Notícias

6ª edição da Revista Imprensa Jovem celebra 18 anos de transformações e conquistas do programa

Publicação “Estamos em Festa”, realizada em parceria com Universidade Metodista, celebra os 18 anos do Programa Imprensa Jovem - Agência de Notícia na Escola

Publicado em: 05/01/2024 10h56 | Atualizado em: 05/01/2024
Ilustração de estudantes com a camiseta laranja do Programa Imprensa Jovem e uma professora. Eles estão na cidade com seus equipamentos de gravação de reportagem.

Já está disponível a 6ª edição online da Revista Imprensa Jovem realizada em parceria com a Universidade Metodista que celebra os 18 anos do Programa Imprensa Jovem – Agência de Notícia na Escola. O título do periódico não poderia vir diferente: “Estamos em Festa”. 

A matéria inicial “Vozes em ação – 18 anos de transformação e revolução estudantil” retrata como se deu o início do Imprensa Jovem na EMEF Paulo Duarte, destacando entrevistas com famosos conduzidas pelos estudantes repórteres. 

A EMEF Raimundo Correa contribui com uma coletânea de 18 coberturas realizadas ao longo de 2023, abrangendo desde a participação dos estudantes na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) até visitas ao MIS Experience e ao Aeroporto de Congonhas, enriquecendo o conteúdo com eventos significativos.

Explorando os 18 anos  do programa, a EMEF Cândido Portinari entrevistou Carlos Lima, coordenador da Educomunicação da SME -SP e idealizador do programa, além de abordar as lutas e conquistas de Perus, bairro onde se localiza a escola. 

A equipe do EMEF Ibrahim Nobre apresenta os “18 jogos mais polêmicos da história” e, na mesma linha, a EMEFM Professor Derville Allegretti destaca “As mudanças nas brincadeiras nos últimos 18 anos”.

E para saber o que a equipe da EMEF Professor Osvaldo Quirino descobriu sobre os desafios de ter 18 anos é preciso ler a reportagem “De repente 18” com os seguintes questionamentos: Morar sozinho aos 18 anos. Será que dá certo? 18 anos e agora? Vou trabalhar com o quê? 

O conteúdo não termina por aqui. Há seções de “Memórias” com relatos de professoras,  de “Poesias” feitas por estudantes de ETCs, e mais.

Os estudantes da EMEF Professor Laerte Ramos de Carvalho deram destaque “A inclusão na Educação: desafios e protagonismo” com entrevistas com a professora Sônia Maria Geraldo e a  estudante aluna Ana Beatriz Oliveira Lopes Torrano Silva, do 8º ano, atleta deficiente visual, que se destacou no Festival Paralímpico e ganhou medalha na corrida de 100 metros. 

Elaborado por Onézio Cruz, o Gibizão “Imprensa Jovem – Estudante a tem voz – O princípio de tudo” encerra esta edição da Revista.  De forma divertida e leve, o HQ revela as origens do Programa Imprensa Jovem que aconteceu em uma reunião de pauta do projeto Rádio Escolar, na EMEF Pedro Teixeira, em 2005.

Leia a 6ª edição da Revista Imprensa Jovem aqui. 

Embarque na viagem pelo tempo com o Gibizão Imprensa Jovem.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442