Estudantes de escolas municipais participam de bate-papo sobre carreira profissional nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia

A “1ª Sessão Inspiring Girls - Imprensa Jovem” será nesta terça-feira (28) via Google Meet; são 100 vagas para meninas de 10 a 16 anos matriculadas na Rede Municipal

Publicado em: 23/02/2023 13h22 | Atualizado em: 23/02/2023
Encontro Inspiring Girls - Imprensa Jovem 1

Na próxima terça-feira (28), acontecerá a “1ª Sessão Inspiring Girls – Imprensa Jovem” de 2023, que são bate-papos com mulheres inspiradoras das carreiras de tecnologia, ciências e engenharia, com as estudantes da Rede Municipal de Ensino. Serão oferecidas 100 vagas para as alunas das escolas municipais.

O encontro ocorrerá dia 28 de fevereiro e será transmitido via Google Meet, das 12h15 às 13h15, para as participantes inscritas. O evento será realizado em parceria com a empresa Ernst & Young (EY), líder global em serviços de auditoria, impostos, transações e consultoria.

A profissional inspiradora que irá compartilhar sua experiência com as estudantes é Beatriz Matsuyoshi, a Bia, de 27 anos. Ela é Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial pela Fatec, construiu uma jornada com mais de 7 anos de experiência em consultoria de tecnologia. Na Ernst & Young há 5 anos, foi recém-promovida a Gerente de Engenharia de Software.

Como participar

A escola interessada em fazer parte  da “1ª Sessão Inspiring Girl – Imprensa Jovem” pode preencher a inscrição clicando aqui. Os encontros são destinados a estudantes de 10 a 16 anos das escolas municipais. Para a realização da sessão há um limite de participação de 100 vagas.

Caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas oferecidas para esta 1ª Sessão, as escolas não contempladas, neste momento, serão organizadas para que participem dos encontros híbridos nos meses posteriores.

Sessões Inspiring Girls – Imprensa Jovem

As Sessões Inspiring Girls acontecem de forma híbrida, on-line e presencial, com duração média entre 45 minutos e 1h30. Os encontros ocorrem durante todo o ano, na última terça-feira de cada mês, das 12h às 13h.

Além das sessões, acontecem formações gratuitas relacionadas ao desenvolvimento de habilidades interpessoais por meio de vivências práticas e com uma abordagem de ensino ativo que integra disciplinas como Ciência, Tecnologia, Engenharia, entre outras. Essas atividades visam promover o intercâmbio de empresas para oferecer oportunidades para o 1º emprego.

O trabalho é realizado em parceria com o Núcleo de Educomunicação, da SME-SP, e o apoio do Núcleo de Gênero e Diversidade desta secretaria com a Inspiring Girls, organização sem fins lucrativos, dedicada a elevar as aspirações das meninas ao redor do mundo, conectando-as a mulheres inspiradoras.

A estudante Aisha Souza, da EMEF Rachel de Queiroz, da DRE Capela do Socorro, é a embaixadora Inspiring Girls Brasil.

Ficou interessada e quer levar a ação Inspiring Girl para sua escola? Clique aqui.

Educação Financeira e visita ao Museu da Bolsa do Brasil

Para março, está prevista mais uma ação que também faz parte da parceria Inspiring Girl – Educomunicação/SME. Trinta estudantes convidadas do Ensino Fundamental, do CEU EMEF Tatiana Belinky, participarão de uma oficina sobre educação financeira no dia 1 de março. Na sequência, no dia 2, as alunas visitarão o Museu da Bolsa do Brasil, no Centro Histórico de São Paulo. O evento  tem como objetivo oportunizar que as adolescentes participantes consigam planejar suas finanças.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar