Notícias

Estudantes e Professores da Rede Municipal participam de curso online para combater as “Fake News”

Curso 100% gratuito terá início na próxima quarta-feira (8), e será oferecido por instituições parceiras com apoio do Programa Imprensa Jovem

Publicado em: 07/04/2020 14h21 | Atualizado em: 30/11/2020
Imprensa Jovem Portal

Na próxima quarta-feira, 8 de abril, estudantes e cerca de 200 Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo iniciarão um curso online para entender e combater a desinformação e as “Fake News” (notícias falsas) nos diferentes meios de comunicação.

A iniciativa faz parte de uma parceria do programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação, com a equipe da plataforma digital “Vaza, Falsiane!”. Ação também recebe apoio do programa Educamídia, pertencente ao Instituto Palavra aberta.

O curso será realizado de forma online e gratuita na plataforma Vaza, Falsiane!”, dividido em 13 módulos. Dentre os temas a serem estudados, estão: Como saber se é verdade o que ouvi dizer?; Abrindo a caixa preta do WhatsApp; Como usar o diálogo para combater as notícias falsas; O mercado lucrativo das notícias falsas. O criador do Manual do Mundo, Iberê Thenório, gravou um vídeo explicando de forma resumida o que os participantes encontrarão no decorrer do curso.

A abertura será feita na forma de uma Webinar, uma videoconferência para professores, estudantes e famílias. A ideia é complementar o curso fazendo videoconferências pela plataforma de vídeos do You Tube, pois facilita o compartilhamento das informações em outros meios de comunicação. Serão realizadas quatro webinars, nos dias: 10, 17, 25 de abril e 1 de maio, sempre às sextas-feiras, às 16h. Para assistir as webinars, clique neste link.

Outra iniciativa interessante protagonizada pelos estudantes educomunicadores da Rede Municipal de Ensino é a produção de materiais com dicas para não cair em fake News. Eles receberão uma consultoria especializada da equipe do Programa Educamídia e os estudantes criarão onze materiais para serem utilizados como estratégias de compartilhamento no Instagram e WhatsApp para diferentes públicos.

O Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima, comentou sobre a iniciativa. “Em um ambiente propício a propagação das “Fake News”, oferecer a oportunidade de formação a professores e estudantes é importante.  O curso irá promover a alfabetização midiática informacional e possibilitará a formação de professores e estudantes mediadores nos grupos de famílias do WhatsApp e outros meios de comunicação”, finaliza Carlos.

Para fazer a inscrição do curso, basta acessar a página da plataforma clicando no link. Haverá certificação aos participantes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210