Diretoria Regional de Educação de São Miguel promove evento do OPA! Opinião Participativa

O evento contou com mais de 200 participantes e sete oficinas

Publicado em: 22/09/2019 20h53 | Atualizado em: 04/12/2020

No sábado (21) a Diretoria Regional de Educação São Miguel, promoveu a “OPA! Opinião Participativa – Uma Construção Coletiva- Grêmios Estudantis”. O evento teve como objetivo mostrar e fortalecer o trabalho desenvolvido nas Unidades Educacionais, juntamente com GT dos Grêmios Estudantis DRE-MP. Toda a programação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Raimundo Correia e reuniu mais de 200 pessoas, entre alunos e educadores.

O início contou com apresentação do Slam Revolução, da EMEF Virgílio, com mensagens sobre política, machismo, feminismo e racismo. A abertura contou com a fala do Diretor da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, Jair Sipioni; do Diretor da EMEF anfitriã, Wellington Santos Assis; do GT – OPA!, representado pela professora Melissa Micheletto Pereira Teixeira e João Cury.

As apresentações seguiram com os participantes do Grêmio, mostrando suas chapas e anunciando as propostas para os demais, entre elas estavam as EMEF’s Raimundo Correia, Raul Pilla, Josefa Nicacio de Araujo, Virgílio de Melo Franco e José Bento de Assis. Logo depois, quem estava presente assistiu o documentário “Eleições”, onde os alunos exibiam todo o processo de formação, preparação e votação das chapas. Houve também a apresentação da produtora e das atrizes do filme, juntamente com uma entrevista realizada pela Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves.

O fechamento da primeira parte foi por conta da Cia de Dança Cléber Guedes. A pausa para o almoço durou cerca de uma hora, e logo após se deu inicio nas oficinas. Entre as oficinas que foram oferecidas aos participantes estão: Jogo de tabuleiro, SLAM , Política e Desigualdade, Diversidade, Aspectos da poética dos Slams: A literatura como espaço de resistência, Cidadania e Direito das Mulheres, Campeonatos Estudantis, Saúde TICs para os Grêmios.

Após as oficinas, ocorreu a apresentação do SLAMER Daniel GTR, que falou da importância da Escola Pública e de sua formação. Na continuidade, uma conversa com o Coletivo de Mulheres representado pela blogueira Bella Cardoso, sobre bullying, nas escolas. Para encerrar o evento, o grupo Batucado composto por alunos e alunas da EMEF José Bento de Assis se apresentou aos participantes.

Imagem mostra alunos desenhando uma silhueta de uma pessoa em um papel no chão.