Divisão de Avaliação - DA

O Divisão de Avaliação (DA) planeja, coordena e implementa ações centradas na avaliação educacional e avaliação para a aprendizagem, elaborando critérios, metodologias, indicadores e instrumentos relacionados aos processos de avaliação; e ações de formação continuada para aprimoramento das práticas dos Profissionais de Educação em avaliação.
Também fornece informações às demais áreas da Coordenadoria Pedagógica – COPED para subsidiar as políticas de gestão pedagógica, currículo e formação, por meio da articulação entre os resultados e o planejamento escolar.
E realiza ações de acompanhamento sistemático e difusão dos resultados dos processos de avaliação interna e externa da Rede Municipal de Ensino, incluindo dados referentes a indicadores educacionais municipais, estaduais, nacionais e internacionais.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP) é uma ferramenta para avaliar o desempenho de escolas de Ensino Fundamental e estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME).
É calculado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) a partir dos resultados das avaliações da Provinha e Prova São Paulo e dos resultados das taxas de aprovação.
O Documento Avaliação no contexto escolar resultado do trabalho de especialistas em Avaliação Escolar ao longo dos anos de 2018 e 2019, objetiva ressignificar o olhar dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME/SP) sobre a avaliação educacional em suas diferentes vertentes – avaliação da aprendizagem, avaliação externa e em larga escala e avaliação institucional – igualmente responsáveis pela promoção do trabalho escolar.
Claudio Maroja (Diretor)
Mestre em currículo e graduado em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Camilo Castelo Branco (1997). Atualmente é professor titular de cargo efetivo – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, designado como Diretor de Avaliação no Núcleo Técnico de Avaliação (NTA), responsável pelas avaliações externas da rede municipal, em especial pela Provinha e Prova São Paulo, concomitantemente, Gerente do Editorial e da Avaliação – Geekie Desenvolvimento de Software S/A e colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Externa, atuando principalmente nos seguintes temas: Enem, Saeb, PISA, Matriz de Avaliação e interpretação de resultados de avaliações externas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9786161334942865
Contato: 3396-0221/ cmaroja@sme.prefeitura.sp.gov.br
Adriana Santos Morgado
Mestra em Educação Matemática pela PUC-SP (2013), Pós Graduada em Gestão Educacional e Inspeção Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2014), Especialização em Matemática para as Séries Iniciais pela UNICAMP (2014), Graduação em Pedagogia pela Faculdade São José (2015), Graduação em Matemática pela UNIBAN (2004), Bacharelado em Matemática com ênfase em Informática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2000), Licenciada em Matemática pela Universidade Bandeirantes (2005) e Magistério pela EE Antonio Fortes (1995). Lecionou no curso de Pedagogia da PUC-SP pelo PARFOR, SENAC-SP e SENAI-SP em cursos de Desenvolvimento Profissional, também como Professora de Matemática – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (1996-2020) e Tutora EaD do Curso Gênero e Diversidade na Escola pela UFABC/UAB, trabalhou como Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico pela Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, atuou na Equipe Curricular de Matemática da SEE-SP, é Professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de São Paulo e atualmente faz parte da equipe do Núcleo Técnico de Avaliação da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0742404196573567
Contato: 3396-0555/ adriana.morgado@sme.prefeitura.sp.gov.br
Cintia Mitsue Kamura
Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, e Mestre em Biotecnologia, na área de concentração ambiental, pela Universidade de Mogi das Cruzes. Assistente técnico de educação I (ATE I) na Diretoria Regional de Educação Penha, atuando na formação de professores, principalmente nas áreas de Ciências Naturais e Educação Ambiental, entre 2018 e 2020. Professora da Rede Municipal de Ensino desde 2008; professora de Zoologia na Universidade de Mogi das Cruzes entre os anos de 2005 e 2010; professora da Rede Estadual de Ensino entre os anos de 2004 e 2008, lecionando os componentes de Ciências da natureza e Biologia para estudantes do ensino fundamental II e médio. Assistente técnico de educação I (ATE I) em SME no Núcleo Técnico de Avaliação (NTA) a partir de 2021.
Contato: 3396-0556/ cintia.kamura@sme.prefeitura.sp.gov.br
Luciana Maria de Barros Novello Santos
Pós-graduada em Educação Infantil pelo Centro de Estudos da Escola da Vila; Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e licenciada em Pedagogia (UNIJALES). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Rede Particular desde 1994 e a partir de 2015 da Rede Municipal. Integra o Núcleo Técnico de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (NTA-SME/SP) desde 2020.
Contato: 3396-0554/ luciana.novello@sme.prefeitura.sp.gov.br
Luciano Guidorzzi Girotto
Mestrado não concluído na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2005-2007). Bacharel e licenciado em Letras Modernas – Português e Espanhol pela FFLCH e FEUSP (2000–2004). C2 – Maestria – segundo o Marco Comum de Referência para as Línguas (Internacional COINED), no ano de 2007. Licenciado em Pedagogia pela UNIJALES (2015-2016). Menção Honrosa pela Fundação Victor Civita com o trabalho El clásico revisitado sobre múltiples miradas, sobre Miguel de Cervantes, no ano de 2005. Elaborador de materiais didáticos digitais para editoras. Professor na rede estadual de ensino (2001–2005), na municipal (2006-2018) e privada (2005–2018), Ensinos Fundamental e Médio. Docente convidado pela Internacional COINED – Córdoba, Argentina (2009). Coordenador de Línguas estrangeiras (Ensinos Fundamental II e Médio na rede privada (2015 – 2017), Coordenador Pedagógico na EMEF Ten. José Maria Pinto Duarte, no ano de 2018, e Assistente Técnico Educacional (ATE I) no Núcleo Técnico de Avaliação (NTA-SME/SP) desde 2019.
Contato: 3396-0635/ luciano.girotto@sme.prefeitura.sp.gov.br
Luciano José de Souza Paula
Graduado em Comunicação Social pela RADIAL e Pós-Graduando no Curso de Gestão Púbica pela UNIFESP. Auxiliar Técnico de Educação desde 2003 e Integra o Núcleo Técnico de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (NTA-SME/SP) desde 2020.
Contato: 3396-0559/ ljpaula@sme.prefeitura.sp.gov.br
Marcelo Rivelino Rodrigues
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2018, Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2007, Docente em Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) em 2018, Pós-Graduando em Estatísticas e Avaliação Educacional pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Bandeirantes (Uniban) em 2007, Licenciado em Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz (FOC) em 2000, Bacharel em Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz (FOC) em 2000, Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Jales (Unijales) em 2015. Professor de Matemática da Rede Municipal desde 2001, Professor de Matemática da Rede Estadual desde 1999 e Coordenador Pedagógico na Rede Estadual em 2008. Desde 2018, atua como Assistente Técnico Educacional (ATE I) no Núcleo Técnico de Avaliação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4185138566731651
Contato: 3396–0661/ marcelo.rivelino@sme.prefeitura.sp.gov.br
Rafael Batista Ortega
Licenciado e Bacharel em História pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) desde 2007, em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) desde 2019. Pós-Graduado no Curso de Especialização Ética, Valores e Saúde na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) desde 2011. Pós-Graduando no Curso de Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade pela Universidade Federal do ABC (UFABC), é Professor da Rede Municipal de Ensino desde 2006. Entre 2008 e 2019, exerceu o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio na área de História. Desde 2020, atua como Assistente Técnico Educacional (ATE I) no Núcleo Técnico de Avaliação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7136813378568088
Contato: 3396-0633 / rafael.ortega@sme.prefeitura.sp.gov.br
Thiago Fernando Ferreira Costa
Mestrando na área de avaliação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), pós-graduando em estatísticas e avaliação educacional pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), pedagogo pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), licenciado em matemática pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (Uniban). Participante, desde 2012, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (Gepave/FEUSP). Professor de matemática da rede municipal desde 2010, professor de matemática da rede estadual entre 2008 e 2014 e coordenador pedagógico na rede estadual em 2015. Desde 2016, atua como Assistente Técnico Educacional (ATE I) no Núcleo Técnico de Avaliação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5192865050351381
Contato: 3395-0558/ thiagocosta@sme.prefeitura.sp.gov.br
Avaliações anuais da Rede Municipal de Ensino
Além das provas regulares bimestrais de cada disciplina, a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo é monitorada pelas seguintes avaliações anuais, aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação da Divisão de Avaliação:
De acordo com o artigo 2º da Portaria Nº 2639/17, a Prova Diagnóstica consiste em um instrumento de caráter avaliativo que pretende obter informações sobre os conhecimentos e saberes dos estudantes e indicar elementos que permitem a reorganização e o aperfeiçoamento das práticas educativas e avaliativas da escola, consistindo em mais um elemento formativo de que a escola dispõe.
Por meio dela, os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio possuem os seus conhecimentos avaliados, anualmente, em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.
⇒Clique aqui e saiba mais sobre a Avaliação Diagnóstica de 2021
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A Provinha e a Prova São Paulo são destinadas à avaliação do Ensino Fundamental do 2º ao 9º anos, sendo censitária (ou seja, para todos os estudantes destas séries) e ocorrendo no mês de novembro. Estas avaliam o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa (Leitura e Produção de Textos), Matemática e Ciências Naturais (essa somente a partir do 3º ano) e são organizadas com base nas Matrizes de Referência da Avaliação do Rendimento Escolar da Rede Municipal de Ensino (RME), de São Paulo.
Seus objetivos estão descritos no Art. 50, da Portaria Nº 2.639/17:
I – reorientação da proposta pedagógica do Ensino Fundamental regular, de modo a aprimorá-la;
II – viabilização da articulação dos resultados da avaliação com o planejamento escolar, a formação dos professores e o estabelecimento de metas para o projeto pedagógico de cada escola;
III – orientação para os trabalhos desenvolvidos com os estudantes que necessitam de reforço na aprendizagem.
As provas, a partir 3º ano, são acompanhadas de questionários para estudantes (visando identificar seus hábitos de estudo), para professores (perfil cultural e socioeconômico e práticas pedagógicas), coordenadores pedagógicos (sobre os processos de gestão pedagógica, o ambiente escolar e seu perfil cultural e socioeconômico), diretores escolares e supervisores (sobre os processos de gestão, o ambiente escolar e seu perfil cultural e socioeconômico).
O tratamento dessas informações permite caracterizar os grupos respondentes e identificar fatores associados ao desempenho dos estudantes.
Clique aqui para acompanhar os resultados da Provinha e da Prova São Paulo do ano de 2021.
A Prova Semestral é censitária (ou seja, para todos os estudantes das séries a que se aplica) e ocorre no segundo semestre. Aplicada aos estudantes do 2º ao 9º anos do Ensino Fundamental, é organizada com base nas Matrizes de Referência da Avaliação do Rendimento Escolar da Rede Municipal de Ensino (RME), de São Paulo.
Seu principal objetivo é fornecer dados para que as escolas “(re)visitem os percursos”, revendo estratégias e buscando caminhos para efetivar a aprendizagem dos estudantes.
Segundo e terceiro anos são avaliados exclusivamente em Língua Portuguesa e Matemática, 4º e 5º anos em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais, e os demais anos nos componentes curriculares de Línguas Portuguesa e Inglesa, Arte, Educação Física Matemática, Geografia e Ciências Naturais.
Sugere-se que as provas sejam realizadas em dois dias, para os 2º e 3º anos, e em quatro, para os demais anos-série.
⇒Clique aqui e acesse às edições anteriores da Prova Semestral
A Prova EJA, aplicada ao final de cada semestre letivo para as etapas básica II e final, é obrigatória e disponibilizada para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusive àqueles matriculados em instituições que ofertam educação básica e profissional de forma articulada, realizada nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).
Até o primeiro semestre de 2019, foi utilizada a Matriz de Avaliação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) para a elaboração do instrumento. Mas, com a implementação do Currículo da Cidade – Educação de Jovens e Adultos, uma nova matriz de referência foi elaborada a partir deste.
As questões que compõem a Prova EJA pertencem aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais. A prova é realizada digitalmente, no ambiente do SERAp.
O Simulado ENEM ocorre de forma semestral e é destinada aos estudantes do Ensino Médio, cujas questões são elaboradas a partir da Matriz de Referência ENEM, avaliando as áreas do conhecimento que organizam esta etapa da aprendizagem (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias). O simulado é realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Matrizes de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar
As questões presentes nas Avaliações Externas elaboradas pela Divisão de Avaliação (DA) estão baseadas nas Matrizes de Referência. Construídas a partir dos Objetivos de Aprendizagem e de Desenvolvimento presentes no Currículo da Cidade de cada área de conhecimento, elas têm como função fundamentar teoricamente o processo avaliativo, ao orientar a elaboração dos itens que estarão presentes nas avaliações.
Outra função importante das Matrizes de Referência é a de orientar a elaboração das escalas de proficiência, responsável por especificar não apenas em quais níveis de aprendizagem encontra-se um estudante ou um grupo deles.
Além disso, as Matrizes de Referência auxiliam a aferir as habilidades cada um é capaz de realizar, auxiliando, com isso, o trabalho de avaliação e planejamento da ação pedagógica.