Notícias
Escola organiza desfile para celebrar o mês da Consciência Negra
Evento coloca em pauta a importância de discutir a temática negra
Publicado em: 19/11/2019 12h01 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) Feitiço da Vila realizou, no último dia 8 de novembro, a 5ª edição do Desfile Beleza Negra 2019. De acordo com a professora Nazaré Aparecida Barbosa, a ideia foi promover a conscientização racial e melhorar a auto estima de alunos ou alunas negros, incentivando o aprendizado numa perspectiva antirracista e trabalhando a auto estima dos estudantes.
Nazaré contou que, no decorrer do ano letivo, os alunos puderam conhecer mais sobre as culturas africanas e afro-brasileiras, conforme indica a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas. “Fizemos leituras com os alunos, os levamos ao Museu Afro, no Parque do Ibirapuera, entre outras ações. Para preparar nosso desfile, os alunos participaram de uma palestra sobre a história da moda com o produtor Cesar Fassina”.

Nazaré explica que a data é muito aguardada pelos estudantes e também pelas famílias. “Todos participam. De um jeito ou de outro, todos estão envolvidos com a organização e realização do evento” disse. A professora comentou que os pais colaboram doando ou emprestando roupas, acessórios, tecidos e na produção do evento, arrumando os cabelos, fazendo tranças, maquiagens e turbantes. “É um sucesso!” – comemora.
Durante o evento os alunos dos primeiros anos realizaram uma apresentação musical ensaiada pelo coreógrafo negro Dayvid Vieira, ex-aluno da escola, que já compôs o corpo de baile da cantora Karol Conka.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Secretaria Municipal de Educação
25 CEUs da capital recebem sábado sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias
Secretaria Municipal de Educação
SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Estudantes e idosos participam de plantio de mudas no CEU Água Azul
Relacionadas

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas
Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

25 CEUs da capital recebem sábado sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias
Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas
Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação