Notícias

Estudantes aprendem sobre educação financeira no Museu da Bolsa do Brasil

Ação destinada às garotas quer garantir que adolescentes consigam planejar suas finanças

Publicado em: 02/03/2023 16h04 | Atualizado em: 03/03/2023
Grupo de estudantes caminham pelo Museu da Bolsa

As estudantes do Ensino Fundamental do CEU EMEF Tatiana Belinky participaram de uma ação de educação financeira que foi encerrada nesta quinta-feira (2) com uma visita ao  Museu da Bolsa do Brasil, no Centro Histórico de São Paulo. 

A atividade começou com a oficina “Clube de Finanças – Inspiring Girls” sobre conhecimentos em finanças pessoais realizada no CEU EMEF Tatiana Belinky, da DRE São Mateus, na quarta-feira (1). A escola recebeu a oficina sobre finanças pessoais, como organizar suas finanças, serviços e produtos bancários.

O evento teve como objetivo principal permitir que adolescentes e jovens adquiram conhecimento financeiro para que possam planejar suas finanças e se familiarizar com o mercado de finanças pessoais básicas, incluindo novas tendências. 

A visita ao Museu da Bolsa do Brasil (MUB3) ocorreu na manhã desta quinta (2). As estudantes puderam conhecer o espaço em um túnel do tempo com o acervo das principais bolsas de valores do Brasil. Também foram abordados temas como a importância do papel feminino no mercado e a relação das pessoas com o universo da educação financeira.

A recepção foi positiva por parte das alunas. Durante a visita foram exibidos documentos e fotografias que demonstravam a ausência da presença da mulher na bolsa no início do século XX e como isso vem mudando nas décadas recentes. 

“A visita ao museu continuou o assunto da palestra de ontem. Nós vimos como a mulher consegue ser forte e seguir sua carreira de forma independente”, apontou a estudante do 9° ano, Sophia Cesar.

“Antigamente a maioria das pessoas que investiam na bolsa de valores eram homens e hoje nós conseguimos ver que podemos dar um passo e participar também”, afirmou a estudante Leticia de Jesus Silva, também do 9° ano.

Acompanharam as estudantes os professores Eduardo Santiago de Morais e Valdireni Neves da Cunha. Eduardo destacou a importância da visita para as garotas da turma, “mostraram o espaço que elas podem ocupar no mercado financeiro, algo que não era muito presente no passado, mas assim como vimos hoje, aos poucos a mulher vem ganhando espaço”, apontou. 

O evento foi realizado por meio de uma parceria com o Núcleo de Educomunicação, da SME com a Inspiring Girls, organização sem fins lucrativos, dedicada a elevar as aspirações das meninas ao redor do mundo, conectando-as a mulheres inspiradoras.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Oftalmológica

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425