Notícias

CEU Vila Rubi oferece práticas esportivas com foco nas mulheres 

A missão do projeto é desconstruir o machismo e promover o direito ao acesso da mulher à prática esportiva 

Publicado em: 13/03/2023 12h06 | Atualizado em: 13/03/2023
Montagem com quatro fotografias de mulheres em atividades Esportivas

O Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Rubi, localizado na zona sul da cidade, está com inscrições abertas para atividades com foco na participação feminina em modalidades esportivas como handebol, basquete, futsal e voleibol. A ação faz parte do projeto “Mulheres no Esporte”, criado pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento (DIESP), da Coordenadoria dos CEUs (COCEU) e incentiva o empoderamento feminino e a igualdade de gênero. 

Uma aula inaugural coletiva ocorrerá no próximo dia 17, às 9h. Na ocasião, será apresentada a proposta do “Mulheres no Esporte” e as modalidades esportivas disponíveis para 2023.

Interessadas em participar das atividades esportivas devem fazer a carteirinha do CEU na sala de gestão da unidade e realizar a matrícula no projeto. O CEU Vila Rubi está localizado na Rua Domingos Tarroso, 101, Vila Rubi, São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 5662-9400.

Implementação do Mulher no Esporte no CEU Vila Rubi

A partir da formação “Mulher no Esporte”, em 2022, que capacitou profissionais para atender e promover a diminuição da desigualdade das mulheres no esporte. A formação mostrou que, segundo dados do IBGE (2019), 52,2% da população brasileira são mulheres, sendo a maioria da população. Apesar disso, a participação das mulheres é pequena no esporte, principalmente em esportes com bola e em quadra. 

Diante desta realidade, o Analista em Informações, Cultura e Desporto – Educação Física, Robson Miguel da Silva, conta que ficou impactado pelo projeto e pela desigualdade que constatava em suas experiências e resolveu criar turmas de esporte para mulheres no CEU em que trabalha. A primeira experiência foi no Navegantes, em 2022.  

Atualmente, o professor Robson trabalha no CEU Vila Rubi e está implantando turmas de esportes de quadra – Handebol, Basquete, Futsal e Voleibol – com foco nas mulheres para incentivar um maior número de participação delas nessas modalidades que costumam ter maior participação masculina.

“A nossa maior missão é a desconstrução do machismo e incentivar o direito ao acesso e permanência da mulher na prática esportiva. Lidar com essas questões e discussões é fundamental.  O projeto vem para ressignificar o cotidiano e mostrar que as mulheres podem praticar o que quiserem. O nosso maior compromisso é mostrar para a mulher que ela pode estar onde ela quiser”, disse Robson. 

Mulheres no Esporte

O projeto Mulheres no Esporte visa discutir, refletir e fomentar o acesso livre às atividades físicas e esportivas, além de promover o esporte educacional como ferramenta de desenvolvimento integral, inclusão social e emancipação para diminuição da disparidade entre os gêneros. Foi criado em continuidade às ações de políticas públicas que ocorreram durante o “Março Mulher”, em 2022.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.

Resultados da prova discursiva e classificação prévia de concurso para ATE e PEI são divulgados

Publicado em: 12/04/2024 9h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

SME oferece curso voltado à saúde vocal para os educadores da Rede Municipal

Publicado em: 11/04/2024 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora Lívia e várias crianças andando de motoca na Praça da república.
Alunos de Dança Cigana do CEU Formosa posam para foto

CEU Formosa promove aulas gratuitas de dança cigana para comunidade

Publicado em: 11/04/2024 4h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Alunas do CEU Parelheiros participam de aula de Afromix. No palco as professoras conduzem a aula.

CEUs oferecem aulas de dança do Afromix em sua programação

Publicado em: 11/04/2024 11h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.438