Memorial da Educação Municipal - MEM

O Memorial da Educação Municipal  – MEM é responsável pela preservação dos testemunhos materiais da educação municipal, pela importância estética e educativa que as obras apresentam.

Os acervos históricos: tridimensional, fotográfico, audiovisual e de artes gráficas são coletados, adquiridos, acondicionados e preservados de forma a garantir a pesquisa, a investigação e a comunicação dos bens materiais da educação ao público interessado.

O MEM oferece visita monitorada à exposição permanente mediante agendamento.

 

Acervo fotográfico

O acervo do Memorial da Educação Municipal nos remete à década de 1940 com a criação dos Parques Infantis.
Composto por imagens que provêm da Secretaria Municipal de Educação e coleções particulares que registram em especial a arquitetura das escolas municipais, os secretários de educação, patronos, eventos e o cotidiano escolar.
A leitura e a análise de uma fotografia nos leva a informações valiosas. Observar o retrato de uma época, local, técnica e autoria contribui para ampliar as formas de expressão, comunicação, difusão de ideias e valores, recontando e reconstruindo a história.

Consulte o acervo fotográfico.

Acervo audiovisual

Composto por fitas de VHS e cassetes, DVDs e slides que ultrapassam a cifra de 1.000 títulos, abrange uma diversidade de temas desde palestras, entrevistas e congressos promovidos pela Secretaria, até eventos oficiais e festas de inauguração de escolas.

Consulte o acervo audiovisual.

Acervo tridimensional

Formado por móveis, utensílios, vestuários, livros, cartilhas e objetos pessoais de alunos e educadores, este acervo retrata a história da educação paulistana.

Consulte o acervo tridimensional.

Acervo de artes gráficas

Este acervo é constituído por peças gráficas como cartazes e folders, criados pelo Núcleo de Criação e Arte, para a comunicação visual de projetos e eventos da Secretaria Municipal de Educação.

Consulte o acervo de artes gráficas.

Atendimento

2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.
Rua Estado de Israel, 200 – Vila Clementino

Informações e agendamentos por e-mail:

smecopedmemorialeducacao@sme.prefeitura.sp.gov.br