Notícias

Prefeitura de São Paulo inaugura Centro Educacional Unificado Vila Alpina

Área educacional será destinada a crianças de 0 a 5 anos de idade; equipamento é mais uma opção de lazer e cultura a moradores da região leste da cidade

Publicado em: 13/08/2020 9h44 | Atualizado em: 04/05/2021
Imagem do CEU Vila Alpina.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugura nesta quinta-feira (13), o Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Alpina, localizado na região leste da capital. O investimento no equipamento foi de R$ 50 milhões e a população da região contará com amplo espaço destinado a educação, cultura e esporte.

A unidade conta com uma biblioteca e um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) para atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade. O CEMEI entrou em funcionamento no início do ano, mas as atividades foram interrompidas devido a situação de pandemia de Covid – 19 (Coronavírus) em São Paulo. Ao todo, são 508 novas vagas destinadas a primeira infância.

Além da parte educacional, o novo CEU possui ginásio com quadra coberta, 2 quadras poliesportivas, 2 campos de futebol, 3 piscinas sendo: 1 recreativa para adulto, 1 recreativa para crianças e uma semiolímpica aquecida, pista de skate, pista de caminhada, entre outros.

São 12 mil m² de construção, divididos em térreo e 4 andares, num terreno de 66 mil m². O equipamento foi construído dentro das normas de acessibilidade aprovada pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA e possui elevadores, banheiros adaptados e rampas de acesso.

O novo CEU está localizado na Avenida Francisco Falconi, 83 – Vila Prudente. As atividades somente terão início com autorização das autoridades médicas e sanitárias.

Novos Centros Educacionais Unificados

A Prefeitura de São Paulo retomou em 2018 as obras de 12 CEUs que estavam paralisadas. O investimento para conclusão dos espaços é de R$ 543 milhões, criando mais de 6 mil vagas para a Educação Infantil. A área educacional das novas unidades será destinada ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos.

CEUs

Os Centros Educacionais Unificados, mais conhecidos como CEUs, são equipamentos educacionais implantados em São Paulo, como o resultado da reflexão e do desenvolvimento de diversas teses sobre educação no Brasil, desde o modelo das Escolas Parque proposto pelo educador Anísio Teixeira, até chegar ao conceito atual dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade. Desde então, os CEUs consolidaram-se como referência na educação e articulação de políticas públicas no território.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner de divulgação do Premio Paulo Freire - Qualidade no Ensino Municipal 2022

São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022

Publicado em: 19/08/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Reajuste (6)
1 2 3 1.264