Divisão de Formação – DF
Propostas Formativas 2019
Homologação 19514 – publicado no Diário Oficial de 29 de novembro de 2019 – página 62
DRE São Miguel Paulista
Seminário de práticas e pesquisas em ensino de Ciências e Matemática
Homologação 19516 – publicado no Diário Oficial de 28 de novembro de 2019 – página 45
Núcleo Técnico de Currículo/UNICSUL/UNICID
Seminário Gestão em foco: das articulações ao fortalecimento do projeto político pedagógico
Homologação 19495 – publicado no Diário Oficial de 28 de novembro de 2019 – página 47
DRE Freguesia/Brasilândia
Seminário: Compartilhando práticas pedagógicas inclusivas
Homologação 19515 – publicado no Diário Oficial de 27 de novembro de 2019 – página 41
Divisão de Educação Infantil/Divisão de Educação Especial e Oscip Mais diferenças
Seminário UNICEU: Cultura empreendedora na escola
Homologação 19496 – publicado no Diário Oficial de 27 de novembro de 2019 – página 41
Núcleo Técnico UNICEU
Homologação 19494 – publicado no Diário Oficial de 22 de novembro de 2019 – página 52
DRE São Miguel Paulista
Seminário de Ciências Naturais: a alfabetização científica e as práticas investigativas
Homologação 19504 – publicado o Diário Oficial de 20 de novembro de 2019 – página 44
DRE São Miguel Paulista
Seminário da Academia Estudantil de Letras: práticas e experiências de encantamento literário
Homologação 19513 – publicado no Diário Oficial de 20 de novembro de 2019 – página 40
Núcleo Técnico de Currículo – AEL
Seminário de Língua Portuguesa – discutindo práticas de linguagem
Homologação 19501 – publicado no Diário Oficial de 19 de novembro de 2019 – página 47
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Homologação 19503 – publicado no Diário Oficial de 19 de novembro de 2019 – página 47
Núcleo Técnico de Currículo – Étnico-racial
Sustentabilidade e Educação: os plásticos, reciclagem e os resíduos sólidos
Homologação 19510 – publicado no Diário Oficial de 15/11/2019 – página 39
COCEU
Seminário – novembro negro: a Educação étnica racial em debate
Homologação 19507 – publicado no Diário Oficial de 15/11/2019 – página 41
DRE Pirituba/Jaraguá
Homologação 19508 – publicado no Diário Oficial de 15/11/2019 – página 41
DRE Pirituba/Jaraguá
II Seminário de Educação Integral – Educação Contemporânea: múltiplos contextos, diferentes caminhos
Homologação 19502 – publicado no Diário Oficial de 15/11/2019 – página 41
DRE Pirituba/Jaraguá
Homologação 19498 – publicado no Diário Oficial de 15/11/2019 – página 50
DRE Guaianases
VIII Seminário Internacional da consciência negra – as múltiplas interfaces do branqueamento
Homologação 19512 – publicado no Diário Oficial de 14 de novembro de 2019 – página 45
DRE Pirituba/Jaraguá
Seminário Saúde Escolar – por ações de prevenção e controle de arboviroses
Homologação 19425 – publicado no Diário Oficial de 14 de novembro de 2019 – página 47
DRE São Miguel Paulista
Planejamento de ações formativas nos polos UNICEU
Homologação 19089 – publicado no Diário Oficial de 08 de novembro de 2019 – página 33
Núcleo Técnico UNICEU
Jovens Empreendedores primeiros passos – módulo II – avaliando para aprender
Homologação 19491 – publicado no Diário Oficial de 07 de novembro de 2019 – página 40
Núcleo Técnico UNICEU
Ciclo de palestras: O programa de alimentação escolar e a sustentabilidade – módulo 2
Homologação 19485 – publicado no Diário Oficial de 07 de novembro de 2019 – página 40
Coordenadoria de Alimentação Escolar
Seminário: Prevenção da violência doméstica e do abuso sexual contra bebês, crianças e adolescentes
Homologação 19488 – publicado no Diário Oficial de 07 de novembro de 2019 – página 45
DRE Guaianases
II Seminário Regional Novembro negro: desafios na diáspora Africana
Homologação 19509 – publicado no Diário Oficial de 05 de novembro de 2019 – página 45
DREs Itaquera, Guaianases e São Miguel Paulista
3º Seminário e mostra de tecnologias – ação promovendo a reflexão e conferência Educom SP
Homologação 19487 – publicado no Diário Oficial de 02 de novembro de 2019 – página 44
NTC – Tecnologias para Aprendizagem
Introdução ao estudo das civilizações africanas
Homologação 19474 – publicado no Diário Oficial de 02 de novembro de 2019 – página 59
DRE Penha
Práticas docentes de introdução à robótica: mecânica, elétrica e garimpagem tecnológica
Homologação 19500 – publicado no Diário Oficial de 02 de novembro de 2019 – página 47
DRE Ipiranga
Homologação 19481 – publicado no Diário Oficial de 23 de outubro de 2019 – página 29
Divisão de Educação de Jovens e Adultos
Por uma educação antirracista – reflexões e contribuições
Homologação 19493 – publicado no Diário Oficial de 23 de outubro de 2019 – página 33
DRE Butantã
Africanidades – trajetórias do africano no espaço geográfico brasileiro
Homologação 19367 – publicado no Diário Oficial de 23 de outubro de 2019 – página 31
DRE Freguesia do Ó/Brasilândia
Seminário Educação Integral: ampliando possibilidades e conhecimentos
Homologação 19451 – publicado no Diário Oficial de 22 de outubro de 2019 – página 49
DRE São Mateus
Currículo da Cidade: introdução aos modelos instrucionais para a Educação Física
Homologação 19436 – publicado no Diário Oficial de 22 de outubro de 2019 – página 47
DRE Capela do Socorro
Vídeo performance, arte e interdisciplinaridade na escola
Homologação 18119 – publicado no Diário Oficial de 22 de outubro de 2019 – página 42
NTC – Educom
Responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos – teoria e prática pedagógica
Homologação 19462 – publicado no Diário Oficial de 18 de outubro de 2019 – página 50
DRE Penha
Seminário Arquitetando possibilidades: prevenção e posvenção ao suicídio
Homologação 19479 – publicado no Diário Oficial de 16 de outubro de 2019 – página 34
DRE Butantã
Palestra: Ensinar e aprender na diversidade – emoção e razão na aprendizagem
Homologação 19434 – publicado no Diário Oficial de 15 de outubro de 2019 – página 50
DRE Campo Limpo
Cinema negro na escola: perspectivas e diálogos frente às relações étnico-raciais
Homologação 18391 – publicado no Diário Oficial de 15 de outubro de 2019 – página 48
NTC – Educom
Seminário Novembro Negro – Descolonizando Mentes
Homologação 19490 – publicado no Diário Oficial de 08 de outubro de 2019 – página 35
DRE Santo Amaro
O direito inalienável da literatura
Homologação 19476 – publicado no Diário Oficial de 11 de outubro de 2019 – página 49
Área promotora: NTC Sala de leitura
II Encontro: “Dialogando sobre a rede protetiva
Diretoria Regional de Educação – DRE JT – DICEU/DIPED
Resolução de problemas nos anos iniciais
DIPED DRE PJ
DIPED a influência da cultura africana na constituição da identidade brasileira: uma perspectiva cultural
DRE Ipiranga
Educação ambiental na prática escolar: responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos – teoria e prática
DIPED/DRE – Butantã
Olhares decoloniais para o centro histórico da cidade de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Pirituba-Jaraguá
Formação de professores regentes da Sala de Recursos Multifuncionais
CEFAI Santo Amaro
Práticas inclusivas em educação física – um olhar para o estudante com deficiência intelectual
DRE AS/DIPED/CEFAI
Ação formativa do coordenador pedagógico na qualificação dos registros docente
DRE Itaquera
Tecnologias para aprendizagem e o currículo da cidade: programando no Scratch
Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro
Onde brincam as crianças? Reflexões sobre espaços, criações e interações na educação infantil
APROFEM – Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo
Currículo da cidade: um olhar para os eixos: vida, ambiente e saúde
DIEFEM
A importância da equipe de apoio na construção de uma escola inclusiva
CEFAI – DRE CL
IV encontro de saúde mental e intersetorialidade de Guaianases – educação, saúde e assistência social: da reflexão à construção de um projeto em rede
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Iniciando a programação com o Scratch
DIPED/DRE – SM
Introdução à robótica – iniciando a programação
DIPED/DRE-SM
Educação Ambiental na prática escolar: responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos – teoria e prática pedagógica
DRE Campo Limpo
As estratégias de ensino de matemática para a aprendizagem dos números racionais nos ciclos interdisciplinar e autoral
Diretoria Regional de Educação São Miguel
III Seminário Currículo da Cidade: cognição, aprendizagens e diálogos necessários
DIPED DRE Ipiranga
Iniciação ao Jogo de Go – tabuleiro 13×13
Coordenadoria dos CEUS e de Educação Integral
Descobrindo possibilidades no aprendizado da Educação Física
Secretaria Municipal de Educação
A avaliação interna e externa: potencializando o acompanhamento e a gestão das aprendizagens
Diretoria Regional de Educação Butantã
Formação continuada: reflexão e aperfeiçoamento das ações no Atendimento Educacional Especializado – AEE
Diretoria Regional de Educação Butantã
Africanidades – trajetórias do africano no espaço geográfico brasileiro
DICEU – DRE Itaquera
Ciclo de Oficinas: construindo recursos pedagógicos acessíveis
Diretoria Regional de Educação Penha
Jovens empreendedores primeiros passos – JEPP – Módulo I
Núcleo Técnico da Universidade nos CEU – UNICEU
III Seminário Currículo da Cidade: cognição, aprendizagens e diálogos necessários
DIPED DRE Ipiranga
Educação Ambiental na prática escolar: responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos – teoria e prática pedagógica
Diretoria Regional de Educação da Capela do Socorro
Seminário: contextos e perspectivas da educação especial: caminhos para práticas pedagógicas inclusiva
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Para aprender e ensinar xadrez na escola – Módulo II
Coordenadoria dos CEUS e de Educação Integral
A Educação Socioemocional: conceitos e práticas no currículo da cidade
SINESP
Enchentes na cidade de São Paulo: o papel da educação no cuidado e prevenção
SME – COCEU/DIGP, Defesa Civil, SMS, AMLURB e SVMA
Propostas formativas para o trabalho com sequência de atividades no Projeto de Apoio Pedagógico
Secretaria Municipal de Educação
A ação docente na Educação Infantil
Sindicato dos Trabalhadores nas unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do município de São Paulo – SEDIN
O programa de alimentação escolar e a sustentabilidade
Homologação 19408 – publicado no Diário Oficial de 19 de setembro de 2019 – página 55
Área promotora: Secretaria Municipal de Educação – CODAE
III seminário povos imigrantes
Homologação 19244 – publicado no Diário Oficial de 19 de setembro de 2019 – página 54
Área promotora: SME/NTC/NEER
Diálogos de formação: ação integrada entre as equipes DIPED & supervisão escolar
Homologação 19383 – publicado no Diário Oficial de 19 de setembro de 2019 – página 59
Área promotora: Diretoria Regional de Educação São Mateus
Música para todos: fazer musical criativo
Homologação 19445 – publicado no Diário Oficial de 18 de setembro de 2019 – página 47
Área promotora: SME/COPED/NTC/AEL
Direitos humanos e o estatuto da criança e do adolescente na educação: história, impacto na sociedade e desafios
Diretoria Regional de Educação Butantã
Homologação 19393 – publicado no Diário Oficial de 18 de setembro de 2019 – página 52
Área promotora: Diretoria Regional de Educação São Miguel
Formação de estagiários “aprender sem limite”
Homologação 19107 – publicado no Diário Oficial de 18 de setembro de 2019 – página 52
Área promotora: CEFAI DRE – SM
Seminário qualidade de vida e sustentabilidade: a educação ambiental na construção de espaços educadores e relações saudáveis
Homologação 19443 – publicado no Diário Oficial de 17 de setembro de 2019 – página 41
Área promotora: Diretoria Regional de Educação São Miguel
O jogo de mancala awelé : ensino e prática para formadores
Homologação 19404 – publicado no Diário Oficial de 17 de setembro de 2019 – página 39
Área promotora: Coordenadoria dos CEUs e de educação integral
O jogo de go: ensino e prática para formadores – módulo I
Homologação 19403 – publicado no Diário Oficial de 17 de setembro de 2019 – página 39
Área promotora: Coordenadoria dos CEUs e de educação integral
Seminário de educação especial: reflexões e práticas das aprendizagens na perspectiva da educação inclusiva
Homologação 19449 – publicado no Diário Oficial de 14 de setembro de 2019 – páginas 48 e 49
Área promotora: CEFAI/DRE Itaquera
Laboratório de práticas pedagógicas inclusivas
Homologação 19440 – publicado no Diário Oficial de 14 de setembro de 2019 – página 43
Área promotora: SME/COPED/DIEI/DIEE, OSCIP mais diferenças
Seminário regional DRE JT: desafios da educação especial
Homologação 19417 – publicado no Diário Oficial de 14 de setembro de 2019 – página 46
Área promotora: CEFAI JT
Seminário povos indígenas
Homologação 19410 – publicado no Diário Oficial de 13 de setembro de 2019 – página 44
Área promotora: DREs Guaianases, Itaquera e São Miguel
Seminário interfaces da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Homologação 19321 – publicado no Diário Oficial de 13 de setembro de 2019 – página 42
Área promotora: DIPED DRE Freguesia/Brasilândia
Seminário o papel do currículo escolar no enfrentamento à violência doméstica e à violência sexual contra crianças e adolescentes
Homologação 19419 – publicado no Diário Oficial de 12 de setembro de 2019 – página 51
DRE Butantã
Altas habilidades/superdotação no contexto educacional
Homologação 19321 – publicado no Diário Oficial de 12 de setembro de 2019 – página 43
DRE São Mateus
Seminário: “o fazer pedagógico na educação especial na perspectiva da educação inclusiva: diálogos e trajetórias
Homologação 19370 – publicado no Diário Oficial de 11 de setembro de 2019 – página 40
DRE Butantã
Formação continuada: planejando e qualificando ações no atendimento educacional especializado – aee
Homologação 19333 – publicado no Diário Oficial de 11 de setembro de 2019 – página 38
DRE Pirituba/Jaraguá
Curso básico de libras para educadores
Homologação 19382 – publicado no Diário Oficial de 11 de setembro de 2019 – página 40
DRE São Miguel Paulista
Seminário “olhares indígenas no brasil: tradições, histórias e culturas”
Homologação 19438 – publicado no Diário Oficial de 07 de setembro de 2019 – página 45
DRE Pirituba/Jaraguá
Seminário opa! Opinião participativa – uma construção coletiva – grêmio estudantil
Homologação 19416 – publicado no Diário Oficial de 07 de setembro de 2019 – página 47
DICEU – educação integral / DRE-MP
Natureza da ciência no currículo da cidade: refletindo sobre a construção do conhecimento científico
Homologação 19329 – publicado no Diário Oficial de 07 de setembro de 2019 – página 42
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Grêmio estudantil: a voz do estudante na escola
Homologação 19402 – publicado no Diário Oficial de 06 de setembro de 2019 – página 34
DRE Ipiranga/setor DICEU
A pesquisa em documentos e registros fotográficos como processo de aprendizagem – os rios da cidade de São Paulo
Homologação 19330 – publicado no Diário Oficial de 06 de setembro de 2019 – página 32
Arquivo histórico municipal SMC
Alfabetização de jovens e adultos: o olhar do currículo da cidade para eja
Homologação 19310 – publicado no Diário Oficial de 11 de setembro de 2019 – página 37
DIPED Ipiranga
Seminário – a educação como ferramenta de desenvolvimento integral dos estudantes
Homologação 19391 – publicado no Diário Oficial de 06 de setembro de 2019 – página 32
DRE Penha
Seminários regionais – educação em direitos humanos: projeto respeitar é preciso
SME/COCEU – dgpi/vladimir herzog
Homologação 18282 – publicado no Diário Oficial de 05 de setembro de 2019 – página 34
Arquivo histórico municipal SMC
Arte contemporâNEA: experimentação e reflexão sobre as práticas pedagógicas
Homologação 19394 – publicado no Diário Oficial de 04 de setembro de 2019 – página 39
SME/COCEU/DIAP
Libras: pensando na aquisição de língua
Homologação 19388 – publicado no Diário Oficial de 04 de setembro de 2019 – página 45
DRE Butantã
Formação de professores formadores no jogo de xadrez – ensino e prática: avançado
Homologação 19346 – publicado no Diário Oficial de 03 de setembro de 2019 – página 37
Coordenadoria dos CEUs e de educação integral
Avaliação da/ para aprendizagem: desafios e possibilidade
Homologação 19237 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 52
DRE São Mateus
Avaliação: subsídios para diagnósticos e replanejamentos
Homologação 19308 – publicado no Diário Oficial de 13 de agosto de 2019 – página 41
DRE Santo Amaro
Desafios do formador de professores alfabetizadores: aprendizagem do adulto professor
Homologação 19305 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Deficiência física: ampliando o olhar para as potencialidades
Homologação 19292 – publicado no Diário Oficial de 30 de julho de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação Butantã
O professor que ensina matemática por meio da resolução de problemas
Homologação 19264 – publicado no Diário Oficial de 06 de julho de 2019 – página 45
Divisão Pedagógica – DRE Itaquera e DRE Penha
Diferentes abordagens no ciclo de alfabetização: um olhar interdisciplinar do currículo da cidade
Homologação 19247 – publicado no Diário Oficial de 17 de julho de 2019 – página 34
DRE Butantã
Esporte, cultura corporal e pensamento científico no ensino fundamental
Homologação 19245 – publicado no Diário Oficial de 17 de julho de 2019 – página 34
Diretoria Regional de Educação Butantã
Linguagem de programação scratch
Homologação 19238 – publicado no Diário Oficial de 27 de julho de 2019 – página 46
DIPED MP
Laboratório territórios
Homologação 19414 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 38
COPED – Divisão de Ensino Fundamental e Médio – DIEFM
Seminário “educação integral e currículo: reflexões e práticas
Homologação 19412 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 39
DRE Freguesia/ brasilândia
Educação integral, integrada e integradora: os territórios do saber e sua potencialidade no cenário das aprendizagens
Homologação 19405 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 40
DICEU / DIPED Ipiranga
Mergulho histórico para uma sociedade plural
Homologação 19380 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 36
SME/COCEU/DIGP/DICEU e associação beneficente e cultural b’nai b’rith de São Paulo
CEU olímpico: avanços na avaliação física para o esporte nos CEU
Homologação 19372 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 36
Coordenadoria dos CEU e de educação integral
Pesquisa e intervençao social – desenvolvendo projetos no ciclo autoral por meio do tca
Homologação 19363 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 43
Diretoria Regional de Educação Butantã
A interdiciplinaridade entre arte e educação física adaptada coadjuvantes na perspectiva da educação inclusiva no ciclo de alfabetização
Homologação 19353 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 41
Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá
Trocando ideias sobre inclusão -2ª edição
Homologação 18423 – publicado no Diário Oficial de 31 de agosto de 2019 – página 43
DRE Butantã
Desafios da alfabetização nos anos iniciais – módulo II
Homologação 19306 – publicado no Diário Oficial de 15 de agosto de 2019 – página 36
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Ensinar ciências na perspectiva do currículo da cidade
Homologação 19332 – publicado no Diário Oficial de 13 de agosto de 2019 – página 39
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Contextos formativos na supervisão escolar: conciliação das atividades administrativas e ações pedagógicas
Homologação 19323 – publicado no Diário Oficial de 28 de agosto de 2019 – página 39
Diretoria Regional de Educação Guaianases
III seminário da educação infantil: reflexões para o cotidiano de bebês e crianças pequenas
Homologação 19371 – publicado no Diário Oficial de 29 de agosto de 2019 – página 50
DRE Itaquera
Formação de professores formadores no jogo de xadrez – ensino e prática: iniciação
Homologação 19335 – publicado no Diário Oficial de 29 de agosto de 2019 – página 47
COCEU
Oraturas africanas
Homologação 18382 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 41
DRE Pirituba/Jaraguá
Seminário “viver a literatura de cordel na academia de letras dos professores da cidade de São Paulo – alp”
Homologação 19406 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 38
SME/COPED/NTC/Academia Estudantil de Letras
Pedagogia dos saraus: teoria, prática literária e educativa
Homologação 19415 – publicado no Diário Oficial de 30 de agosto de 2019 – página 42
DIPED MP
3º encontro regional UNICEU da região noroeste: “concepções e práticas da educação inclusiva no contexto escolar”
Homologação 19278 – publicado no Diário Oficial de 13 de agosto de 2019 – página 39
Núcleo Técnico da universidade nos CEU – UNICEU
Infância leitora
Homologação 19377 – publicado no Diário Oficial de 28 de agosto de 2019 – página 37
DRE Jaçanã Tremembé
Linguagem oral na sala de aula e o currículo da cidade de língua portuguesa
Homologação 19285 – publicado no Diário Oficial de 28 de agosto de 2019 – página 33
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
As estratégias de ensino de matemática na construção de aprendizagens nos ciclos de alfabetização e interdisciplinar
Homologação 19409 – publicado no Diário Oficial de 28 de agosto de 2019 – página 39
DIPED MP
Agosto indígena – cultura e conhecimento dos povos originários brasileiros
Homologação 19355 – publicado no Diário Oficial de 15 de agosto de 2019 – página 39
DRE Santo Amaro
Sequências didáticas para o ensino de matemática
Homologação 19116 – publicado no Diário Oficial de 20 de agosto de 2019 – página 35
DRE Pirituba/Jaraguá
Educomunicação: nas ondas da fotografia
Homologação 18058 – publicado no Diário Oficial de 21 de agosto de 2019 – página 44
COPED/NTC-Núcleo de educomunicação
Produção de textos escritos no ciclo autoral
Homologação 19009 – publicado no Diário Oficial de 20 de agosto de 2019 – página 34
SME/ COPED/ DIEFM
Construção de imagens e silêncios na poesia: vivências estéticas e escritas criativas
Homologação 19018 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 40
DRE PE
Vídeo performance, arte e interdisciplinaridade na escola
Homologação 18119 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 37
SME/COPED/NTC-Núcleo de educomunicação
Educomunicação: cinema brasileiro um panorama para os educadores
Homologação 18056 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 37
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação
Um olhar sobre matrizes de referência de avaliações externas e suas relações com o currículo
Homologação 19389 – publicado no Diário Oficial de 24 de agosto de 2019 – página 48
DRE Itaquera
Brincar inclusivo e suas diferentes linguagens
Homologação 19357 – publicado no Diário Oficial de 24 de agosto de 2019 – página 43
SME/DIEI, SME/DIEE, OSCIP mais diferenças
Curso de educação ambiental e trilhas urbanas no parque jardim-apurá búfalos
Homologação 19358 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 40
DRE Santo Amaro
Atendimento na sala de recursos multifuncionais e o uso das tecnologias assistivas
Homologação 19336 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 41
DRE Itaquera
Metodologias ativas na prática pedagógica
Homologação 19324 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 41
DRE São Miguel paulista
Práticas do atendimento educacional especializado a luz do currículo da cidade
DRE Guaianases
A presença indígena na formação histórica e identidade nacional
Homologação 19316 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 40
DRE Penha
Cuidar e educar: noções básicas para o atendimento dos educandos com quadros de deficiência e transtornos globais do desenvolvimento
Homologação 18271 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 37
SME/COPED/DIEE/SPDM
Imprensa jovem leitura crítica da mídia
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação
Homologação 18065 – publicado no Diário Oficial de 03 de agosto de 2019 – página 34
DRE Penha
II seminário pedagogia de projetos nas tecnologias da informação
Homologação 19322 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 41
DRE Itaquera
Teatro como expressão literária: módulo II – figurino, cenário e técnicas de encenação
Homologação 19305 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
DRE Penha
1º seminário sobre livro e leitura na cidade de São Paulo: perspectivas para uma cidade leitora
Homologação 19399 – publicado no Diário Oficial de 23 de agosto de 2019 – página 30
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Seminário de educação especial e inclusiva: compartilhando saberes e práticas
DIEE
Homologação 19305 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Somos amigos do peito – 2019
Homologação 18283 – publicado no Diário Oficial de 16 de agosto de 2019 – página 37
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
A intencionalidade da ação do coordenador pedagógico da educação infantil
Homologação 19392 – publicado no Diário Oficial de 23 de agosto de 2019 – página 36
DIPED DRE JT
Trocas e olhares: encontros de formação em arte-educação
Homologação 19366 – publicado no Diário Oficial de 23 de agosto de 2019 – página 30
NTC/NEER em parceria com sesc bom retiro
II seminário de recuperação de aprendizagens: proposições, práticas e orientações didáticas
Homologação 19345 – publicado no Diário Oficial de 23 de agosto de 2019 – página 30
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Avaliação: um olhar com foco na aprendizagem
Homologação 19276 – publicado no Diário Oficial de 23 de agosto de 2019 – página 37
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Educomunicação: nas ondas do vídeo
Homologação 18057 – publicado no Diário Oficial de 27 de agosto de 2019 – página 37
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação
Seminário: engenho: experimentação e interatividade (hands-on) no ensino de ciências: a práxis pedagógica
Homologação 19397 – publicado no Diário Oficial de 22 de agosto de 2019 – página 44
DRE – IQ
Deficiência múltipla: recursos e tecnologia assistiva
Homologação 19263 – publicado no Diário Oficial de 20 de agosto de 2019 – página 35
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Educomunicação: histórias em quadrinhos como recurso pedagógico em sala de aula
Homologação 18210 – publicado no Diário Oficial de 21 de agosto de 2019 – página 44
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação
Reflexões sobre a prova São Paulo: matriz de referência, análise de resultados e encaminhamentos pedagógicos
Homologação 19390 – publicado no Diário Oficial de 21 de agosto de 2019 – página 47
DIPED – DRE Itaquera
Formação de gestores iniciantes – 2019
Homologação 19337 – publicado no Diário Oficial de 21 de agosto de 2019 – página 47
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Currículo da cidade: ensinar ciências no eixo vida, ambiente e saúde
Homologação 19326 – publicado no Diário Oficial de 21 de agosto de 2019 – página 44
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Formação do professor orientador de área de matemática – módulo II
Homologação 19067 – publicado no Diário Oficial de 16 de agosto de 2019 – página 37
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Docência compartilhada e o currículo da cidade: potencializando aprendizagens no ciclo interdisciplinar
Homologação 19294 – publicado no Diário Oficial de 20 de agosto de 2019 – página 35
Diretoria Regional de Educação Butantã
Acompanhamento da alfabetização em contextos de cultura escrita
Homologação 19111 – publicado no Diário Oficial de 17 de agosto de 2019 – página 55
Diretoria Regional de Educação Penha
Inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida na educação para o trânsito
Homologação 18044 – publicado no Diário Oficial de 26 de julho de 2019 – página 41
CET Companhia de Engenharia de Tráfego
Serpentes, biodiversidade e pensamento científico no ensino fundamental
Homologação 19069 – publicado no Diário Oficial de 10 de agosto de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação Butantã
Desafios do formador de professores alfabetizadores: identidade em construção
Homologação 19046 – publicado no Diário Oficial de 15 de março de 2019 – página 40
DIEFM
Portas abertas: português para imigrantes
Homologação 19385 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
SME/NTC/NEER
Educomunicação nas ondas do rádio
Homologação 18055 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
COPED/NTC-Núcleo de educomunicação
Educação integral e democracia: uma agenda positiva para a educação nacional
Homologação 19381 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 43
Escola do parlamento
Educação ambiental: caminhos possíveis para a construção de uma escola sustentável
Homologação 19340 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
SME/COPED/NTC/NEA/NEER/umapaz/DRE-DIPED/unesco
O acompanhamento das aprendizagens: as ações do professor orientador de área do ciclo de alfabetização
Homologação 19338 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 42
DIEFM
Lei 11645/08: 10 anos da história e cultura dos povos indígenas brasileiros no currículo escolar
Homologação 18417 – publicado no Diário Oficial de 14 de agosto de 2019 – página 45
DRE Campo Limpo/DIPED
Expressões corporais e esportivas ações, reflexões e possibilidades
Homologação 19300 – publicado no Diário Oficial de 13 de agosto de 2019 – página 39
COPED/COCEU
Estratégias e recursos para a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação
Homologação 19282 – publicado no Diário Oficial de 10 de agosto de 2019 – página 38
CEFAI Campo Limpo
Ação formativa do coordenador pedagógico na qualificação dos registros docentes
Homologação 19369 – publicado no Diário Oficial de 03 de agosto de 2019 – página 38
Diretoria Regional de Educação Itaquera – DIPED
Formação continuada aos professores do atendimento educacional especializado – PAEE – 2019 – módulo II
Homologação 19347 – publicado no Diário Oficial de 03 de agosto de 2019 – página 35
DRE Jaçanã Tremembé – CEFAI
História, interdisciplinaridade e multimodalidade: a construção da prática didática no cotidiano escolar
Homologação 19298 – publicado no Diário Oficial de 10 de agosto de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação – Itaquera
Programa de formação multicultural em língua italiana para professores da RMESP – módulo III
Homologação 19295 – publicado no Diário Oficial de 09 de agosto de 2019 – página 45
DIEFM e UNICEU
Produção de textos para o ciclo interdisciplinar
Homologação 19195 – publicado no Diário Oficial de 03 de agosto de 2019 – página 38
Divisão Pedagógica – DRE Itaquera
O currículo da cidade de São Paulo em história e geografia: análise, reflexão e aprofundamento
Homologação 19283 – publicado no Diário Oficial de 07 de agosto de 2019 – página 41
Diretoria Regional de Educação São Miguel
A educação infantil como espaço social de interações e garantia do brincar na perspectiva da educação inclusiva como princípios para a ação pedagógica
Homologação 19281 – publicado no Diário Oficial de 07 de agosto de 2019 – página 40
DIPED/CEFAI-CL
A sala de leitura na perspectiva do currículo da cidade: repensando práticas e perspectivas literárias
Homologação 19261 – publicado no Diário Oficial de 06 de agosto de 2019 – página 53
Diretoria Regional de Educação Butantã
Transtorno do espectro autista na perspectiva do aee (atendimento educacional especializado) – módulo 2
Homologação 19361 – publicado no Diário Oficial de 06 de agosto de 2019 – página 51
DRE Ipiranga/DIPED/CEFAI
O brincar inclusivo
Homologação 19354 – publicado no Diário Oficial de 06 de agosto de 2019 – página 52
Diretoria Regional Santo Amaro
Sala de leitura e as múltiplas linguagens: explorando a diversidade textual
Homologação 19288 – publicado no Diário Oficial de 06 de agosto de 2019 – página 52
Diretoria Regional de educaçâo Penha
Imprensa jovem leitura crítica da mídia
Homologação 18065 – publicado no Diário Oficial de 03 de agosto de 2019 – página 34
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação
Tempos, espaços, materialidades e interações na educação infantil
Homologação 19162 – publicado no Diário Oficial de 05 de julho de 2019 – página 52
DIPED DRE Itaquera
Estratégias para facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes com autiSMo
Homologação 19262 – publicado no Diário Oficial de 02 de agosto de 2019 – página 36
Diretoria Regional de Educação São Miguel
O professor de apoio pedagógico e o planejamento das intervenções pedagógicas
Homologação 19258 – publicado no Diário Oficial de 02 de agosto de 2019 – página 36
Divisão Pedagógica – DRE Itaquera
Educomunicação : blog e mídias sociais na educação
Homologação 18061 – publicado no Diário Oficial de 02 de agosto de 2019 – página 34
COPED/NTC-Núcleo de educomunicação
Educação integral em tempo integral: desafios, conquistas e resultados – módulo II
Homologação 19286 – publicado no Diário Oficial de 30 de julho de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação Penha
O coordenador pedagógico de ensino fundamental e a sua função de formador de professores
Homologação 19257 – publicado no Diário Oficial de 30 de julho de 2019 – página 40
Divisão Pedagógica – DRE Itaquera
O currículo de tecnologias para aprendizagem e o trabalho pedagógico do professor orientador de informática educativa
Homologação 19275 – publicado no Diário Oficial de 30 de julho de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação Butantã
Os desafios da prática docente no projeto de apoio pedagógico – recuperação paralela e o acompanhamento das aprendizagens na perspectiva do currículo da cidade
Homologação 19252 – publicado no Diário Oficial de 30 de julho de 2019 – página 40
Diretoria Regional de Educação Butantã
Ensino de libras módulo i e módulo II
Homologação 19320 – publicado no Diário Oficial de 27 de julho de 2019 – página 45
CEFAI – DREJT
Projeto: atenção interdisciplinar no desenvolvimento infantil – sinais de atenção na primeira infância.
Homologação 19234 – publicado no Diário Oficial de 27 de julho de 2019 – página 43
COPED/DIEE em parceria com instituto de ensino e pesquisa apae de São Paulo
Educação ambiental e práticas ambientais no parque liNEAr água poDRE
Homologação 19242 – publicado no Diário Oficial de 02 de agosto de 2019 – página 36
Diretoria Regional de Educação Butantã
Educação para as relações étnico-raciais e o currículo da cidade
Homologação 19269 – publicado no Diário Oficial de 24 de julho de 2019 – página 35
DRE Santo Amaro
A harmonia das formas e espaços geométricos: possibilidades de intervenções junto aos estudantes com o uso dos cadernos cidade
Homologação 19344 – publicado no Diário Oficial de 26 de julho de 2019 – página 34
Divisão Pedagógica – DRE Itaquera
Inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida na educação para o trânsito
Homologação 19234 – publicado no Diário Oficial de 27 de julho de 2019 – página 43
Companhia de engenharia de tráfego – CET
Mobilidade urbana ”tema de sala de aula”
Companhia de engenharia de tráfego – CET
Sustentabilidade e trânsito
Companhia de engenharia de tráfego – CET
Ações seguras no trânsito
CET – companhia de engenharia de tráfego
Arte na escola
COPED/DIEFM
Libras e currículo: reflexões e praticas – nível I
Diretoria Regional de Educação Penha
Valorização da cultura afrodescendente em ação nas escolas da rede municipal de ensino de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá
Altas habilidades / superdotação
Diretoria Regional Campo Limpo / CEFAI
Brincar sem fronteiras”jogos e brincadeiras inclusivas
Divisão de Educação Especial
I simpósio de educação alimentar e nutricional
Secretaria Municipal de Educação
A educação integral em tempo integral: por uma política pública de educação na cidade educadora
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
O currículo das tecnologias para aprendizagem na formação de professores orientadores de informática educativa.
Diretoria Regional de Educação São Mateus.
Iv seminário de educação integral: por uma abordagem integradora, transformando espaços em territórios do saber como projeto compartilhado.
Divisão de Ensino Fundamental e Médio.
Projeto brincar para todos
COPED/DIEI/DIEE e laramara
Formação de professores formadores no jogo da onça – ensino e prática
Coordenadoria dos CEU e de educação integral
A contribuição do fazer dos/das estagiário/as dos programas “parceiros da aprendizagem” e “aprender sem limite” na perspectiva do currículo da cidade
Divisão Pedagógica Diretoria Regional de Educação Itaquera
Práticas de linguagem: o jornal na sala de aula
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Educação integral e prevenção às drogas
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Curso de formação continuada do programa #tamojunto
COCEU/DIGP
Tempos, espaços, materialidades e interações na educação infantil
DIPED da Diretoria Regional de Educacão Itaquera
Os desafios da gestão escolar no acompanhamento das aprendizagens
Diretoria Regional de Educacão São Miguel
Cinema negro na escola: perspectivas e diálogos frente às relações étnico-raciais
COPED/NTC- nucleo de educomunicação
Programa “aprendendo a lidar com o dinheiro”
DIEFM
Classe hospitalar: atendimento pedagógico aos escolares em tratamento hospitalar
DIEI/DIEFM
Altas habilidades/superdotação
Diretoria Regional Campo Limpo/CEFAI
Para aprender e ensinar xadrez na escola – módulo II
Coordenadoria dos CEUs e de educação integral
Práticas pedagógicas que permeiam a organização da eja na cidade de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá
O ensino por investigaçao em ciências naturais e o curriculo da cidade
Diretoria Regional São Miguel/DIPED
Reflexões sobre os saberes docentes das infâncias
Diretoria Regional de Educação Butantã
Fortalecendo a rede de proteção social
SME/DRE-MP
O ensino por investigaçao em ciências naturais e o curriculo da cidade
Diretoria Regional São Miguel/DIPED
Concepção e práticas de alfabetização e das culturas do escrito
Aprofem
Escravo, nem pensar! – direito do migrante e prevenção ao trabalho escravo e infantil na zona leste de São Paulo
DRE Itaquera em parceria com a ong reporte brasil
CEU, memórias e ação
coord centros educacionais unificados/ed integral
Espacialização dos estudantes imigrantes em São Paulo e nas escolas da DRE São Miguel: realidades e intervenções
DIPED – DRE MP
Reflexões sobre os saberes docentes das infâncias
Diretoria Regional de Educação Butantã
“altas habilidades/superdotação”
Diretoria Regional Campo Limpo/CEFAI
Fortalecendo a rede de proteção social
SME/DRE-MP
Seminário junho imigrante 2019
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
O coordenador pedagógico e a gestão pedagógica para as aprendizagens: do plano de ação para uma prática transformadora
Diretoria Regional de Educação Butantã
Investigando os conhecimentos matemáticos dos estudantes – a sondagem de matemática
DRE-SM/DIPED
Uso consciente e responsável da internet
COPED/NTC- tecnologias para aprendizagem
Curso “criativos na escola”
Divisão de Ensino Fundamental e Médio – DIEFM em parceria com instituto alan
A sala de leitura e o currículo da cidade: vivenciando a matriz de saberes e os objetivos de desenvolvimento sustentável na mediação de leitura
Diretoria Regional de Educação São Mateus – Divisão Pedagógica – DIPED DRE São Mateus
Junho imigrante – migração e direitos humanos: a diversidade imigratória nos espaços e tempos das unidades educacionais das DREs Guaianases, São Miguel e Itaquera
Diretoria Regional de Educação de São Miguel, Guaianases e Itaquera
Acompanhamento pedagógico – programa “aprendendo a lidar com o dinheiro” – módulo 1
DIEFM
Esporte e educação como direitos: interfaces entre corpo, gênero e diversidade
Coordenadoria dos CEU e de educação integral
“diálogos sobre a interculturalidade no espaço escolar sob a ótica da imigração na cidade de São Paulo”
DRE Campo Limpo/DIPED
Práticas de leitura na educação infantil
DRE Campo Limpo – DIPED
Ensinar e aprender geografia na perspectiva do currículo da cidade
DIEFM
IIi seminário hortas pedagógicas- DRE Guaianases e faculdade cantareira
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Registro: o papel do coordenador pedagógico e os instrumentos formativos de acompanhamento das aprendizagens
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Educomunicação: nas ondas da fotografia
COPED/NTC-Núcleo de educomunicação
Seminário junho imigrante – a diversidade cultural nas escolas da Diretoria Regional de Educação Penha
DIPED DRE Penha
Seminário junho imigrante – educação de qualidade social para todos
DRE Santo Amaro
O apoio no atendimento dos bebês, crianças, jovens e adultos público-alvo da educação especial
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Seminário junho imigrante
Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá
O papel do coordenador pedagógico na implementação do currículo da cidade – educação infantil
Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro – DIPED educação infantil
Os desafios da gestão pedagógica e a implementação do currículo da cidade: educação infantil
Diretoria Regional de Educação sao miguel
Cuidar e educar: noções básicas para o atendimento dos educandos com quadros de deficiência e transtornos globais do desenvolvimento
SME/COPED/DIEE/SPDM
Implementação do currículo da cidade da educação de jovens e adultos.
COPED/DIEJA
Implementação do currículo da cidade da educação de jovens e adultos – polos regionais
COPED/DIEJA
Ensinar e aprender história na perspectiva do currículo da cidade
DIEFM
Os territórios educativos nas praticas pedagógicas
Diretoria Regional de Educação Penha
Iniciação ao jogo de go tabuleiro 9×9
Coordenadoria dos CEU e de educação integral
Seminário: reflexões de estudos e práticas para a educação das relações étnico raciais
DRE FB
2º. Grande encontro das comissões de mediação de conflitos da cidade de São Paulo – projeto respeitar é preciso!
SME/COCEU/DIGP
Violência doméstica, ideação suicida e automutilação: possibilidades de diálogo e intervenção na escola
DRE Campo Limpo/DIPED/NAAPA
Educação em direitos humanos: desafios contemporâneos
SME/COCEU/DIGP e instituto vladimir herzog
Implementando o currículo da cidade – tecnologias para aprendizagem – na DRE Campo Limpo
DIPED – DRE Campo Limpo
Imprensa jovem on line – telejornaliSMo
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação
Educomunicação: cinema brasileiro um panorama para os educadores
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação
Repensando o projeto “apoio pedagógico – recuperação das aprendizagens” com os professores de apoio pedagógico (pap).
SME/ DRE PE/ DIPED
O atendimento educacional especializado: pensando em estratégias para os estudantes público alvo da educação especial.
SME/ DRE SM/ DIPED
I seminário: a investigação no ensino de ciências e matemática da rede municipal de ensino de São Paulo
Divisão de Ensino Fundamental e Médio
O coordenador pedagógico, uma trajetória profissional em construção.
DIPED – DRE Ipiranga
A importância da leitura literária na adolescência
Núcleo Técnico de currículo- sala e espaço de leitura
Linguagens artísticas integradas: formação e prática
SME/ COPED/ NTC
Currículo da cidade: educação para o desenvolvimento sustentável
Sinesp
O papel articulador do coordenador pedagógico – saberes & fazeres na implementação do currículo da cidade: educação infantil
SME/ DRE SM/ DIPED
O coordenador pedagógico e a gestão pedagógica: contextos e possibilidades
SME/ DRE SM/ DIPED
Informática instrumental – o excel como ferramenta da prática gestora e administrativa das unidades escolares
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Coordenação pedagógica: fundamentos e práticas
SME/ DRE PE/ DIPED
Registro: o papel do coordenador pedagógico e os instrumentos formativos de acompanhamento das aprendizagens
SME/ DRE PJ/ DIPED
Linguagens artísticas da dança e do teatro: manifestações corporais e performance cultural
Secretaria Municipal de Educação/ Coordenadoria pedagógica/Núcleo Técnico de currículo/Academia Estudantil de Letras
Educação ambiental para a construção de escolas sustentáveis: caminho possível para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável
SME/COPED/NTC/Núcleo de educação ambiental
Novas práticas e metodologias de ensino do futebol – futebol callejero
DICEU – Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Formação de professores orientadores de sala de leitura
DRE Campo Limpo/DIPED
Formação hortas pedagógicas
Secretaria Municipal de Educação
I seminário de alfabetização da DRE Freguesia/ brasilândia: as implicações e os impactos nas aprendizagens
Divisão Pedagógica – DIPED / Diretoria Regional de Educação Freguesia brasilândia – DRE FB
Imigração e deslocamentos humanos no século XXI
SME/ DRE BT/ DIPED
Formação continuada para professores de apoio pedagógico (PAP)
DRE Campo Limpo/DIPED
Educação, imigração e refúgio: perspectivas educacionais de interculturalidade e direitos humanos
DIPED/DRE Ipiranga
O atendimento educacional especializado: planejando ações que favoreçam a eliminação de barreiras e a participação dos estudantes publico-alvo da educação especial no contexto educacional
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Gestão da aprendizagem: desafios e possibilidades
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Acompanhamento da alfabetização em contextos de cultura escrita
Diretoria Regional de Educação Penha
O estudo das tecnologias para aprendizagem e o currículo da cidade de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Penha
Prática docente e produção dos saberes sobre as especificidades dos alunos com deficiência visual na educação infantil e ensino fundamental
SME/ DRE MP/ CEFAI
A deficiência física na perspectiva do aee: diálogos sobre a expressão corporal
SME/DREip/DIPED/CEFAI
O currículo e as metodologias para o ensino com as tecnologias para aprendizagem
Diretoria Regional de Educação São Miguel
A mediação de conflitos no ambiente escolar: educação em direitos humanos
DICEU São Mateus
A abordagem técnico pedagógica da modalidade rugby nas unidades educacionais
Coordenadoria dos CEU e de educação integral
O sistema de gestão pedagógica como potencializador dos registros e avaliações
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Imprensa jovem leitura crítica da mídia
COPED/NTC – Núcleo de educomunicação
Educomunicação nas ondas do rádio
COPED/NTC-Núcleo de educomunicação
Educação especial: vivências na educação infantil
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Gestão da aprendizagem: desafios e possibilidades
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Currículo da cidade – educação infantil: tempos, espaços, materialidades e interações
Coordenadoria pedagógica – DIEI e Diretoria Regional de Educação – DIPED
Novas práticas e metodologias de ensino do futebol – futebol callejero
DICEU – Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Educação ambiental para a construção de escolas sustentáveis: caminho possível para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável
SME/COPED/NTC/Núcleo de educação ambiental
Refúgios humanos: direito à vida em um mundo sem fronteiras
DRE
Iniciação ao jogo da onça e brincadeiras indígenas
Coordenadoria dos CEU e de educação integral
Educação especial: vivências na educação infantil
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
A poética da direção teatral
Secretaria Municipal de Educação-Coordenadoria pedagógica- Núcleo Técnico de currículo – Academia Estudantil de Letras
Iniciação ao jogo de mancala awelé
Coordenadoria dos CEUs e da educação integral – COCEU
Mobilidade urbana sustentável nos territórios educativos
Diretoria Regional de Educação Penha
Construção de sequencias de ensino investigativas na perspectiva do currículo da cidade: ciências naturais
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Favorecendo a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual em sala de aula
SME/ DRE Santo Amaro/ CEFAI
A coordenação pedagógica no ensino fundamental: acompanhamento das aprendizagens e ressignificação das avaliações
SME/ DRE Santo Amaro/ DIPED
O coordenador pedagógico e a reinvenção da ação docente à luz do currículo da cidade – educação infantil: qualificar a escuta, o planejamento e o registro do professor
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Sequências didáticas para o ensino de matemática
Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá
Currículo da cidade – educação infantil: tempos, espaços, materialidades e interações
Coordenadoria pedagógica – DIEI e Diretoria Regional de Educação – DIPED
Acompanhamento para expansão do projeto e potencialização das atividades das academias estudantis de letra da DRE-iq
Diretoria Regional de Educação Itaquera – Divisão Pedagógica
Sustentabilidade ambiental– conceituação e dinâmicas práticas
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Avaliação, registro e documentação pedagógica na educação infantil
Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro- DIPED
As possibilidades de intervenções pedagógicas junto aos educandos com diagnóstico de deficiência intelectual
Secretaria Municipal de Educação
Educação integral em tempo integral: desafios, conquistas e resultados do programa São Paulo integral
SME/ DRE PE/ DICEU
Grêmio estudantil: o elo de fortalecimento da gestão democrática
Diretoria Regional de Educação Penha
Documentação pedagógica e ações de acompanhamento do coordenador pedagógico na educação infantil: diálogos e possibilidades
SME/ DRE Santo Amaro / DIPED
Formação: alimentação escolar sustentável
SME/ CODAE/ DIEDAN
Acompanhamento, planejamento e formação de formadores de matemática
Secretaria Municipal de Educação
Acompanhar e planejar: o papel do professor orientador de área do ciclo de alfabetização
DIEFM – republicação
Currículo da cidade, implementação curricular e acompanhamento em língua portuguesa
DIEFM – republicação
Formação do professor orientador de área de matemática
SME / COPED / DIEFM
Formação inicial para posl ingressantes
Núcleo Técnico de currículo/sala e espaço de leitura – NTC/SAEL
Formação continuada – práticas pedagógicas inclusivas e reflexões sobre o atendimento educacional especializado na escola
SME/ DRE PJ/ CEFAI
Serpentes, biodiversidade e pensamento científico no ensino fundamental
Diretoria Regional de Educação Butantã
Números naturais e números racionais positivos no ciclo interdisciplinar
DRE Santo Amaro
Currículo da cidade, implementação curricular e acompanhamento em língua portuguesa
Área promotora: Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Currículo de tecnologias para aprendizagem em ação: da teoria à prática
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá
A avaliação externa e seu papel no acompanhamento e gestão das aprendizagens
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Ipiranga – Divisão Pedagógica
Leitura no cotidiano escola
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Guaianases
Implementando o currículo da cidade na educação infantil: o coordenador pedagógico e o desafio da qualificação dos registros e da documentação pedagógica para o acompanhamento das aprendizagens
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Respeitar é preciso!
Área promotora: SME- COCEU/DIGP e instituto vladimir herzog
Currículo da cidade – educação infantil: territórios e princípios
Área promotora: sindicato dos trabalhadores nas unidades de educação infantil da rede direta e autárquica do município de São Paulo – Sedin
Seminário: brincar inclusivo
Área promotora: Divisão de Educação Infantil
Astronomia no currículo da cidade: construindo possibilidades
Área promotora: SME/ COPED/ DIEFM
Seminário diálogos sobre formação e prática docente em língua portuguesa: a produção de texto em foco
Área promotora: DIPED – DRE MP
Espacialização dos estudantes imigrantes em São Paulo e nas escolas da DRE São Miguel: realidades e intervenções
Área promotora: DIPED – DRE MP
Flexibilizações das práticas pedagógicas e o atendimento educacional especializado
Área promotora: DRE Ipiranga – DIPED – CEFAI
Transtorno do espectro autista na perspectiva do aee (atendimento educacional especializado)
Área promotora: DRE Ipiranga – DIPED- CEFAI
Formação continuada aos professores do atendimento educacional especializado – 2019
Área promotora: SME/ DRE JT/ CEFAI
Formação multicultural em lingua italiana para professores da rmesp – módulo I
Área promotora: Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Educação integral e mediação de conflitos no âmbito escolar.
Área promotora: DRE Santo Amaro/ DIPED/ NAAPA
Seminário: o uso de espaços educativos para o desenvolvimento das diretrizes curriculares.
Área promotora: SME/ DRE IQ/ DIPED
Desafios da alfabetização nos anos iniciais – módulo i
Área promotora:SME/ COPED/ DIEFM
I foro de debate da supervisão escolar paulistana
Área promotora:SME/COPED
A gestão pedagógica para a aprendizagem: o coordenador pedagógico como agente transformador
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Guaianases
Jogos e brincadeiras como eixo articulador no currículo da cidade
Área promotora: SME/ DRE ip/ DIPED
Básico de libras
Área promotora: SME/ DRE Santo Amaro / CEFAI
Produção de textos escritos no ciclo interdisciplinar
Área promotora: SME/ COPED/ DIEFM
Produção de textos escritos no ciclo autoral
Área promotora: SME/ COPED/ DIEFM
Prêmio territórios: encontros de conexão e reflexão
Área promotora: COCEU/DIAP
Desafios do formador de professores alfabetizadores: identidade em construção
Área promotora: DIEFM
Prova e provinha São Paulo 2018 – resultados e ações
Área promotora: SME/COPED/NTA
O teatro como expressão literária: leitura, criação e adaptação de textos teatrais
Área promotora: SME/DRE PE/DIPED
A produção de textos escritos nos anos iniciais do ensino fundamental
Área promotora: DIPED DRE MP
Formação multicultural em língua italiana para professores da rmesp – módulo I
Área promotora: Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Formação continuada aos professores do atendimento educacional especializado – 2019
Área promotora: SME/DRE JT/CEFAI
Transtorno do espectro autista na perspectiva do aee (atendimento educacional especializado)
Área promotora: DRE Ipiranga – DIPED- CEFAI
Flexibilizações das práticas pedagógicas e o atendimento educacional especializado
Área promotora: DRE Ipiranga – DIPED – CEFAI
A produção de textos escritos nos anos iniciais do ensino fundamental
Área promotora: DIPED DRE MP
“portas abertas: português para imigrantes”
Área promotora: SME/NTC/NEER
Formação de professores formadores no jogo de go -? Ensino e prática ? Módulo I
Área promotora: Coordenadoria dos CEU e de educação integral
Formação de formadores de língua portuguesa: produção de textos escritos
Área promotora: SME/ COPED/ DIEFM
Laboratório territórios: investigação e desenvolvimento das oportunidades educativas na cidade
Área promotora: COCEU/DIAP
Acompanhamento, planejamento e formação de formadores de língua portuguesa
Área promotora: Divisão de Ensino Fundamental e Médio
Desenvolvendo projetos no ciclo autoral por meio do tca – trabalho colaborativo de autoria
Área promotora: Diretoria Regional de Educação Guaianases
I seminario de formaçao continuada na SME: proposiçoes formativas
Área promotora: nucleo tecnico do sistema de formacao de educadores
O currículo da cidade e a avaliação para a aprendizagem
Área promotora: DIPED Guaianases
Para aprender e ensinar xadrez na escola – modulo I
Área promotora: Coordenadoria dos CEU e de educação integral
A escola na rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes
Área promotora: SME/DRE BT/NAAPA
Seminário: viver a crônica na academia de letras dos professores da cidade de São Paulo – alp – 2019
Área promotora: Secretaria Municipal de Educação-Coordenadoria pedagógica-Núcleo Técnico de currículo – Academia Estudantil de Letras
O quadro de apoio atuando na perspectiva da educação inclusiva no espaço escolar
Área promotora: SME/DRE IP/CEFAI
O ensino de astronomia na perspectiva do currículo da cidade de ciências naturais
Área promotora: DIEFM
O direito inalienável da literatura
Homologação 19476 – publicado no Diário Oficial de 11 de outubro de 2019 – página 49
Área promotora: NTC Sala de leitura