Notícias

Imprensa Jovem faz cobertura das reuniões do G20 que acontecem em São Paulo nesta semana

Estudantes de escolas municipais participarão de atividades nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro no Pavilhão Bienal, no Parque do Ibirapuera

Publicado em: 26/02/2024 9h00 | Atualizado em: 26/02/2024
Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.

No ano em que o Brasil lidera o fórum internacional do G20, o Grupo dos 20, e sedia os encontros dos representantes dos países que integram o grupo, estudantes do Programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, têm a oportunidade de fazer a cobertura do evento. 

As equipes do Imprensa Jovem escaladas para a cobertura são das EMEFs Pedro Américo, M’Boi Mirim II, José Mário Pires Azanha, Deputado José Blota Júnior e Paulo Duarte, além de estudantes do Centro de Estudos de Línguas Paulistano (CELP) Pirituba – Jaraguá. Estes alunos repórteres irão acompanhar as reuniões e fazer entrevistas com ministros e outras personalidades relacionadas à economia e ao mundo das finanças. 

Para o coordenador de Educomunicação da SME, Carlos Lima, “o diálogo entre estudante e os especialistas do G20, não apenas reduzirá a aridez do tema, mas também abrirá espaço para a criação de conteúdos mais atrativos e relevantes para os jovens”, afirma. 

A iniciativa foi possível por meio de uma articulação entre as Secretarias Municipais de Educação e Relações Internacionais  com o G20 Brasil. O G20 ou Grupo dos 20 é formado por 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. 

São países com as maiores economias do mundo. Entre os temas discutidos estão a reforma da governança internacional, o desenvolvimento sustentável nos eixos econômico, social e ambiental, e a aliança global para combater a fome, pobreza e desigualdade. 

A professora responsável pela Imprensa Jovem da EMEF M’boi Mirim II, Rita de Cássia Martinez, conta que “participar de eventos como o G20 pode ser uma experiência enriquecedora para estudantes, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento como aprender com especialistas e líderes de diferentes países, ampliando seus conhecimentos”. 

Preparação para cobertura

Os aprendizados começam muitos dias antes do evento acontecer. Nas escolas escaladas para cobertura, professores e estudantes se preparam com encontros, conversas, pesquisas e roteiro de perguntas, e muito mais. Na EMEF M’Boi Mirim, por exemplo, a professora Rita e as estudantes Isabella Celestino dos Santos e Ana Clara D’avila da Silva, estão fazendo encontros online às terças-feiras, momento em que se dedicam aos estudos sobre o fórum internacional.

Elas checam quem vai participar das reuniões, estão conhecendo mais sobre as autoridades financeiras e bancárias dos diversos países que estarão presentes. Além disso, preparam e analisam material sobre temas de interesse como combate à fome, pobreza e desigualdade, e desenvolvimento sustentável. 

Já os estudantes do Centro de Estudos de Línguas Paulistano irão contribuir com traduções, perguntas e comentários em Inglês. Também irão divulgar o projeto do CELP no mesmo idioma. Dessa forma esses estudantes também terão a oportunidade de ampliar olhares e ter contato com uma segunda língua e vislumbrar um futuro com novas oportunidades. 

Imprensa Jovem 

O Programa Imprensa Jovem promove a educação midiática nas escolas municipais da capital paulista. Está presente desde a Educação Infantil, com  a Imprensa Mirim, até a Educação de Jovens e Adultos, com a Imprensa Mais. Atualmente, são cerca de 7 mil estudantes distribuídos em mais de 350 unidades escolares da Rede Municipal de Educação.

A iniciativa nasceu em 2005 como um projeto de rádio e a proposta de contar as notícias sobre a comunidade escolar. A ação pedagógica tem como objetivo valorizar as vozes e a participação dos estudantes para atuar na rede e também na cidade, realizando cobertura jornalística de grandes eventos como a Bienal do Livro, Campus Party, NFT, BGS, além dos eventos da SME.

Ao participar do Imprensa Jovem os estudantes têm oportunidade de ampliar canais de comunicação da escola com a sua comunidade e produzir informações relevantes para suas realidades, além de desenvolverem habilidades para uma leitura crítica da mídia, combater a desinformação e Fake News.

O Imprensa Jovem recebeu o prêmio Aprendizagem Criativa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em 2019, e o prêmio Aliança Global pela Mídia e Educação da Unesco, em 2020. No ano de 2023, ficou no top 10 entre as melhores políticas públicas da cidade de São Paulo, com o prêmio CopiCola.  

Conheça mais sobre a Educomunicação na Rede Municipal de Ensino. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440