Imprensa Jovem
Aconteceu
Festival Imprensa Jovem – 20 anos de Vidas Transformadas
O Festival Imprensa Jovem – 20 anos de vidas transformadas, que celebra duas décadas do Programa Imprensa Jovem na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. O evento integra a Semana Municipal do Imprensa Jovem – Educomunicação, instituída pela Lei nº 18.159/2024, e reafirma o compromisso com a comunicação como direito e prática educativa. Reconhecido pela UNESCO como referência mundial em Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), o programa consolidou-se como política pública de educomunicação e protagonismo juvenil. O festival será um espaço de escuta ativa, celebração e reflexão sobre os impactos dessa trajetória, com destaque para o lançamento do documentário “Imprensa Jovem – Vidas Transformadas”, rodas de conversa, oficinas e apresentações de projetos que evidenciam o poder transformador da linguagem midiática na construção de uma escola cidadã, criativa e democrática.
Festival Imprensa Jovem 2025
Data: 12 de junho de 2025
Local: Museu Catavento
Horário: das 9h às 12h
Apresentação e Mediação:
Sophie Costa e Hudy Ferreira – estudantes do Programa Imprensa Jovem e integrantes do Grêmio Estudantil
PROGRAMAÇÃO
09h às 09h15 | Abertura Oficial
Com participações especiais:
• Professor Aparecido Sutero – Coordenador da COCEU
• Vereador Eliseu Gabriel – autor da Lei do Programa Imprensa Jovem
• Secretário Municipal de Educação Fernando Padula
09h20 às 09h45 | Exibição do Documentário
Com a palavra:
Rogério Gonçalves – Diretor de Gestão de Democrática de Programa Intersetoriais
Ismar Soares – Professor e pesquisador de Educomunicação USP/ABPEducom
“Imprensa Jovem – Vidas Transformadas”
Relatos emocionantes de ex-estudantes, professores e gestores sobre o impacto do Programa em suas vidas.
09h45 às 10h15 | Diálogo “Estudante Tem Voz”
Conversa com participantes do documentário sobre os aprendizados vividos no Imprensa Jovem.
10h15 às 10h30 | Momento Cultural
Apresentação da Academia Estudantil de Letras AEL Lázaro Ramos
EMEF Campo Limpo III
10h30 às 11h | Aulão de Educomunicação – Criar Minidoc
Workshop com equipe da TV Cultura, responsável pelo programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura.
Dicas e técnicas para produzir o quadro Imprensa Jovem no Ar.
11h às 11h10 | Revista Imprensa Jovem
Lançamento da Revista Imprensa Jovem – Itinerante com as 8a edições produzidas em parceria com estudantes de jornalismo da Universidade Metodista com estudante dos Imprensa Jovem
Com a presença de Camila Escudero – professora, doutora e consultora da UNESCO.
11h15 às 11h50 | Pitch de Projetos – Imprensa Jovem Ideias
Apresentação de soluções criativas desenvolvidas por estudantes no curso Imprensa Jovem Estudante Mediador do ODS/UNESCO com foco em emergências climáticas:
Editoria do Clima – EMEFM Rubens Alves
Comissão do Pacto do Futuro – EMEF Paulo Duarte
Desafio Juntos pelo Clima – EMEF Frei Francisco de Mont’Alverne
Vila Progresso em Ação: Lixo no Lugar Certo – EMEF José Mario Pires Azanha
Lançamento do Gibizão “A História do Imprensa Jovem”
HQ digital criada pelo professor Onezio Cruz narrando a trajetória do programa.
11h50 às 12h | Lançamento da Lei Imprensa Jovem
Momento solene de celebração da Lei 18.268 que consolida o Programa Imprensa Jovem como política pública.
Ciclo de Oficinas – Aulões de Educomunicação para Escola
Os Aulões de Educomunicação são atividades livres e gratuítas para professores, estudantes. A ação é promovida pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. As propostam visam apoiar ações pedagógicas para promover aprendizagens com a Educomunicação no Ensino Remoto e apoiar o Ensino Híbrido e promovendo
Clique para acessar Playlist dos Aulões de Educomunicção
Junho e Julho – Educom
10 de junho – Comunicação de Projetos de Intervenção Social: Criação de Pitch
Horário: 19h às 20h
Tema: Roteirização e estratégias de comunicação para apresentar projetos escolares no formato pitch. Aprenda como estruturar falas objetivas, atrativas e impactantes para dar visibilidade às iniciativas dos estudantes.
Apresentação: Carlos Lima
Professor, educomunicador, radialista e criador do Programa Imprensa Jovem. Coordena o Núcleo de Educomunicação da Prefeitura de São Paulo há 18 anos. Atua como formador de professores e consultor em educação midiática. Premiado com o Mariazinha Fusari (USP), Prêmio de Aprendizagem Criativa (MIT) e reconhecido pela Aliança Global pela Mídia e Informação da UNESCO.
11 de junho – Textos da Esfera Jornalística na Escola
Horário: 19h às 20h
Tema: A importância da leitura e produção de textos jornalísticos no ambiente escolar. Serão exploradas a função social e as características de gêneros como notícia, entrevista e reportagem, com foco na produção midiática dos estudantes.
Apresentação: Claudia Lima Gabionetta
Pedagoga com 25 anos de experiência em sala de aula na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Atua em contextos inclusivos com estudantes com deficiência. Desenvolve pesquisas sobre leitura na primeira infância, com destaque para o papel da família e da escola na formação leitora de bebês e crianças pequenas.
12 de junho – Educomunicação: Recursos Educacionais Abertos e Direitos Autorais
Horário: 19h às 20h30
Tema: Introdução aos conceitos de Recursos Educacionais Abertos (REA), direitos autorais e repositórios de conteúdo digital. Reflexão sobre práticas responsáveis e criativas no uso e compartilhamento de materiais educativos.
Apresentação: Karla Isabel de Souza
Pedagoga, mestre e doutora em Educação e Tecnologia pela UNICAMP, com pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Alcalá Henares (Espanha). Atua na formação docente com foco em tecnologias educacionais e atualmente é professora na Faculdade SESI de Educação.
13 de junho – Afinal, o que é informação?
Temas:
- Compreensão da evolução da informação ao longo da história, desenvolvimento do senso crítico frente ao bombardeio de dados digitais e conexão da teoria e prática na Educomunicação
Apresentação: Janaina Pereira da Silva
Jornalista, professora de inglês e educadora midiática.
26 de junho – Criar Texto de Blog?
Proposta: Orientar jovens para produzir conteúdos jornalísticos com mais eficiência, criatividade e impacto.
Temas
Dicas práticas de produção de texto jornalístico, noções de fotojornalismo, estratégias de divulgação nas redes sociais e como utilizar a inteligência artificial na comunicação
Apresentação: Carlos Lima
Professor, educomunicador, radialista e criador do Programa Imprensa Jovem. Coordena o Núcleo de Educomunicação da Prefeitura de São Paulo há 18 anos. Atua como formador de professores e consultor em educação midiática. Premiado com o Mariazinha Fusari (USP), Prêmio de Aprendizagem Criativa (MIT) e reconhecido pela Aliança Global pela Mídia e Informação da UNESCO.
02 de junho – Jornalismo nas Escolas
Proposta:
Este “Aulão” propõe uma imersão no jornalismo como prática pedagógica, destacando seu papel na formação de leitores críticos e autores conscientes. Serão exploradas as múltiplas linguagens do jornal — texto, imagem, som e vídeo — como recursos integradores no ambiente escolar. A produção midiática sob o viés da Educomunicação será apresentada como estratégia para desenvolver habilidades comunicativas, além de explorar a criatividade, criticidade e reflexividade no processo educativo; incentivar o trabalho colaborativo, o pertencimento aos territórios e o engajamento em temas de impacto; e fomentar o protagonismo estudantil ao longo do ensino e da aprendizagem. As proposições serão expostas por meio de cases que mostram como as salas de aula vêm se transformando em verdadeiras redações escolares, onde os alunos assumem o papel de produtores de conteúdo, vivenciando na prática — por meio de trabalhos autorais e multimodais — o processo de criação jornalística de forma interdisciplinar.
Horário: 19h às 20h
Apresentação: Sueller Costa
Jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom (Associação Brasileira dos Profissionais em Educomunicação) e APEP (Associação dos Professores de Escolas Públicas). Idealizadora do Educom Alto Tietê, que realiza formações com docentes e discentes em educação midiática, tecnológica e digital e desenvolve projetos educomunicativos – unindo a comunicação à educação – junto às infâncias e juventudes.
Video-cartas pela Paz
Participe ! Mobilize sua escola
Envie uma mensagem de paz para o mundo. Produza uma video-carta com um mensagem, slam, opinião sobre com o tema #somosantirracista. Envie o sua produção para o Programa Imprensa Jovem e iremos socializar nas Redes Sociais. Siga as orientações no link.
Combata a Desinformação
Como empoderar estudantes com a comunicação na escola?
“O Imprensa Jovem é um espaço de expressão. Somos uma rede e estamos em sintonia. Tudo o que acontece vira notícia. Contamos os fatos e acontecimentos pelos nossos pontos de vistas. Registramos, editamos, publicamos e compartilhamos. Somos alunos e alunas que produzem notícias”. André 10 anos
Educomunicação I Educação midiática I Albetização Midiática Informacional
Portaria 7991 – Programa Imprensa Jovem
Redes Sociais
Conheça +
Criado em 2005, o Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 150 escolas com apoio do Núcleo de Educomunicação. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de produção, os alunos e ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa e editam os conteúdos. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, suas habilidades críticas e criativas.
As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno-repórter numa proposta de comunicação livre e democrática.
As equipes contam com a assessoria do Núcleo e podem participar de cursos de formação à distância, além de realizarem dezenas de coberturas educomunicativas pela Cidade de São Paulo, estando presentes nos principais eventos e iniciativas locais.
Para saber mais
Manual de projetos – Clique aqui
Portaria do Programa Imprensa Jovem – Clique aqui
Guia do Estudante Auto – Clique aqui
Mapa de produções – Clique aqui
Na mídia +
Porvir
8 dicas da Imprensa Jovem para criar mobilizações nas redes sociais
Conheça as ações do projeto Imprensa Jovem, de São Paulo, e saiba como replicar estratégias que convidem a comunidade a participar de determinadas ações.
Globonews
Estudantes contras as fake news
Estudantes contra as fake news: conheça projeto envolvendo 5 mil alunos de 200 escolas de São Paulo que ensina como combater as notícias falsas e ajudar a população a não ser enganada.
Fundação Varkey
Unesco e Fundação Varkey indica coordenador do Núcleo de Educomunicação para campanha mundial
O Dia Internacional do Professor é uma celebração que acontece anualmente desde 1994. Este ano Carlos Lima foi indicado pela sua trajetória com o desenvolvimento de projetos de Educomunicação, em especial o Programa Imprensa Jovem que empodera estudantes na rede municipal de ensino. O Dia Mundial do Professor é comemorado em 5 de outubro promovido pela Unesco. Juntamente com Elige Educar e a Fundação Varkey, selecionou seis educadores do México, Argentina, Jamaica, Uruguai, Chile e Brasil para serem parceiros nesta iniciativa.
Assista o vídeo da campanha
Leia os depoimentos dos professores
Porvir
Núcleo de Imprensa Jovem registra nova fase de escola pública em SP
Em escola da região sul da capital paulista, estudantes se envolvem com projeto de comunicação que incentiva o protagonismo e o planejamento para o futuro.
Porvir
VAR, Verifique Antes de Repassar, é tema de oficina de educação midiática
Projeto do EducaMídia oferece materiais gratuitos para que professores possam criar grupos de checagem sobre fake news. A oficina foi realizada com estudantes do Imprensa Jovem.
Globonews
TSE já recebeu cerca de 2 mil denúncias de fake news
O sistema de combate às fake news do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançado em junho de 2022, já recebeu 1.972 denúncias de informações falsas. Participação do projeto Imprensa Jovem.
Nova Escola
Letramento midiático: como a escola pode ajudar no combate a fake news
Professores e especialistas indicam estratégias para desenvolver o senso crítico dos alunos em relação ao consumo de conteúdos digitais e romper ciclos de desinformação – e não só em anos eleitorais. Participação de professora que desenvolve o Imprensa Jovem.
Estudantes do Imprensa Jovem integram os 200 que inauguram o Museu do Ipiranga
Dia 7 de setembro marcou as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Cem estudantes participaram da inauguração e além da visita, puderam conversar com as pessoas, realizar reportagens e colaborar com exposição de desenhos na entrada do museu. Matéria completa da experiência estará na Revista Imprensa Jovem.
G1
Alunos da rede pública de São Paulo narram experiência de visitar novo Museu do Ipiranga pela 1ª vez: ‘é como estar em um filme ou na televisão Leia
Estadão
Museu do Ipiranga recebeu alunos e professores da rede pública e trabalhadores da obra de restauro Leia
Folha SP
Museu do Ipiranga recebe primeira visita de crianças e adolescentes após reabertura Leia
Prefeitura SP I ASCOM
Estudantes do Imprensa Jovem participam de evento da UNESCO sobre alfabetização midiática
Participantes vão debater sobre o papel da alfabetização midiática informacional na sociedade; haverá transmissão on-line.
Folha SP
Professores da rede pública aprendem técnicas de cinema para deixar aulas mais atraentes
Curso de edição audiovisual do Minuto Escola, originário do Festival do Minuto, já formou 2.600 docentes, alguns deles com vídeos premiados.
Unesco
Programa Imprensa Jovem Educom realiza campanha sobre fake news
O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, está organizando a primeira mobilização #FakeNewsToFora.
Prêmios +
Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação – USP/ECA – 2008
Prêmio ARede – Mídia Social – 2016
Revezamento da Tocha Olímpica – Comitê Olimpico – 2016
Prêmio Aprendizagem Criativa – Instituto de Tecnologia de Massachussets e Lemann – 2019
Prêmio Aliança Global pela Educação Prêmio Aliança para Mídia e Informação – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) – 2020
Prêmio SAMPA – Finalista Política Publica – Prefeitura de São Paulo – 2022
Prêmio LED – Luz na Educação – Semifinalista na categoria Professor Inovador – Fundação Roberto Marinho – 2022
Coluna Imprensa Jovem +
Conte uma história: faça uma HQ
Você gosta de desenhar? Ou não sabe desenhar e pensou que nunca poderia criar uma história em quadrinhos? Fazer uma HQ é divertido e interessante.
Acesse artigo completo – HQ(link para um novo sítio)
Dê um clique na escola
Uma imagem fala mais do que mil palavras. Já ouviu essa expressão? Fotografias são capazes de trazer tanta informação porque podem mostrar uma história, um evento, captar um olhar sobre algo interessante a ser contado para as outras pessoas — de amigos a professores. (…)
Acesse artigo completo – Fotografia (Link para um novo sítio)
O telejornalismo criança
Assistir a vídeos é uma febre entre crianças e adolescentes. A produção de um vídeo também não é um bicho de sete de cabeças para esse público. É pensar em um conteúdo, abrir a câmera, expressar do que gosta para os amigos, colocar no ar e avisar para todo mundo: “Meu vídeo está no ar. Curta! Compartilhe e deixe o seu joinha”. (…)
Acesse o artigo completo – TV (Link para um novo sítio)
Como usar tecnologias simples para potencializar o Imprensa Jovem na sua escola
O Imprensa Jovem é uma agência de notícia escolar com produção de conteúdos pelos estudantes. Essas produções, em geral, são compartilhadas na internet em canais de vídeos, podcast, redes sociais, blogs e sites escolares, revistas e jornais em formato digital. O que torna o Imprensa Jovem um projeto potencialmente fácil de implantar é o uso de tecnologias digitais acessíveis para alunos e seus professores. (…)
Acesse o artigo completo – Jornalismo (Link para um novo sítio)
O uso de podcasts na educação
O podcasting é um dos mais novos recursos da tecnologia, cuja difusão nas últimas décadas pode ser atribuída à flexibilidade de produção e distribuição. Por meio de arquivos de áudio, é possível criar oportunidades para transmitir informações ou revisar diferentes tipos de materiais (…)
Acesse o artigo completo – Radioescola (Link para um novo sítio)
Mobilização dos estudantes pela internet
O estudante tem voz! Esse foi um movimento criado pelos participantes do Imprensa Jovem para ouvir estudantes sobre o que a educação representa para eles. A proposta tinha como objetivo mostrar aos professores da cidade de São Paulo quais são os interesses e sonhos dos alunos. (…)
Acesse o artigo completo – Redes Sociais (Link para um novo sítio)
O que são fake news e como trabalhar com elas na sala de aula
As fake news (notícias falsas) são mentiras fabricadas para enganar a população ou um grupo de pessoas. A escola tem grande papel na instrução dos alunos para identificar o que é fake, pois adolescentes e crianças, muitas vezes, não recebem informações de fontes confiáveis, como jornais, e sim de fontes desconfiáveis, como redes sociais e sites desconhecidos. (…)
Acesse o artigo completo – Leitura Crítica (Link para um novo sítio)
Já pensou no Imprensa Jovem na sala de aula?
Quando buscamos no Google o termo “Imprensa Jovem”, vemos estudantes entrevistando personalidade em grandes eventos da cidade de São Paulo. O Imprensa Jovem proporciona a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes como produtores de conteúdo, utilizando as mídias sociais como espaço de expressão da comunicação. (…)
Acesse o artigo completo – Agência de Notícias (Link para um novo sítio)
Educomunicação: como aproximar escola e comunidade com a criação de uma agência de notícias de estudantes
A escola é um espaço de aprendizado, de vivências, de socialização e de interatividade, mas ela também faz parte de uma comunidade que pulsa. Nesse encontro, quem ganha é o estudante. E é por isso que a escola e a comunidade precisam conversar para se conhecer e se respeitar. (…)
Acesse o artigo completo – Educomunicação