Coordenadoria Pedagógica - COPED
Educação Infantil
A Divisão de Educação Infantil (DIEI) é responsável pela educação que vai do nascimento aos 6 anos de idade. Esse período, conhecido como primeira infância, é um momento chave na construção da identidade de cada criança e no seu processo de aprendizagem. O atendimento é realizado em:
- Centros de Educação Infantil (CEIs) – crianças de zero a 3 anos e 11 meses;
- Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) – crianças de 4 a 5 anos e 11 meses;
- Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEIs) – crianças de zero a 5 anos e 11 meses;
- Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) – crianças surdas de 4 a 14 anos;
- Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs) – crianças de zero a 5 anos e 11 meses nos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs).
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Ensino Fundamental e Médio
A Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM) é responsável pelo atendimento dos estudantes com idade mínima de 6 (seis) anos. O Ensino Fundamental e Médio compreendem um extenso período da vida escolar: 12 anos, sendo 9 anos no Ensino Fundamental e 3 anos no Ensino Médio. A primeira etapa é organizada em Ciclos de Aprendizagem, conforme segue:
- Ciclo de Alfabetização – abrangendo do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental;
- Ciclo Interdisciplinar – abrangendo do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental;
- Ciclo Autoral – abrangendo do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
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Educação de Jovens e Adultos
A Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA) é responsável pela Educação Básica destinada a jovens e adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso e/ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano). Há cinco formas de atendimento:
- EJA – Regular;
- EJA Modular;
- MOVA – SP – Movimento de Alfabetização;
- CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos;
- CMCT – Centro Municipal de Capacitação e Treinamento.
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Educação Especial
A Divisão de Educação Especial é uma modalidade de ensino não substitutiva ao ensino regular, que perpassa todas as etapas e modalidades do Sistema Municipal de Ensino e, portanto, deve ser assegurada como complementar ou suplementar a todas as etapas da educação básica e às demais modalidades de ensino ofertadas, como educação de jovens e adultos, indígena e profissional.
São considerados como público-alvo da educação especial os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
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Educação Integral
O Núcleo de Educação Integral considera que o conceito de Educação Integral não se define pelo tempo de permanência na escola, mas pela qualidade da proposta curricular. É uma educação que supera a fragmentação e o foco único em conteúdos abstratos.
Com ou sem extensão de jornada, a Rede Municipal de Ensino de São Paulo reconhece que Educação Integral se faz na articulação diária entre conceito e prática, a partir de quatro princípios: equidade, inclusão, contemporaneidade e sustentabilidade.
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Currículo
A Divisão de Currículo (DC) atua em todas as etapas e modalidades da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino. São esferas norteadoras do currículo paulistano a Educação Inclusiva, a Equidade e a Educação Integral.
Fazem parte da Divisão de Currículo:
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Avaliação
A Divisão de Avaliação (DA) planeja, coordena e implementa ações centradas na avaliação educacional e avaliação para a aprendizagem, elaborando critérios, metodologias, indicadores e instrumentos relacionados aos processos de avaliação internos e externos.
A partir do acompanhamento sistemático e difusão dos resultados dos processos de avaliação, subsidia as políticas de gestão pedagógica, currículo e formação, por meio da articulação entre os resultados e o planejamento escolar. Promove ações de formação continuada para aprimoramento das práticas dos Profissionais de Educação em avaliação.
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Formação
A Divisão do Sistema de Formação de Educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – DF organiza e articula as ações de formação oferecidas aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino nas redes direta e parceira.
Ele se responsabiliza em organizar as formações planejadas em formato de cursos livres e eventos.
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Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem
O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem atende às unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME), criando e potencializando condições de enfrentamento das problemáticas vividas nas Unidades Educacionais no que se refere às questões que embaraçam o processo de aprendizagem dos (as) educandos (as).
Atua com equipes multidisciplinares, em itinerâncias às escolas, em grupos de trabalho e na orientação quanto à articulação da rede de proteção social.
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Multimeios
O Centro de Multimeios (CM) é composto por cinco núcleos:
- Biblioteca Pedagógica Prof.ª Alaíde Bueno Rodrigues;
- Criação e Arte;
- Foto e Vídeo;
- Memória Documental;
- Memorial da Educação Municipal (MEM).
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Coordenadoria Pedagógica – COPED
Coordenadora: Simone Aparecida Machado
Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – 3º andar – Vila Clementino – CEP: 04037-004
Fone: 011 3396-0200