Notícias

Futebol Feminino conquista alunas da Rede Municipal de Educação

Cerca de 1.500 garotas praticam periodicamente o esporte em turmas de extensão de jornada ou em treinamento nos CEUs

Publicado em: 13/06/2019 9h53 | Atualizado em: 30/11/2020

futebolfeminino_740x430.jpg

O futebol feminino vem crescendo diariamente e isso se reflete também na prática do esporte nas escolas municipais de São Paulo. Atualmente, cerca de 1.500 garotas praticam periodicamente o esporte em turmas de extensão de jornada ou em equipes de treinamento nos Centros Educacionais Unificados (CEU).

Na Rede Municipal de Ensino, o futebol faz parte do acervo de práticas do componente curricular Educação Física, surgindo como possibilidade de estudo e vivência corporal nas aulas. Além disso, há Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) que oferecem, na extensão de jornada dos estudantes, turmas para a prática optativa da modalidade. São 43 unidades escolares com registro de turmas de futebol feminino, envolvendo mais de mil meninas.

Nos Centros Educacionais Unificados (CEU) também já é comum ver nas programações turmas de treinamento e campeonatos envolvendo o futebol feminino. Cerca de 300 meninas, de 11 até 17 anos, treinam de duas a três vezes por semana, em 15 unidades.

No CEU Parque Veredas, as equipes coordenadas pelo Analista Esportivo Leonardo Souza Santana, já colecionam vitórias. As meninas já conquistaram títulos e excelentes colocações em campeonatos, entre eles, a Copa Danone.

futebolveredas_740x430.jpg
Equipe pré mirim Campeã do InterCEUs 2018 (meninas de 10 a 12 anos)

Leonardo se orgulha de incentivar o empoderamento feminino na unidade em que trabalha e ressalta que o estereótipo de que as meninas não sabem jogar futebol é falso. “O que ocorre é que, infelizmente, esse esporte não é apresentado às meninas na primeira infância, assim como ocorre com os meninos. No entanto, com treinamento e dedicação, as garotas têm mostrado que são tão competentes quanto os garotos”, enfatiza o professor.

No CEU Tiquatira a prática do futebol feminino está ainda em crescimento. Atualmente há pelo menos 15 garotas, de 11 a 17 anos, participando dos treinamentos. “É muito legal ver tantas meninas querendo praticar futebol feminino. Consegui organizar os treinos misturando todas as categorias”, diz o Analista Esportivo Luciano Tucci. O professor acredita que apesar da diferença de idade, é importante valorizar e acolher as interessadas para que outras meninas passem a também integrar os treinamentos.

futebolceutiquatira_740x430.jpg
Equipe de futebol feminino do CEU Tiquatira

As turmas de futebol feminino no CEU Tiquatira ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Interessadas, entre 11 e 17 anos, podem procurar a sala de Gestão do CEU Tiquatira para efetuar inscrição.

Também é possível praticar futebol feminino nos CEUs Cantos Do Amanhecer, Paz, Jardim Paulistano, Inácio Monteiro, Azul da Cor do Mar, Formosa, Parque Veredas, Perus, Vila Atlântica, Parque Anhanguera, Jaguaré, Alvarenga e Alto Alegre.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211