• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Centros Educacionais Unificados – CEUs

Foto do CEU Butantã. Em primeiro plano, crianças sentadas em bancos de concreto. Ao meio, à esquerda um lado, ao centro um caminho com pessoas caminhado, à direita uma rua. Ao fundo da foto, os prédios do CEU, os das pontas são retangulares e o do centro é circular

Os Centros Educacionais Unificados, mais conhecidos como CEUs, são equipamentos educacionais implantados em São Paulo pela primeira vez em 2002, como o resultado da reflexão e do desenvolvimento de diversas teses sobre educação no Brasil, desde o modelo das Escolas Parque proposto pelo educador Anísio Teixeira, até chegar ao conceito atual dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade. Desde então, os CEUs consolidaram-se como referência na educação e articulação de políticas públicas no território, atingindo atualmente uma rede com 46 CEUs (ir para a lista de CEUs já implantados, com respectivos endereços).

Os CEUs foram construídos com o objetivo de promover uma educação à população de maneira integral, democrática, emancipatória, humanizadora e com qualidade social. Juntando não somente educação, mas também, a cultura, o esporte, lazer e recreação, possibilitando o desenvolvimento do ser humano como um todo, como pessoa de direitos e deveres e dono de sua história. Todos os dias, os CEUs oferecem uma extensa e diversificada programação, cuja agenda do mês corrente pode ser consultada ao se clicar no nome do CEU para o qual se quer fazer a consulta (ir para Programação dos CEUs).


Objetivos dos CEUs:

  • Promover o desenvolvimento de bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos;
  • Ser uma referência de desenvolvimento para o território e comunidade;
  • Ser um lugar de experiências educacionais democráticas, emancipatórias e inovadoras;
  • Promover o protagonismo infantil e juvenil;
  • Ser um centro de promoção da justiça social no território e na comunidade;
  • Garantir o direito e acesso dos frequentadores dos CEUs à educação, cultura, lazer, esporte e recreação e às tecnologias.

Deste modo, os CEUs contribuem para valorização e ampliação dos conhecimentos locais e da comunidade ao seu redor, por meio de um projeto educativo e socialmente importante para todas as gerações: crianças, jovens, adultos e idosos.

Os CEUs integram o sistema educacional da Prefeitura de São Paulo e são administrados pela Secretaria Municipal de Educação, para o desenvolvimento educacional integral dos cidadãos e cidadãs, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas para as áreas de educação, cultura, esportes, lazer, recreação e tecnologia.


Serviços dos CEUs:

A Carta de Serviços da Prefeitura de São Paulo, disponível no Portal SP 156, traz a ficha técnica detalhada de oito serviços relacionados relacionados aos Centros Educacionais Unificados: