Conjunto De Imagens Que Representam Os Diversos Setores Da Coordenadorias Pedagógicas Da Secretaria Municipal De Educação

Coordenadoria Pedagógica - COPED

Educação Infantil

Educação Infantil Imagem De Criança Brincando Em Parque Sonoro

A Divisão de Educação Infantil (DIEI) é responsável pela educação que vai do nascimento aos 6 anos de idade. Esse período, conhecido como primeira infância, é um momento chave na construção da identidade de cada criança e no seu processo de aprendizagem. O atendimento é realizado em:

  • Centros de Educação Infantil (CEIs) – crianças de zero a 3 anos e 11 meses;
  • Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) – crianças de 4 a 5 anos e 11 meses;
  • Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEIs) – crianças de zero a 5 anos e 11 meses;
  • Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) – crianças surdas de 4 a 14 anos;
  • Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs) – crianças de zero a 5 anos e 11 meses nos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs).

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Ensino Fundamental e Médio

Ensino Fundamental Fotografia Com Grupo De Três Garotas Escrevendo

A Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM) é responsável pelo atendimento dos estudantes com idade mínima de 6 (seis) anos. O Ensino Fundamental e Médio compreendem um extenso período da vida escolar: 12 anos, sendo 9 anos no Ensino Fundamental e 3 anos no Ensino Médio. A primeira etapa é organizada em Ciclos de Aprendizagem, conforme segue:

  • Ciclo de Alfabetização – abrangendo do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental;
  • Ciclo Interdisciplinar – abrangendo do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental;
  • Ciclo Autoral – abrangendo do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

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Educação de Jovens e Adultos

Educação De Jovens E Adultos Fotografia De Pessoas Idosas Em Uma Sala De Aula

A Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA) é responsável pela Educação Básica destinada a jovens e adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso e/ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano). Há cinco formas de atendimento:

  • EJA – Regular;
  • EJA Modular;
  • MOVA – SP – Movimento de Alfabetização;
  • CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos;
  • CMCT – Centro Municipal de Capacitação e Treinamento.

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Educação Especial

Educação Especial Fotografia Mostra Garota Cadeirante

A Divisão de Educação Especial é uma modalidade de ensino não substitutiva ao ensino regular, que perpassa todas as etapas e modalidades do Sistema Municipal de Ensino e, portanto, deve ser assegurada como complementar ou suplementar a todas as etapas da educação básica e às demais modalidades de ensino ofertadas, como educação de jovens e adultos, indígena e profissional.

São considerados como público-alvo da educação especial os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

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Educação Integral

Educação Integral Estudantes Em Atividade Esportiva Em Uma Sala

O Núcleo de Educação Integral considera que o conceito de Educação Integral não se define pelo tempo de permanência na escola, mas pela qualidade da proposta curricular. É uma educação que supera a fragmentação e o foco único em conteúdos abstratos.

Com ou sem extensão de jornada, a Rede Municipal de Ensino de São Paulo reconhece que Educação Integral se faz na articulação diária entre conceito e prática, a partir de quatro princípios: equidade, inclusão, contemporaneidade e sustentabilidade.

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Currículo

Currículo Fotografia De Estudantes E Professor Em Uma Sala De Informática

O Núcleo Técnico de Currículo (NTC) atua em todas as etapas e modalidades da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino. São esferas norteadoras do currículo paulistano a Educação Inclusiva, a Equidade e a Educação Integral.

Fazem parte do Núcleo Técnico de Currículo:

  • Academia Estudantil de Letras – AEL;
  • Educação Étnico-Racial – NEER;
  • Educomunicação;
  • Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem NAAPA;
  • Núcleo de Educação Ambiental – NEA;
  • Sala e Espaço de Leitura – SAEL;
  • Tecnologias para Aprendizagem – TPA.

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Avaliação

Avaliação Fotografia De Criança Preenchendo Uma Avaliação

O Núcleo Técnico de Avaliação (NTA) planeja, coordena e implementa ações centradas na avaliação educacional e avaliação para a aprendizagem, elaborando critérios, metodologias, indicadores e instrumentos relacionados aos processos de avaliação internos e externos.

A partir do acompanhamento sistemático e difusão dos resultados dos processos de avaliação, subsidia as políticas de gestão pedagógica, currículo e formação, por meio da articulação entre os resultados e o planejamento escolar. Promove ações de formação continuada para aprimoramento das práticas dos Profissionais de Educação em avaliação.

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Formação

Formação Fotografia De Ducadores Participando De Formação

O Núcleo Técnico de Formação de Educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – NTF organiza e articula as ações de formação oferecidas aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino nas redes direta e parceira.

Ele se responsabiliza em organizar as formações planejadas em formato de cursos livres e eventos.

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Multimeios

Centro De Multimeios Fotografia Da Biblioteca Pedagógica Da Secretaria Municipal De Educação

O Centro de Multimeios (CM) é composto por cinco núcleos:

  1. Biblioteca Pedagógica Prof.ª Alaíde Bueno Rodrigues;
  2. Criação e Arte;
  3. Foto e Vídeo;
  4. Memória Documental;
    1. Centro de Documentação (CEDOC);
  5. Memorial da Educação Municipal (MEM).

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Contatos

Coordenadora: Daniela Harumi Hikawa
Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – 3º andar – Vila Clementino – CEP: 04037-004
Telefone: (11) 3396-0200
Email: smecoped@sme.prefeitura.sp.gov.br