Educomunicação abre vagas para novos cursos

Alguns cursos terão inscrições abertas a partir desta quarta-feira (5), às 20h; os demais terão vagas disponibilizadas nos próximos dias

Publicado em: 05/07/2023 11h59 | Atualizado em: 07/07/2023
Ilustração de um grupo de estudantes do projeto Imprensa Jovem.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo abre novas vagas para cursos de Educomunicação. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades em diferentes áreas da comunicação e explorar novas formas de engajar os alunos no processo de aprendizagem.

Serão disponibilizados 12 cursos. Cada um deles possui 3 encontros com 2 horas de duração. As formações estão distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite, e acontecerão de 10 a 22 de julho.

Os cursos Leitura Crítica da Mídia, Desinformação e Fake News na Educação (80 vagas), Fotografia, Linguagem e Técnicas para Prática Docente (35 vagas), Cineclubes e suas Contribuições para Formação Cultural Docente (50 vagas), Videoperformance, Arte e Expressão Promovendo a Interdisciplinaridade (40 vagas) foram publicados no Diário Oficial desta quarta-feira (05), as inscrições abrem a partir das 20h.

Em breve, novas formações terão vagas disponibilizadas. Acompanhe as atualizações. As inscrições, a realização de curso, incluindo atividades síncronas no Google Meet e assíncronas no Google Sala de Aula, deverão ser realizadas apenas com o e-mail institucional, ou seja, aquele com @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br.

A proposta do Núcleo de Educomunicação é que esta oferta de cursos seja uma oportunidade para os professores realizarem cursos na 1ª ou 2ª semana do recesso. De acordo com Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação, a proposta é oferecer oportunidade, principalmente, para os professores que não conseguem realizar cursos durante o período letivo.

A Educomunicação é uma abordagem educativa que combina os campos da comunicação e da educação, promovendo a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades comunicativas e a reflexão crítica sobre a mídia e a cultura.

Veja a lista de cursos com inscrições que serão abertas a partir das 20h, desta quarta-feira (05):

Leitura Crítica da Mídia, Desinformação e Fake News na Educação
Fotografia, Linguagem e Técnicas para Prática Docente
Cineclubes e suas Contribuições para Formação Cultural Docente
Videoperformance, Arte e Expressão Promovendo a Interdisciplinaridade

Inscreva-se na página do Núcleo de Educomunicação, no Portal SME.

Inscrições desta quinta-feira (06):

Comunicação Não Violenta – a partir das 12h
História em Quadrinhos: Uso e Criação – a partir das 12h
Jornal na Sala de Aula – a partir das 20h
Rádio Escolar e Podcast na Educação: Perspectivas Educomunicativas – a partir das 20h
STEM/STEAM e Cidadania Global – a partir das 20h

Inscrições desta sexta-feira (07), a partir das 20h:

Animação Stop Motion em Sala de Aula
Produção Audiovisual, Linguagens