• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Centro de Multimeios

Vasto acervo constituído por livros, material audiovisual, teses, periódicos, legislação educacional e diários oficiais, documentos técnicos e pedagógicos, artes gráficas, material audiovisual, fotográfico e tridimensional.


O Centro de Multimeios, da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, tem entre seus núcleos a Biblioteca Pedagógica Prof.ª Alaíde Bueno Rodrigues, Memorial da Educação Municipal e Memória Documental que fazem atendimentos ao público e os núcleos Criação e Arte e Foto e Vídeo que assessoram a Secretaria e seus setores.

Seu núcleos oferecem serviço de assessoria à pesquisa, empréstimo circulante e acesso à internet. Promovem exposições temáticas, divulga publicações dos professores da SME e das editoras parceiras, oferecem visita monitorada à exposição permanente.

O acervo mantido pode ser consultado pessoalmente pelo público em geral sendo que grande parte encontra-se também disponível online.

Biblioteca Pedagógica Prof.ª Alaíde Bueno Rodrigues

Especializada em Educação. Oferece serviço de assessoria à pesquisa, empréstimo circulante e acesso à internet. Promove exposições temáticas, divulga publicações dos professores da SME e das editoras parceiras.

Seu acervo é constituído por livros, material audiovisual, teses, periódicos, legislação educacional e diários oficiais que podem ser consultados pelo público em geral.

Criação e Arte

Núcleo responsável pela comunicação visual, cria produtos e peças gráficas que revelam a identidade da SME. Transforma ideias em elementos visuais e estéticos para que a informação seja compreendida de maneira significativa.  Oferece assessoria técnica para as DREs e equipes de COPED e SME.

Foto e Vídeo

A cobertura fotográfica, a produção, a gravação e a edição de vídeos registram e divulgam as imagens das ações, ideias e ideais perpetuando os períodos históricos da educação municipal de São Paulo.

Memorial da Educação Municipal – MEM

Preserva a história por meio de documentos organizados em acervos de artes gráficas, audiovisual, fotográfico e tridimensional que contribuem para a valorização da memória da educação paulistana, disseminando a informação e constituindo-se em fonte permanente de consulta para pesquisadores. Oferece visita monitorada à exposição permanente.

Memória Documental

Este arquivo preserva e disponibiliza documentos técnicos e pedagógicos que fazem parte da história da Secretaria Municipal de Educação, desde a criação dos Parques Infantis em 1935 até os dias atuais. Os documentos do acervo encontram-se disponíveis também para consulta on-line.