Notícias
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Cultura e Arte para Todos: Estudantes exploram Teatro, Dança e Literatura
Publicado em: 20/12/2024 14h33 | Atualizado em: 20/12/2024
A 8ª edição da Revista Imprensa Jovem, realizada em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, celebra o tema “Cultura e Arte para todos – Teatro, Música, Dança, Desenhos e a Efervescência do Mundo”. Com a participação de estudantes de cinco escolas municipais de São Paulo e da equipe universitária, o projeto promove a integração entre jovens e profissionais do jornalismo.
Participaram desta edição as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Humberto Dantas, José Américo de Almeida, Maria Aparecida Rodrigues Cintra, Dom Paulo Rolim Loureiro e Tarsila do Amaral.
Cada edição da revista é fruto de um semestre de trabalho colaborativo, envolvendo workshops de jornalismo, planejamento editorial e encontros interativos entre estudantes e especialistas.
Veja alguns destaques desta edição:
Da sala de aula para o palco
Na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra, o teatro é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Depoimentos revelam o impacto positivo dessa vivência artística.
Babalotim: Dança e Cultura Africana
Com mais de três décadas de história, o grupo de dança negra contemporânea Babalotim é um marco na preservação e disseminação da cultura afro-brasileira. Liderado pela mestra Solange Camargo, o grupo continua inspirando gerações.
Fábrica de Livros da Tarsila
Na EMEF Tarsila do Amaral, a metodologia Cultura Maker transforma a educação literária. O projeto incentiva a criação de livros independentes, promovendo autoria e expressão criativa.
Um mergulho na cultura chinesa
O projeto Imprensa Jovem na China levou estudantes de escolas municipais a um intercâmbio cultural histórico, marcando os 50 anos de relações entre Brasil e China. A comitiva explorou cidades como Pequim, Chengdu e Xangai, vivenciando a riqueza cultural, a conservação ambiental e a modernidade tecnológica.
Precisamos falar sobre igualdade étnico-racial
No Fórum do Desenvolvimento Sustentável, realizado no Chile, o ODS 18 foi destaque, abordando o enfrentamento ao racismo e à desigualdade étnico-racial. Estudantes e especialistas discutiram a urgência da justiça racial como base para um futuro mais igualitário e sustentável.
A edição completa já está disponível e reforça a importância de integrar educação, cultura e arte no cotidiano escolar. Acesse aqui, inspire-se e descubra mais sobre os projetos que estão transformando as escolas públicas de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 25 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino visitaram museus da capital paulista em 2024 com abordagem focada na Educação Antirracista
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Relacionadas

Mais de 25 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino visitaram museus da capital paulista em 2024 com abordagem focada na Educação Antirracista
Publicado em: 16/05/2025 4h13 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2
Publicado em: 16/05/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional
Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos
Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024
Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel