Notícias

Imprensa Jovem celebrará 18 anos em evento mundial da Unesco

Evento on-line acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 12h15

Publicado em: 06/06/2023 14h32 | Atualizado em: 06/06/2023
Imagem com fundo verde e a fotografia de quatro jovens em molduras brancas de fotografias. No canto esquerdo, informações em inglês sobre evento mundial da UNESCO sobre alfabetização midiática. O título é "MIL youth debate series".

Nesta quarta-feira (7), acontecerá o Debate sobre Alfabetização Midiática e Informacional entre jovens, que é um evento promovido pela Unesco, com o tema “A influência das mídias nas juventudes”. A conversa on-line pode ser acompanhada por todas as pessoas interessadas pelo Canal do YouTube do Núcleo de Educomunicação, a partir das 12h15.  

A iniciativa no Brasil reunirá quatro jovens de programas de Educomunicação de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Santa Catarina para um bate-papo sobre este tema, integrando o Programa Imprensa Jovem, Programa Cidadania Viva, Projeto Educom.Cine e Programa Educom, da Secretaria de Educação de Lauro de Freitas (BA). Esta ação será compartilhada entre os países membros do MIL Alliance.

Nesta ocasião, também será celebrado 18 anos da Agência de Notícias Imprensa Jovem criada em 2005, com o nome apenas de Projeto Imprensa Jovem. 

Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade e produzem informações relevantes para suas realidades, além de desenvolverem habilidades para uma leitura crítica da mídia, combater a desinformação e Fake News. 

Participantes do debate da UNESCO

Aysha Souza (SP) – embaixadora Inspiring Girl, educomunicadora do Programa Imprensa Jovem.

Leandro Souza (BA) – estudante do Ensino Fundamental de qualificação profissional em audiovisual do Núcleo Educomunicação, de Lauro de Freitas (BA).

Maicon Alves  (MS) – Indígena  Terena, coordenador do Programa Cidadania Viva.

Noel Caneppa (SC) – empreendedora em produção de vídeo e formadora do Projeto Educom.Cine. 

Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação e  idealizador do projeto Imprensa Jovem, da SME-SP, fará a mediação da conversa entre os jovens educomunicadores.  Iniciativa terá participação especial de Gabriela Vallim, que fez parte do Imprensa Jovem, e hoje está na Inglaterra.  

Conheça a página da Educomunicação e saiba mais sobre a Agência de Notícias Imprensa Jovem. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.656