Memorial da Educação Municipal - MEM

O Memorial da Educação Municipal é um espaço que visa preservar a memória da educação paulistana. Ele foi instituído pelo Decreto nº 35.087, de 5 de maio de 1995 e teve sua atual denominação estabelecida pelo Decreto nº57.683, de 10 de maio de 2017

Mantém a história por meio de documentos organizados em acervos de artes gráficas, audiovisual, fotográfico e tridimensional que contribuem para a valorização da memória da educação paulistana, disseminando a informação e constituindo-se em fonte permanente de consulta para pesquisadores.

Oferece visita monitorada à exposição permanente, atendimento a pesquisadores; e disponibilização de cópia dos acervos.

Cada acervo é constituído por meio de doações feitas por Unidades Educacionais, Diretorias Regionais de Educação, pela Secretaria Municipal da Educação (SME) e por pessoas que valorizam e respeitam a história da educação do Município de São Paulo, sejam elas, educadores ou seus familiares.

Acervo fotográfico

O acervo do Memorial da Educação Municipal nos remete à década de 1940 com a criação dos Parques Infantis.
Composto por imagens que provém da Secretaria Municipal de Educação e coleções particulares que registram em especial a arquitetura das escolas municipais, os secretários de educação, patronos, eventos e o cotidiano escolar.
A leitura e a análise de uma fotografia nos leva a informações valiosas. Observar o retrato de uma época, local, técnica e autoria contribui para ampliar as formas de expressão, comunicação, difusão de ideias e valores, recontando e reconstruindo a história.

Consulte o acervo fotográfico.

Acervo audiovisual

Composto por fitas de VHS e cassetes, DVDs e slides que ultrapassam a cifra de 1.000 títulos, abrange uma diversidade de temas desde palestras, entrevistas e congressos promovidos pela Secretaria, até eventos oficiais e festas de inauguração de escolas.

Consulte o acervo audiovisual.

Acervo tridimensional

Formado por móveis, utensílios, vestuários, livros, cartilhas e objetos pessoais de alunos e educadores, este acervo retrata a história da educação paulistana.

Consulte o acervo tridimensional.

Acervo de artes gráficas

Este acervo é constituído por peças gráficas como cartazes e folders, criados pelo Núcleo de Criação e Arte, para a comunicação visual de projetos e eventos da Secretaria Municipal de Educação.

Consulte o acervo de artes gráficas.

Atendimento

Considerando a mudança do Memorial da Educação Municipal, informamos que o espaço está temporariamente fechado para atendimento ao público. Após a  reorganização do acervo e da infraestrutura,  voltará a atender presencialmente.

Qualquer dúvida ou solicitação, estamos à disposição pelo e-mail:

smecopedmemorialeducacao@sme.prefeitura.sp.gov.br