Notícias

Educomunicação cria podcast com conteúdos sobre educação midiática 

Já são 16 episódios no ar que podem ser ouvidos nas plataformas de áudio por todos os interessados no tema 

Publicado em: 22/08/2023 16h51 | Atualizado em: 22/08/2023
Fotografia de uma mulher sorrindo com fones de ouvidos, óculos e um celular na mão.

O Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, desenvolveu o “Podcast da Educomunicação” disponível nas plataformas de áudio – Amazon, Google Podcasts e Spotify. O programa online conta com informações sobre cursos desenvolvidos pela Educom, bate-papos e dicas sobre Educação Midiática feitos por especialistas no assunto. 

A abertura dos episódios começa de forma simpática com a voz do pequeno Aruã Garcia Zotesso, 9 anos, que gravou a vinheta quando tinha 7 anos, dizendo “Podcast da Educomunicação”. É ele que também convida os ouvintes para o início das conversas dizendo: “Coloque os fones de ouvido, já vai começar” e “Mande seu e-mail e interaja com a gente: podcasteducom@gmail.com”.

Os episódios de 2023 têm, em média, 30 minutos de duração e entre seus temas estão rádio e podcast na educação, fotografia, comunicação não violenta, história em quadrinhos, produção e roteiro audiovisual. Desde quando estreou, no final de 2019, até agora são 16 episódios no ar. 

O programa é apresentado pelo jornalista Anderson Zotesso, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, ator, dramaturgo, produtor e formador da Educom. A cada nova apresentação, Zotesso vai conversando com os especialistas em Educomunicação, que também dão os cursos nos mesmos temas oferecidos pela SME aos profissionais da Rede Municipal de Ensino. 

O podcast é coordenado por Carlos Lima, responsável pelo Núcleo de Educomunicação na rede municipal. Ele diz que o programa auxilia na apresentação dos conteúdos dos cursos e contribui para ampliar a divulgação das temáticas educomunicativas. 

Veja, abaixo, os conteúdos de cada programa de 2023:

1º episódio | Rádio e podcast na escola –  Roda de conversa com os formadores Eveline Araujo, Dodô Calixto e Ana Paula Gonçalves. 

2º episódio | Fotografia na Educomunicação – Melina Resende e Daniel Amadei dão dicas de como aplicar a fotografia na sala de aula por meio de projetos educativos. 

3º episódio | Comunicação não violenta e Educom – Bate-papo com Paola Prandini e Janaína Gallo relacionando a Comunicação Não Violenta com a Educomunicação.

4º episódio | Radiojornalismo e Imprensa Jovem – Entrevista com Eveline Araújo sobre como produzir conteúdos educomunicativos com as equipes do Imprensa Jovem nas escolas e nos eventos.

5º episódio | Leitura crítica da mídia – Silene Lourenço, Rogério Pelizari e Bruno Ferreira contam sobre propostas para repertoriar os educadores com relação a seleção de conteúdos consumidos e produzidos por toda comunidade escolar. 

6º episódio | História em quadrinhos – Carlos Antônio Teixeira fala sobre métodos, propostas e tarefas para o professor pensar em projetos para a sala de aula. E não precisa saber desenhar para desenvolver atividades nessa área. 

7º episódio | Jornalismo educativo – Alda Ribeiro e Suéller Costa conversam sobre os fundamentos do jornalismo e suas aplicações educomunicativas em sala de aula, fake news, checagem, apuração, ética, entre outros temas.

8º episódio | Produção Audiovisual – Marisa Pinto e Marcos Yoshi explicam como produzir vídeos nas escolas com poucos recursos e muita criatividade. Eles tratam também sobre a importância de abordar a linguagem audiovisual com crianças de todas as idades.

9º episódio | Roteiro audiovisual – A importância de escrever antes de filmar com Diogo Noventa.

10º episódio | Storytelling – Ana Paula Gonçalves dá dicas de como ouvir e contar histórias que cativam os espectadores.

Para mais informações, acesse o site do Núcleo de Educomunicação. 

 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.456