Notícias

Secretaria Municipal de Educação lança coleção de livros sobre jogos de tabuleiro

Ação foi transmitida ao vivo na página do Facebook na quinta-feira (10)

Publicado em: 08/12/2020 17h10 | Atualizado em: 14/12/2020
pedaços de fotos que representam os jogos Mancala, da Onça, Xadrez e Go

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), lançou na quinta-feira (10) a Coleção Jogos de Tabuleiro. A ação foi transmitida ao vivo na página do Facebook (facebook.com/EducaPrefSP) e marcou a comemoração dos 25 anos do Programa Jogos de Tabuleiros com a apresentação de materiais pedagógicos sobre Xadrez, Jogo da Onça, Mancala Awelé e GO.

No evento de lançamento os assessores que contribuíram na construção dos materiais estiveram presentes para falar sobre a prática dos jogos e suas concepções culturais.

A coleção de livros do Programa será distribuída às Unidades Educacionais em versão impressa, mas também estará disponível a todos uma versão digital para qualquer interessado ter acesso.

Atualmente, 50 mil estudantes praticam pelo menos um tipo de jogo de tabuleiro nas mais de 300 unidades escolares com projetos registrados. Destes alunos, cerca de 20 mil participaram de algum dos festivais promovidos pela SME. A COCEU estima que cerca de 10 mil professores já concluíram curso de pelo menos um dos jogos que compõem o Programa Jogos de Tabuleiro.

O xadrez foi o primeiro jogo de tabuleiros que surgiu nas escolas municipais de São Paulo como conteúdo pedagógico. O programa também promove a prática de jogos como: Jogo da Onça, Mancala Awelé e GO.

Participações

Fátima Brum, Coordenadora dos Centros Educacionais Unificados (COCEU);

Marcos Cezar, responsável pelo Programa Jogos de Tabuleiros da Rede Municipal de Educação;

Jefferson Pelikian, Mestre Internacional de Xadrez, foi técnico da Seleção brasileira infanto-juvenil entre 1998 e 2009. Considerado um dos melhores técnicos de Xadrez do Brasil, foi assessor da SME no programa Jogos de Tabuleiro de 2011 a 2019;

Liliane Pereira Braga, dedica-se a culturas afro-diaspóricas e projetos culturais entre África e Américas há décadas. Participou do Núcleo Étnico-Racial da SME, estando na equipe que incluiu o Mancala Awelé no Programa Jogos de Tabuleiro. É assessora técnica do Programa desde 2016;

Marcele Garcia Guerra, mestre em Direito e Doutora em Antropologia Social, ambas pela Universidade de São Paulo, atua como formadora em cursos de História e Cultura Indígena na RME. Desde 2018, é assessora técnica do Programa Jogos de Tabuleiro;

Felipe Herman Van Riemsdijk, campeão brasileiro de Go em 2016 e Presidente do Brasil Nippon Kiin (Associação Brasileira de Go) desde 2018, detém o título de 5º Dan Japonês de Go. Assessor do programa Jogos de Tabuleiro desde 2017, auxiliando na inclusão do jogo na RME.

 

Lançamento da Coleção Jogos de Tabuleiro

Evento on-line
Data: 10 de dezembro
Horário: 15 horas
Transmissão: facebook.com/EducaPrefSP

 

Versão digital dos livros da Coleção Jogos de Tabuleiro

Acesse aqui o pdf do livro GO – Jogos de Tabuleiro

Acesse aqui o pdf do livro Jogo da Onça – Jogos de Tabuleiro

Acesse aqui o pdf do livro Mancala Awelé – Jogos de Tabuleiro

Acesse aqui o pdf do livro Xadrez -Jogos de Tabuleiro

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427