Notícias

Palestra sobre desafios da educação reuniu 250 profissionais no CEU Jambeiro

Ação permitiu análises e troca de experiências entre diversos agentes formuladores de políticas públicas

Publicado em: 31/05/2022 15h55 | Atualizado em: 31/05/2022

Auditório de um teatro com pessoas assistindo uma palestra. No palco uma mulher conversa com a plateia.Nesta terça-feira (31), a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), por meio da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP), promoveu a palestra “Desafios Contemporâneos da Educação”, no CEU Jambeiro, conduzida pela  Prof.ª Dr.ª Daniele Kowalewski, assessora do eixo de Educação em Direitos Humanos, Convivência e Mediação e Conflitos, da DIGP.

Participaram cerca de 250 profissionais entre professores e gestores de CEIs, EMEIS, EMEFs e gestores e analistas dos CEUs, bem como representantes da SME – COCEU/ DIGP, da Diretora Regional de Educação (DRE) Guaianases e membros da Divisão dos CEUs (DICEUs) da mesma DRE.

A ação formativa promoveu a análise, a reflexão, bem como a difusão de ideias a respeito do contexto atual na educação, além de propiciar a troca de experiências entre diversos agentes formuladores de políticas públicas.

O encontro contou, ainda, com as falas iniciais da DRE Guaianases, Lucimeire Cabral de Santana, e do Diretor da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da SME, Rogério Gonçalves.

Fotografia de nove pessoas, sendo sete mulheres e dois homens. Todos usam máscara de proteção individual e estão sobre um palco pousando para a foto. Atrás deles há uma cortina preta.
Palestrante Prof.ª Dr.ª Daniele e equipe responsável pela ação.

Em uma demanda vinda a partir da escuta dos gestores das Unidades Educacionais do território da DRE Guaianases, no Grupo de Trabalho (GT) Acolhimento, foram elencadas algumas temáticas importantes com vistas a problematizar questões relevantes decorrentes do retorno à convivência coletiva presencial e das atividades após o período mais crítico da pandemia da COVID-19. A palestra de hoje está entre estas  temáticas levantadas pelos educadores.  

O retorno da convivência coletiva e das atividades após o momento pandêmico trouxe para o ambiente escolar uma grande diversidade de sofrimentos psíquicos proveniente de violências sociais e das diversas vulnerabilidades que estão cada vez mais presentes nas vidas dos estudantes, tais sofrimentos têm sido intensificados nesse período dos últimos dois anos.

Diante deste cenário, a palestra busca compreender formas de acolher e subsidiar o aprimoramento de políticas públicas na perspectiva da Educação em Direitos Humanos, bem como entender o papel da escola no que diz respeito à sua atuação na Rede de Proteção Social e como agir preventivamente.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300