Exposições

EXPOSIÇÃO PERMANENTE 

O Memorial da Educação Municipal reúne um acervo formado por ​mobiliários, documentos, louças, fotos, uniformes e objetos diversos que estão disponíveis a todos, proporcionando ao visitante e ao pesquisador um panorama histórico da Rede Municipal de Ensino.

A primeira exposição permanente ocorreu em 15/10/1997 e, desde então, a cada período, são disponibilizados novos acervos a fim de valorizar e divulgar a História da Educação da Cidade de São Paulo.

Ao visitar o espaço, o público interage e é convidado a fazer uma viagem por meio de suas lembranças ao observar as obras e os documentos bidimensionais e tridimensionais.

 

HISTÓRICO DAS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS  

Ao longo dos anos, as exposições temporárias realizadas favoreceram reflexões e discussões sobre temas e questões contemporâneas e passadas, objetivando o despertar de possibilidades e desafios para o futuro da Educação Paulistana.

Durante as visitas mediadas, surgiram oportunidades para oferecer formações e diversas oficinas que exploraram os acervos de fotografia, artes gráficas e vídeo.

Além das exposições, foram realizados workshops, oficinas e assessorias. Com o intuito de ampliar e facilitar a divulgação do acervo, essas atividades também foram feitas em outros ambientes culturais e escolares, de modo a contemplar a diversidade da Rede Municipal de Ensino.

A partir de 2017, para divulgar o acervo fotográfico do MEM e atender à demanda atual e globalizada, lançamos Exposições Virtuais no Portal da SME.   Para este trabalho, são selecionadas fotos que retratam e contextualizam o tema elencado e que permitem interação ao serem divulgadas nas redes sociais.

Clique aqui para visualizar as Exposições Virtuais