Notícias

Práticas de Educomunicação da SME são destaques em evento sobre divulgação científica para crianças e jovens

Durante sua apresentação no II Divulga Ciência, Carlos Lima falará sobre o Projeto Imprensa Jovem, Rolê Científico e HQ Além do Tempo

Publicado em: 14/06/2021 15h26 | Atualizado em: 15/07/2021
Estudante do Imprensa Jovem opera equipamentos de rádio.

O Núcleo de Educomunicação, da Coordenadoria Pedagógica (COPED – SME/SP), compartilha nesta segunda-feira (14), às 19h, suas experiências de sucesso na palestra de abertura do II Divulga Ciência. Carlos Lima, coordenador de Educomunicação, fará a apresentação com tema “Educomunicação provocando o espírito científico”. 

Lima irá falar dos projetos que participa e sobre como professores e estudantes podem desenvolver em sala de aula conteúdos educativos voltados para Ciência a partir do uso de mídias, criando ecossistemas comunicativos abertos e criativos.

Haverá destaque para as iniciativas desenvolvidas pelos estudantes do Projeto Imprensa Jovem, Rolê Científico, revista em quadrinho Além do Tempo e entrevista com a astrofísica brasileira Dra. Marcelle Soares Santos.

O II Divulga Ciência é um evento online, gratuito e aberto a todos os interessados em divulgação científica, organizado pela Ilha do Conhecimento.  As atividades começam nesta segunda e vão até sexta-feira (18). 

Serão ciclos de palestras com professores e divulgadores científicos de diversos projetos, cujo tema é “Divulgação Científica para crianças e jovens: estratégias dentro e fora da sala de aula.” Entre os temas que abordam diversas estratégias para levar conhecimento científico para crianças e jovens, estão conceitos de Educomunicação e letramento midiático até iniciativas nacionais e internacionais de divulgação científica através das mais diferentes mídias.

Clique aqui e acompanhe ao vivo a abertura do evento hoje (14), às 19h.

Leia algumas matérias sobre nossos projetos:

“Estudantes da EMEF Blota Júnior conhecem a USP em Rolê Científico”

“Rolê Científico na USP com Imprensa Jovem”

“Estudantes do Projeto Imprensa Jovem são agora personagens da revista em quadrinhos”

Saiba mais – Clique aqui e descubra todas as ações do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de liderança e gestão escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de crianças pequenas participando de atividades de cuidado com plantas em um ambiente escolar. Nas imagens, educadoras acompanham as crianças enquanto eles regam hortaliças e observam plantas em vasos e canteiros. As crianças aparecem interagindo com a natureza de forma lúdica e educativa, utilizando regadores coloridos em um espaço ao ar livre.

Crianças descobrem a origem das frutas numa experiência educativa em Heliópolis 

Publicado em: 28/05/2026 11h28 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.665