Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove Concurso Cultural Jogo da Onça para estudantes e professores

Construção do jogo pode ser publicada nas redes sociais até 19 de junho; haverá premiação para os jogos mais criativos apresentados por estudantes e professores da rede municipal

Publicado em: 12/06/2020 17h14 | Atualizado em: 01/10/2021
Imagem com um fundo de floresta e no centro o logo do Jogo da Onça e a escrita em cima Concurso Cultural.

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), divulga a realização do Concurso Cultural Jogo da Onça para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo desta iniciativa é incentivar a construção de um tabuleiro com peças do Jogo da Onça utilizando materiais alternativos, possibilitando a prática do jogo com outros membros da família. A ação deve ser registrada através de fotos e vídeos, utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP  e marcando @educaprefsp para divulgação nas redes sociais.

Para isso, extraímos do caderno digital com propostas de atividades para professores e estudantes no período da quarentena, um passo a passo para realização deste desafio, que pode ser conferido neste link (abre PDF).

Como fazer a divulgação

  1. Foto: Monte um tabuleiro com peças do Jogo da Onça; tire uma foto e publique seu jogo no Facebook ou Instagram; na descrição da publicação, coloque seu Nome, Escola e Ano de estudo, escreva também: Concurso Jogo da onça – Programa Jogos de Tabuleiro.
  2. Vídeo: Realize com sua família alguma das brincadeiras com o Jogo da Onça (Abre link PDF). Lembre-se que, nessa quarentena, é importante estarmos todos em casa, sem aglomerações. Por isso, só vale dentro de casa ou quintal, com poucas pessoas e se possível, com máscaras.

As postagens devem ser realizadas até o dia 19 de junho. A equipe avaliadora premiará com medalhas os 10 melhores tabuleiros entre os estudantes e os 3 melhores entre os professores nas categorias foto e vídeo.

O resultado será divulgado na página do Facebook  da Secretaria Municipal de Educação

Acesse e confira também o caderno digital (Abre PDF) com propostas de vários jogos de tabuleiro para professores e estudantes vivenciarem no período da quarentena.

Sobre o Jogo da Onça – É um jogo de origem indígena brasileiro jogado no chão, com o tabuleiro e usando pedras como peças: uma peça representa a onça e as 14 outras (iguais entre si) representam os cachorros. Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.

Jogos de Tabuleiro na Rede Municipal de Ensino – Além do Jogo da Onça, quem tem origem na América, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211