SME e Instituto Vladimir Herzog promovem encontro sobre Direitos Humanos e Saúde Emocional na Escola

Discussões ocorrem durante o 4º Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos, na próxima terça (23), no SESC Pinheiros

Publicado em: 17/05/2023 13h53 | Atualizado em: 17/05/2023
Banner do 4º Grande Encontro de Grêmios Estudantis

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, vai promover, na próxima terça-feira (23), o 4º Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos: Educação em Direitos Humanos e Promoção de Saúde Emocional na Escola. O evento é oferecido para os membros das comissões das Unidades Educacionais e das Diretorias Regionais de Educação. A expectativa é que 650 pessoas participem da ação no SESC Pinheiros.

O encontro tem o objetivo de evidenciar ações para a promoção de um ambiente saudável e acolhedor, sob a ótica da Educação em Direitos Humanos. A ideia é promover a valorização e o respeito à diversidade cultural, étnica, de raça, gênero e religião, com vistas na convivência escolar, pautada na ética, na empatia, no respeito e na cultura de paz.

A programação inclui abertura com a escritora, apresentadora e psicanalista Elisama Santos, autora de livros como “Educação não violenta” e “Por que gritamos”, e uma mesa redonda com participação das psicanalistas Fê Lopes e Ilana Katz, mediada pela doutora em Psicologia Social Gabriela Gramkow.

A ação faz parte do Projeto Respeitar é Preciso, dentro das ações da Divisão de Gestão Democrática e Participativa da Coordenadoria dos CEUs que tem como premissa a cultura do diálogo horizontalizado para o enfrentamento e a prevenção das diversas violências a que os estudantes podem ser expostos e ressalta, ainda, o papel da escola na Rede de Proteção Social.

Sobre as vagas

As vagas são destinadas pelas Diretorias Regionais de Educação aos profissionais que já atuam como membros das Comissões de Mediação de Conflitos das Unidades Educacionais e das Diretorias Regionais de Educação. Havendo vagas remanescentes poderão ser contemplados os seguintes cargos do público-alvo: Analista de Inf.Cult. e Desp. Biblioteca, Analista de Inf.Cult.e Desp. Ed. Física, Bibliotecário, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Esportes e Lazer, Diretor de Divisão/Chefe de Núcleo, Gestor de Centro Educacional Unificado, Coordenador de Polo Uniceu.