Notícias

Palestra sobre desafios da educação reuniu 250 profissionais no CEU Jambeiro

Ação permitiu análises e troca de experiências entre diversos agentes formuladores de políticas públicas

Publicado em: 31/05/2022 15h55 | Atualizado em: 31/05/2022

Auditório de um teatro com pessoas assistindo uma palestra. No palco uma mulher conversa com a plateia.Nesta terça-feira (31), a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), por meio da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP), promoveu a palestra “Desafios Contemporâneos da Educação”, no CEU Jambeiro, conduzida pela  Prof.ª Dr.ª Daniele Kowalewski, assessora do eixo de Educação em Direitos Humanos, Convivência e Mediação e Conflitos, da DIGP.

Participaram cerca de 250 profissionais entre professores e gestores de CEIs, EMEIS, EMEFs e gestores e analistas dos CEUs, bem como representantes da SME – COCEU/ DIGP, da Diretora Regional de Educação (DRE) Guaianases e membros da Divisão dos CEUs (DICEUs) da mesma DRE.

A ação formativa promoveu a análise, a reflexão, bem como a difusão de ideias a respeito do contexto atual na educação, além de propiciar a troca de experiências entre diversos agentes formuladores de políticas públicas.

O encontro contou, ainda, com as falas iniciais da DRE Guaianases, Lucimeire Cabral de Santana, e do Diretor da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da SME, Rogério Gonçalves.

Fotografia de nove pessoas, sendo sete mulheres e dois homens. Todos usam máscara de proteção individual e estão sobre um palco pousando para a foto. Atrás deles há uma cortina preta.

Palestrante Prof.ª Dr.ª Daniele e equipe responsável pela ação.

Em uma demanda vinda a partir da escuta dos gestores das Unidades Educacionais do território da DRE Guaianases, no Grupo de Trabalho (GT) Acolhimento, foram elencadas algumas temáticas importantes com vistas a problematizar questões relevantes decorrentes do retorno à convivência coletiva presencial e das atividades após o período mais crítico da pandemia da COVID-19. A palestra de hoje está entre estas  temáticas levantadas pelos educadores.  

O retorno da convivência coletiva e das atividades após o momento pandêmico trouxe para o ambiente escolar uma grande diversidade de sofrimentos psíquicos proveniente de violências sociais e das diversas vulnerabilidades que estão cada vez mais presentes nas vidas dos estudantes, tais sofrimentos têm sido intensificados nesse período dos últimos dois anos.

Diante deste cenário, a palestra busca compreender formas de acolher e subsidiar o aprimoramento de políticas públicas na perspectiva da Educação em Direitos Humanos, bem como entender o papel da escola no que diz respeito à sua atuação na Rede de Proteção Social e como agir preventivamente.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes sentados em roda em momento de leitura. Ao fundo, na parede há uma pintura de par de asas onde se lê

EMEF Professor Antônio Duarte promove segundas-feiras literárias

Publicado em: 10/06/2024 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Provas para o Vestibulinho da ETEC – 2º Semestre de 2024 acontecem neste domingo (09)

Publicado em: 07/06/2024 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação

441b66e8 A593 44ad 9a0b 443264c551ea
Figura em tons beges com desenhos de

Curso sobre Arquivos Públicos Municipais acontece nesta segunda-feira (10) na Câmara Municipal

Publicado em: 07/06/2024 2h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Emef Gonzaguinha (1)

Estão abertas as inscrições para as XVI Olimpíadas Estudantis e XIII Interceus

Publicado em: 07/06/2024 1h12 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.456