Divisão de Formação – DF

Ntf

A Divisão de Formação (DF) caracteriza-se como um sistema que organiza e articula as ações de formação oferecidas aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino das unidades diretas e parceiras.

Ações da Divisão de Formação:

  • Desenho das ações de formação: envolve o planejamento, coordenação e implementação de políticas e ações de formação em articulação com as diferentes unidades de SME.
  • Monitoramento e acompanhamento: a análise das propostas de oferta de formação, o acompanhamento e a avaliação das ações realizadas, com o objetivo de promover a melhor qualificação nas formações.
  • Gerenciamento: gestão dos dados quantitativos da SME no que diz respeito à formação continuada dos profissionais. Os dados servem como ponto de origem para a identificação de outras necessidades de formação nas diferentes regiões.

Histórico

Em julho de 2014 foi criado o Sistema de Formação de Educadores por meio da portaria nº 4.289  . Inicialmente nomeado CEU-FOR, o setor passou, em 2018, a ser denominado Núcleo Técnico do Sistema de Formação de Educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – NTF, por meio de Decreto de organização e funcionamento da Secretaria Municipal de Educação, atual Decreto nº 59.660/2020 . Em dezembro de 2020, foi publicada a Instrução Normativa SME nº 48, que reorganiza o NTF 

A partir de 2023, por meio do Decreto nº 62.275/2023 , foi alterada a denominação para Divisão do Sistema de Formação de Educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – DF.

Desde a sua criação, algumas mudanças significativas puderam ser implementadas na Rede Municipal de Educação, tais como:

  • Redução no tempo de cadastro dos cursos e eventos no EOL e da entrega de certificados;
  • Envio, por e-mail diretamente ao servidor, dos certificados emitidos pela Rede Direta, gerando grande economia de papel.