Notícias

CEU Vila Rubi oferece práticas esportivas com foco nas mulheres 

A missão do projeto é desconstruir o machismo e promover o direito ao acesso da mulher à prática esportiva 

Publicado em: 13/03/2023 12h06 | Atualizado em: 13/03/2023
Montagem com quatro fotografias de mulheres em atividades Esportivas

O Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Rubi, localizado na zona sul da cidade, está com inscrições abertas para atividades com foco na participação feminina em modalidades esportivas como handebol, basquete, futsal e voleibol. A ação faz parte do projeto “Mulheres no Esporte”, criado pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento (DIESP), da Coordenadoria dos CEUs (COCEU) e incentiva o empoderamento feminino e a igualdade de gênero. 

Uma aula inaugural coletiva ocorrerá no próximo dia 17, às 9h. Na ocasião, será apresentada a proposta do “Mulheres no Esporte” e as modalidades esportivas disponíveis para 2023.

Interessadas em participar das atividades esportivas devem fazer a carteirinha do CEU na sala de gestão da unidade e realizar a matrícula no projeto. O CEU Vila Rubi está localizado na Rua Domingos Tarroso, 101, Vila Rubi, São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 5662-9400.

Implementação do Mulher no Esporte no CEU Vila Rubi

A partir da formação “Mulher no Esporte”, em 2022, que capacitou profissionais para atender e promover a diminuição da desigualdade das mulheres no esporte. A formação mostrou que, segundo dados do IBGE (2019), 52,2% da população brasileira são mulheres, sendo a maioria da população. Apesar disso, a participação das mulheres é pequena no esporte, principalmente em esportes com bola e em quadra. 

Diante desta realidade, o Analista em Informações, Cultura e Desporto – Educação Física, Robson Miguel da Silva, conta que ficou impactado pelo projeto e pela desigualdade que constatava em suas experiências e resolveu criar turmas de esporte para mulheres no CEU em que trabalha. A primeira experiência foi no Navegantes, em 2022.  

Atualmente, o professor Robson trabalha no CEU Vila Rubi e está implantando turmas de esportes de quadra – Handebol, Basquete, Futsal e Voleibol – com foco nas mulheres para incentivar um maior número de participação delas nessas modalidades que costumam ter maior participação masculina.

“A nossa maior missão é a desconstrução do machismo e incentivar o direito ao acesso e permanência da mulher na prática esportiva. Lidar com essas questões e discussões é fundamental.  O projeto vem para ressignificar o cotidiano e mostrar que as mulheres podem praticar o que quiserem. O nosso maior compromisso é mostrar para a mulher que ela pode estar onde ela quiser”, disse Robson. 

Mulheres no Esporte

O projeto Mulheres no Esporte visa discutir, refletir e fomentar o acesso livre às atividades físicas e esportivas, além de promover o esporte educacional como ferramenta de desenvolvimento integral, inclusão social e emancipação para diminuição da disparidade entre os gêneros. Foi criado em continuidade às ações de políticas públicas que ocorreram durante o “Março Mulher”, em 2022.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Polos UNICEU oferecem mais de 400 vagas em cursos de especialização

Publicado em: 18/06/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

Inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes na zona Leste da capital

Publicado em: 18/06/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração de 6 jovens. cada um deles está com uma balão de diálogo com bandeiras da
Fotografia mostra grupo de crianças caminhando.

Seguem abertas as inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias

Publicado em: 18/06/2024 3h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra capa de livro
1 2 3 1.458