História Oral

Registros audiovisuais - entrevistas e depoimentos

O projeto História Oral consiste na produção de registros audiovisuais por meio de entrevistas e depoimentos de educadores e colaboradores, a fim de resgatar e valorizar a história da educação municipal e subsidiar pesquisas acadêmicas.
Os entrevistados expõem experiências e vivências das políticas educacionais e do cotidiano na Rede Municipal de Ensino em seus diversos aspectos.

Abaixo, nossos entrevistados: (alguns disponíveis no YouTube)

Ademar Iazzetta, Odair Romeu Cogliano e Waldemir Alves da Veiga (disponível no YouTube)
Nesta conversa, os valores e as lembranças dos educandos do Parque Infantil – 8, atual EMEI Presidente Dutra, unem um grupo que se encontra periodicamente para celebrar a importância de relações construídas no ambiente educativo.

Alcides Ribeiro Jacinto da Silva, Prof. (disponível no YouTube)
Relata o início da organização do Ensino Fundamental no bairro do Jaçanã e o trabalho de alguns pioneiros deste território, com destaque para a criação das Escolas Agrupadas de Santa Teresinha.

Ana Maria Alves Benetti, Prof.ª
Depoimento de ex-aluna da Rede Municipal de Ensino – recordações de aluna: conteúdo, avaliação, professoras, exame de admissão e o curso ginasial. Experiência como professora: primeira escola, formação, carreira e trabalho desenvolvido na mesma Rede.

Ângela Maria de Oliveira Mello, Prof.ª
A estrutura hierárquica, o vínculo com a Secretaria de Administração, o processamento dos pagamentos, a divisão da estrutura, os convênios, o tripé RH, DOT e ATP.

Braz Rodrigues Nogueira (disponível no YouTube) 
Relata a formação acadêmica, as experiências de vida e profissional. Destaca a inovação da metodologia na EMEF Presidente Campos Salles, baseada na Escola da Ponte de Portugal, e a atuação com as lideranças da comunidade, principalmente de Heliópolis, na busca da efetivação dos direitos humanos, da educação de qualidade e da paz.

Carlos Alberto Mendes Lima, Prof. (disponível no YouTube) 
O educador trabalha no fomento da Educomunicação na Rede Municipal de Ensino. Narra sobre os Projetos: Nas Ondas do Rádio e Imprensa Jovem.

Carmem Ribas B. Pitto, Prof.ª
A história dos Parques Infantis, objetivo da criação, frequência do menor operário, esporte e lazer, atendimento médico e dentário, formação para moças, origem do centro de Rapazes e atividades desenvolvidas nos Centros Mistos.

Cristiane Santana Silva (disponível no YouTube) 
Aborda o trabalho como Assistente Técnico-Pedagógico no Núcleo Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação, no período de 2013 a 2016. Destaca a atuação nos cursos de formação de professores, gestores e, principalmente, no Projeto Leituraço.

Edson Gabriel Garcia, Prof.
Expõe a trajetória educacional, o Programa Salas de Leitura, a discussão das competências, a distribuição de livros nas escolas, as suas produções literárias e o incentivo aos professores.

Elisa Maria Grossi Manfredini (disponível no YouTube) 
Educadora narra diversos momentos de seu percurso profissional na Educação. Destaca o trabalho no setor de Convênios, período em que participa das ações de transição das creches da Secretaria da Assistência Social para a Secretaria Municipal de Educação.

• Elizabeth S. de Oliveira, Prof.ª
Dados biográficos, fundação do Ensino Municipal – primeiras escolas, escolas isoladas, agrupadas e reunidas: características físicas, corpo docente e lanche

• Equipe de Teatro de Bonecos Mamulengos: Angela Cristina Schiss, Clarinda C. Rocha de Souza, Frederico Reinaldo de Matos, Irany de Araújo Silva, Lenilélia Albamonte da Silva, Maria Helena Teixeira Borges, Maria Izilda Ermida Sincorá, Neila Corsi Gomes Silvério, Neyde Garcia, Sérgio Valério, Sueli Aparecida Mancini, Sônia Regina Fontoura.
Grupo de Teatro de Bonecos, criado há 21 anos na Secretaria Municipal de Educação, exibe homenagem aos criadores, a confecção dos bonecos, as apresentações, as oficinas para buscar novos integrantes.

Equipe do PEB: Programa Escola Biblioteca: Denise M. de Lima Demange, Yara Brandão Boesel, Rosa Angélica F. Aedenkoven, Rosa Terezinha Bonini de Araújo.
Apresenta a trajetória profissional de cada uma, a criação de fichas de leitura, os critérios de escolha de livros no período da ditadura, os concursos literários, as contações de histórias e as aplicações de verbas.

Fátima Aparecida Antonio (disponível no YouTube) 
Narra experiências e desafios das ações pedagógicas e administrativas da Rede Municipal de Ensino, como a implantação e implementação do Programa Mais Educação na Cidade de São Paulo.

Fernando Camargo Soares, Prof.
Relata o histórico do Ensino Municipal de 1937 a 1956 – convênio com o Estado; diferenças dos Parques Infantis e das Escolas Municipais; Ensino Primário; criação das Escolas Municipais; aspectos físicos das escolas; o “status” do professor e investimento do prefeito José Vicente Faria Lima na educação.

Fernando José de Almeida, Prof. (disponível no YouTube) 
Expõe sua trajetória de vida e profissional na Educação. Destaca vários pontos de sua carreira, com ênfase nas gestões de Secretário de Educação Municipal e Diretor da Diretoria Técnica Pedagógica – DOT.

Geraldo A. Pires, Eng. e Sérgio Flávio Biagioni, Prof.
Narrativa da trajetória profissional de cada um, o antigo Convênio Escolar entre Estado / Município (1949), o plano das 120 escolas no Governo Jânio da Silva Quadros, as aplicações de verbas, a manutenção das escolas e a transformação em EDIF.

Hazime Sato, Eng.
Relata o trabalho realizado em parceria com a SME, o projeto da linguagem “Logo”, voltada à educação com ideias piagetianas, o desenvolvimento pedagógico com foco na informática, o despertar da aprendizagem, a troca de informações entre alunos, a formação de professores.

Hebe Guimarães Leme e Maria Cristina Prado, Prof.ª
A trajetória educacional da Prof.ª Hebe, a informatização educativa da SME, a criação do banco de dados, a capacitação de recursos humanos a serviço do aluno, a participação da Prof.ª Maria Cristina no Projeto Gênesis, na Unicamp.

Iara Maria Rodrigues Celentano (disponível no YouTube)
Uma das primeiras alunas matriculadas no Parque Infantil – 8, atual EMEI Presidente Dutra, descreve a importância da vivência social e das atividades esportivas como atleta na constituição de sua identidade e na formação de seus valores pessoais.

Ione Aparecida Cardoso Oliveira (disponível no YouTube)
Narra sua trajetória de vida e profissional na Educação. Relata, em seu trabalho, a preocupação com a formação dos professores e destaca as ações pedagógicas realizadas na Secretaria Municipal de Educação, como: Ler e escrever, Valeu Professor, Caderno de Apoio Pedagógico, Interfaces Curriculares, entre outros.

Ivone Mosolino (disponível no YouTube) 
Relata o trabalho da implantação e implementação do Centro de Educação e Cultura Indígena – CECI na Rede Municipal de Ensino, em três aldeias da Cidade de São Paulo: Aldeia KRUKUTU, Aldeia TENONDÉ PORÃ e Aldeia TEKOA PYAÚ. Destaca a importância da valorização e do fortalecimento da cultura Guarani Mbyá

João Gualberto de Carvalho Meneses, Prof. (disponível no YouTube) 
Inicia com sua trajetória da infância no interior de São Paulo, passando depois pelos principais trabalhos relacionados com a Educação Paulistana. Como ocupou vários cargos, comenta as principais realizações em cada um deles, principalmente como Presidente do Conselho Municipal de Educação.

João Queiroz, Prof. (disponível no YouTube) 
Professor de Arte, formado em piano clássico, relata sua trajetória de vida e profissional na Rede Municipal de Ensino. Destaca seu trabalho como Coordenador do Programa de Bandas e Fanfarras na Secretaria Municipal de Educação.

José Armando Valente
Aborda a Informática Educativa: narra a implantação do Projeto Gênesis e suas consequências.

Laura da Silva Dias Rahal (disponível no YouTube) 
Nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar – CODAE da SME, narra uma linha histórica da instituição e da alimentação ofertada aos estudantes nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Destaca as mudanças de concepções e as formações com a comunidade educativa como eixos fundamentais na construção de novos cardápios. Neste percurso, expõe a importância da agricultura familiar, alimentos orgânicos e hortas pedagógicas.

Maria Aparecida Perez (disponível no YouTube) 
Relata sua experiência de vida e profissional, principalmente a gestão como Secretária de Educação na Cidade de São Paulo. Destaca neste período os trabalhos: Projeto CEU, implantação do CECI e Programa Vai e Volta. Narra a importância das ações com a comunidade como atividade significativa desta trajetória.

Maria Aparecida Rezende Eiras, Prof.ª
História das primeiras Escolas de Primeiro Grau – características das Escolas Agrupadas e das Escolas “Piloto”. Diferenças e contexto histórico do cargo de Orientador Pedagógico para Assistente Pedagógico; Inspetor Escolar e Supervisor.

Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Relata sua formação acadêmica, seu início no Ensino Municipal, em 1935, o trabalho como Orientadora Pedagógica, o Projeto de Supervisão de Equipe, o DEPLAN, os cursos semiprofissionalizantes e os pioneiros.

Maria José Brasileiro do Prado Bohn, Prof.ª Pioneira com participação dos Profs. Eneida Palma Leite, Maria Aparecida Paixão, Hilderudes F. Allucci, Celeste M. G. Pellicano, Leonor Rosa Barbiere, Márcio Carlos Bueno, Jamile Adas, Marilene Cescon, Maria Sallete Macedo, Neusa Maria Bassi Strufaldi, Maria Isabel F. Poffo, Antoniete Clair L. Martinelli, Celina Faro Kaperaviczis, Elizabeth Stela de Oliveira, Elizabeth Sampaio, Maria Augusta Mota, Marisa Bel Aur, Wilma Brassolotto, Neusa Montoro, Ronnie José Sene Costa – Superintendente Municipal de Educação e Cel. Antonio Domingos Sacco.
A implantação de atividades artísticas, como dança e música: orfeão infantil, bandas, corais, fanfarras e concertos matinais. A participação da Polícia Militar e a apresentação do Coral da SME. Contemplado em dois vídeos

Maria Klecy C. Betti, Prof.ª (disponível no YouTube) 
Narra como era a educação antes de 1956, ano de criação do Ensino Municipal, o ensino do 1º ao 4º ano, a Escola de Emergência, o primeiro Grupo Escolar, a instalação e a inspeção das escolas.

Maria Regina Cazzaniga Maciel, Prof.ª
Descreve seu ingresso na RME, a formação acadêmica e sua especialização em Educação Especial, a criação do Instituto de Educação para deficientes e a unificação das áreas de Educação Especial.

Maria Sueli Fonseca Gonçalves e Samir Ahmed dos Santos Mustapha (disponível no YouTube) 
A Professora Sueli, graduada em Letras, cria, em maio de 2005, a Academia Estudantil de Letras – AEL, com o objetivo de estimular a leitura entre os jovens. Em 2015, inicia a coordenação deste Projeto na SME, e o Professor Samir dá continuidade na Diretoria Regional de Educação da Penha.

Marcos Rogério de Souza (disponível no YouTube) 
Formado em Direito, Doutor Marcos Rogério narra a trajetória profissional em diversos cargos públicos, com destaque ao cargo de Chefe de Gabinete, que teve como objetivo principal a coordenação da construção e a implantação da reorganização na SME, em 2016.

Marilene Constancia do Nascimento (disponível no YouTube) 
Educadora compartilha a experiência profissional voltada para a alimentação escolar e apresenta também sua trajetória na Secretaria Municipal de Educação.

Miriam Dias e Maria Helenice Sala, Prof.ª
As educadoras relatam a criação das Salas de Leitura nas DREs e nas escolas, a formação de alunos e professores leitores, o acervo volante, a escolha de livros e a importância da leitura.

Patrícia Maria Takada (disponível no YouTube) 
Narra a importância da Biblioteca “Álvaro Guerra” em sua infância e adolescência. Dá ênfase à fase de transição das Creches da Secretaria Municipal de Assistência Social para a Secretaria Municipal de Educação.

Paulo Francisco dos Santos (disponível no YouTube)
Relata a vivência e a importância do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento – CMCT I Vandyr da Silva em sua vida pessoal e profissional, na região de São Miguel Paulista.

Paulo Nathanael P. de Souza, Prof. Dr.
A história da criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional– LDB, episódio com Manequinho Lopes, a formação do professor, os conteúdos, as matrículas unificadas, metodologia de ensino.

Professores Pioneiros: Sólon Borges dos Reis, Paulo Nathanael de Souza, Ivone Fortes, Elizabeth S. de Oliveira, Maria Klecy C. Betti, Fernando C. Soares, Tarsila P. Machado, Ângela M. de Oliveira Mello, Waldemir José Giberne, Maria Aparecida Rezende Eiras, Maria Regina Maciel, Maria José Brasileiro do Prado Bohn, Carmem Ribas B. Pitto.
A criação dos Departamentos Municipais e seus objetivos, o surgimento da Fundação do Ensino Municipal, a estrutura física dos Parques Infantis, a formação de recursos humanos, os planejamentos pedagógicos, a educação inclusiva, os orientadores musicais e as atividades noturnas nos Parques Infantis.

Rafael Ferreira Silva, Prof. (disponível no YouTube)
Professor de História, relata o seu engajamento com as causas sociais e a luta dos direitos humanos. Narra ações desenvolvidas como Coordenador do Núcleo Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação, no período de 2013 a 2016.

Regina Célia Cazaux Haydt, Prof.ª
Narra sua formação acadêmica, os cargos hierárquicos da SME, a criação e a desativação de cargos e o funcionamento das escolas.

Sólon Borges dos Reis, Prof.
Discorre sobre História e Política como dados biográficos, história da educação e concurso para professores em 1943.

Sônia Maria Pereira da Silva (disponível no YouTube) 
Ao se reconhecer como aluna na foto das Escolas Agrupadas Rodrigues Alves, que se encontrava em um painel exposto no Memorial da Educação Municipal, a funcionária da Secretaria Municipal de Educação descreve sua trajetória de vida e a relação com a Educação Municipal.

Sylvia Paula de A. T. Vilhena, Prof.ª.
Aborda em seu depoimento fatos históricos relacionados à Educação Infantil desde o seu ingresso na Prefeitura de São Paulo, em 1969, até aproximadamente 1998. Relata suas experiências pelos vários cargos que assumiu na Secretaria de Educação e Cultura, e na Rede Municipal de Ensino.

Valmir Aquilino de Freitas (disponível no YouTube) 
Discorre sobre sua trajetória na RME e sobre temas relacionados à Informática Educativa, como: o ensino pré-profissionalizante de computação, o Conselho Municipal de Informática, a informatização da Rede, o suporte da PRODAM e a evolução tecnológica.

Vanda Lucia Varrichio da Silva (disponível no YouTube)
Destaca sua trajetória pessoal e profissional nas duas unidades do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento – CMCT I e II na zona leste da cidade, como aluna e professora de Panificação e Confeitaria.

Waldemir José Giberni, Prof.
Aborda sua trajetória profissional na RME até ocupar a Diretoria de Orientação Técnica, os cargos dos professores dentro do Plano de Ensino e as orientações pedagógicas.

Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, Prof.ª (disponível no YouTube) 
Educadora e formadora da Divisão de Educação Infantil da SME, Zilma relata sua imersão nos estudos desde o início de sua carreira até se tornar uma especialista renomada.