Notícias

Adolescentes da região do Grajaú participam de Seminário sobre Gravidez na Adolescência

Ação em parceria com a Unicef envolveu mais de 100 profissionais de quatro secretarias municipais

Publicado em: 26/09/2019 17h37 | Atualizado em: 04/05/2021

Gravideznaadolescencia_740x430.jpg

Nesta quinta-feira (26), o Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes, localizado na região do Grajaú, extremo Sul da Cidade de São Paulo, recebeu estudantes da Rede Municipal de Ensino, adolescentes da região do Grajaú e profissionais de diferentes áreas da rede municipal: educação, assistência social, direitos humanos e saúde, para participar do Seminário Gravidez na Adolescência: o que eu tenho a ver com isso?

A ação em parceria com a Unicef teve por objetivo debater os principais aspectos que envolvem a gravidez na adolescência no território do Grajaú, sob o ponto de vista dos profissionais e dos adolescentes, despertando a atenção para a importância do tema na Cidade de São Paulo devido a Semana Mundial da Gravidez na Adolescência.

Durante 4 horas, aproximadamente 160 profissionais de diferentes áreas e 40 adolescentes participaram de atividades de formação com apresentação de conceitos básicos e dados epidemiológicos sobre gravidez na adolescência e HIV/Aids, atividades em grupo e dinâmicas coletivas para construção de conhecimentos.

Abertura cultural do evento foi realizada por Yasmin Gabrielle, 14 anos e Mariana Corado (Maré), 20 anos, que apresentaram poesias faladas com questões para reflexão sobre o respeito e valorização da mulher na sociedade.

Após abertura do Slam, o médico Dr. Benício, chefe da unidade de adolescentes da Faculdade de Medicina da USP apresentou de forma lúdica e descontraída algumas situações vividas durante atendimentos aos adolescentes na rede pública, também trouxe informações científicas em uma linguagem simples e acessível para os presentes sobre gravidez na adolescência.

Em seguida, foi à vez de Viviana Santiago, Socióloga e Gerente de gênero e incidência política da PLAN International Brasil, compartilhar com o público suas vivências com o tema.

Posteriormente, a adolescente Joana, 17 anos, da Associação Santa Fé, finalizou a primeira etapa do Seminário com um breve relato sobre as principais dificuldades encontradas durante e após a gravidez.

A segunda etapa do Seminário foi composta por 6 oficinas, adultos e adolescentes foram divididos em grupos para pensarem juntos sobre diferentes temas a partir de perguntas e situações trazidas pelos formadores. As oficinas abordaram os seguintes temas: Gravidez na adolescência; Valores em jogo; Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids); Metodologia de abordagem com adolescentes; Maternidade e Paternidade.

Após as oficinas, representantes dos grupos apresentaram no palco do auditório suas impressões sobre as atividades realizadas. O mediador do evento auxiliou na condução final do encontro, estimulando os participantes a utilizarem os aprendizados adquiridos no cotidiano dos seus respectivos territórios.

Vejas as fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 1.283