CEUs, tornando-os multiplicadores desses conceitos e práticas. Esse curso é homologado pela SME e possibilita pontos curriculares para formação dos participantes, contribuindo para a evolução profissional do educador.

O Projeto também contempla diversas atividades práticas com as crianças, familiares e a comunidade, para promover ações de aumento do conhecimento sobre os plásticos, coleta, a reutilização e a reciclagem de plásticos. São dois módulos que envolvem essas ações. O Programa Tampinha Legal®, que promove a coleta seletiva de tampas plásticas de embalagens, de maneira didática e pedagógica, permite que o aluno se aproprie da ação para criação de obras de arte, jogos e objetos diversos e entenda o ciclo da reciclagem, sendo um partícipe do processo. Já o Projeto Papa Cartão® promove a coleta de cartões (crédito, débito, fidelidade, etc.) de PVC e outros plásticos recicláveis, fora de validade, para que sejam reciclados e transformados em placas de sinalização utilizadas nos diversos espaços dos CEUs, aprimorando a identidade visual das unidades educacionais envolvidas.

Os trabalhos serão iniciados nos CEUs da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba-Jaraguá. São eles: Perus, Jaguaré, Parque Anhanguera, Pêra-Marmelo e Vila Atlântica. Nos CEUs Pêra-Marmelo e Vila Atlântica, desde 2016, vêm sendo realizadas ações-piloto desse projeto. Nos três em que foram realizadas atividades-piloto com alunos, e também com a comunidade em eventos extracurriculares dos CEUs, mais de 30 mil pessoas – educadores, estudantes, familiares e comunidade – foram sensibilizadas sobre as boas práticas de consumo e descarte dos plásticos. Para os próximos dois anos, os parceiros acreditam atingir mais de 120 mil pessoas (alunos e familiares).

Sobre a Plastivida: A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br

Sobre o Instituto Brasileiro do PVC: O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para reunir e promover conhecimento técnico-científico sobre o PVC, com a crença de que através da sua versatilidade podemos oferecer soluções sustentáveis para a saúde, habitação e bem-estar da sociedade. Desta forma buscamos disseminar a correta percepção da sustentabilidade do PVC na sociedade. Para mais informações: www.pvc.org.br

plastvida_740x430.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212