Notícias

Estudantes da RME participam da Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa

Cinco garotas do Imprensa Jovem da EMEF Pedro Américo foram convidadas a fazer cobertura do evento em São João Del-Rei (MG)

Publicado em: 17/11/2023 12h44 | Atualizado em: 17/11/2023
Estudantes na cobertura da Cbec Emef Pedro Américo (3)

Durante os dias 12 e 15 de novembro, cinco estudantes e duas professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Américo participaram da 3ª edição da Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, na cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais. Por participarem de uma equipe de Imprensa Jovem, as garotas foram convidadas pela organização para fazerem a cobertura jornalística do evento.

A CBAC 2023 foi realizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei e o MIT Media Lab. A programação contou com apresentações de trabalhos, oficinas, mostra interativa, palestras e keynotes que estimulam a reflexão sobre o caminho da Aprendizagem Criativa no Brasil. 

A escola onde as garotas estudam está localizada na Vila Bancária Munhoz, na zona norte da capital, e faz parte da Diretoria Regional de Educação Freguesia Brasilândia. Matriculadas em turmas do 8º e 9º anos, elas já atuam com comprometimento da equipe de jovens jornalistas da unidade sob a orientação de Claudia Maria Meirelles, que é Professora Orientadora de Educação Digital (POED) e da professora de Língua Portuguesa, Camila Petrasso.

O convite para a participação no CBAC 2023 surgiu devido ao fato dos estudantes da EMEF já terem feito cobertura em outros eventos que envolvem Aprendizagem Criativa e pela escola ter um dos seus trabalhos escolhidos para ser apresentado durante a conferência. 

A professora Claudia Meirelles participou de uma mesa sobre Tinkering, que é uma metodologia de aprendizagem “mão na massa” juntamente com Sebastian Martin e Nathan Rabinovitch na CBAC 2023. Ela também expôs, em formato de banner, as ações da Semana Pedro Américo, que é uma atividade anual, permanente, onde a organização dos tempos e espaços escolares é desconstruída e são oferecidas diversas oficinas aos estudantes. “Durante o evento os estudantes fazem opção das atividades que querem participar e isso promove reflexões sobre temas pertinentes, tanto à nossa escola como à vida além dos muros dela”, comenta a professora. 

Já as meninas, durante a cobertura da conferência, tiveram a oportunidade de entrevistar personalidades como Natalie Rusk, que atua como pesquisadora no Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Laboratory, desenvolvendo tecnologias de aprendizagem criativa; com  Janine Schultz, Co-diretora da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e uma das organizadoras da CBAC; com Sebastian Martin, cientista e designer no Tinkering Studio, em São Francisco (EUA) e com Nathan Rabinovitch, que é pesquisador, educador e tinkerer. 

Sobre a experiência de estar com as estudantes na Conferência, a professora Cláudia diz que foi fantástico. “Além de fazer a cobertura do evento e entrevistar personalidades nacionais e internacionais, as meninas puderam conhecer o campus da Universidade Federal de São João del-Rei, visitar alguns pontos turísticos da cidade, que é rica em história. Percebemos que, ao ver as igrejas e a arquitetura das construções, elas conseguiram fazer relações com as aulas de história. Sem dúvidas, foi uma experiência maravilhosa para elas e pra mim, como professora”. 

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442